Escrito por em 14/12/2018

Atualmente, muito se tem falado sobre chás para acelerar o metabolismo. Mas você sabe o que isso significa? Apesar de toda essa fama, poucas são as pessoas que sabem explicar o que ocorre no organismo após a ingestão dessas bebidas.

De acordo com a nutricionista esportiva, Bruna Morais, os chás que aceleram o metabolismo causam um estado de alerta e ataque no corpo. “Por isso, aumentam a aceleração cardíaca, a quebra de glicogênio para obter energia e também a broncodilatação.”

Ainda segundo a especialista em nutrição, esses chás também podem ser chamados de termogênicos naturais. Isso porque, são bebidas que elevam o gasto energético durante a metabolização e acabam produzindo mais calor no corpo.

Por tudo isso, eles costumam auxiliar no processo de emagrecimento. Mas além de acelerar o metabolismo, eles também podem queimar gorduras ou “tirar” a sensação de fome. A seguir você conhece sete tipos de chás com esses benefícios que foram citados pela nutricionista.

Chás para acelerar o metabolismo e queimar gordura

De acordo com nutricionista Bruna Morais, os melhores chás para acelerar o metabolismo e queimar gordura são: cravo da índia, canela, chá verde, chá mate e gengibre. A seguir você entende um pouco mais sobre cada um desses.

Cravo da Índia

Cravos da Índia

Além de queimar gordura, evita a compulsão por doces (Foto: depositphotos)

Além de acelerar o metabolismo e auxiliar a queima de gordura, o cravo da Índia “também é um forte aliado na hora que você precisar frear uma compulsão por doces, por exemplo”, explica Bruna.

Para fazer o chá dessa especiaria é simples. Coloque um litro de água no fogo e acrescente uma colher (de sopa) de cravo da índia. Depois que a mistura começar a ferver, deixe por mais 10 minutos no fogo e desligue logo em seguida. Por fim, aguarde amornar e beba sem adicionar açúcar.

Canela

Canela em pau e em pó

Tanto o chá da canela em pau quanto em pó são termogênicos (Foto: depositphotos)

Ainda segundo a nutricionista, a canela em pedaço ou em pó tem ação termogênica. Isso porque ela “apresenta um grau maior de dificuldade para ser digerida pelo organismo”.

Por essa razão, o metabolismo é acelerado, auxiliando no emagrecimento. No entanto, a especialista alerta que o chá sozinho não faz milagre. “É preciso que o consumo da canela esteja associado a uma rotina de exercícios frequentes e a uma dieta equilibrada”, explica.

Mas além desses benefícios, a canela também atua como anti-inflamatório. Desta forma, pode amenizar as dores musculares ocasionadas durante os treinos.

Portanto, para aproveitar todos esses efeitos positivos da canela, tenha em casa 200 ml de água filtrada e duas colheres (de sopa) de canela em pau. Coloque todos os ingredientes na panela e leve ao fogo. Espere ferver por dois minutos.

Em seguida, desligue o fogo e deixe o chá descansar por mais 10 minutos. Após o tempo determinado, coe a bebida e sirva ainda quente. Ingira sem adicionar açúcar.

Veja também: Chá de canela com gengibre emagrece quantos quilos?

Chá verde

Erva de chá verde

O chá verde também tem propriedades antioxidantes e diuréticas (Foto: depositphotos)

De acordo com Bruna Morais, se consumido de forma correta, o chá verde pode ser uma das bebidas termogênicas que mais acelera a queima de gordura. Em paralelo a isso, pode funcionar sem causar problemas para saúde.

Contudo, esses não são os únicos benefícios da bebida. De uma maneira geral, o chá verde também tem propriedades antioxidantes e diuréticas. Por isso mesmo auxilia na perda de medidas e gorduras.

A receita também é bem prática. Para cada litro de água filtrada, você deve usar 4 colheres (de sopa) de erva fresca ou 2 colheres (de sopa) de erva seca. Primeiramente, deve-se colocar a água no fogo. Mas pouco antes de entrar em ebulição, desligue.

Depois é só acrescentar a erva, tampar e deixar a infusão agir por dois ou três minutos. “Não deixe em infusão por mais de 4 minutos, isso porque corre o risco do chá perder as propriedades que possui, tanto as nutritivas como as termogênicas”, ensina a nutricionista.

Chá mate

Erva mate seca

Esse chá pode auxiliar na diminuição do inchaço corporal (Foto: depositphotos)

Conhecido por chimarrão ou tererê, o chá mate também contém cafeína em sua composição. Considerada um termogênico, essa bebida também reduz o colesterol ruim e ajuda no tratamento de gordura no fígado.

“Assim como a maioria dos chás, o mate também age como um diurético. Ou seja, ele pode auxiliar na diminuição do inchaço corporal”, lembra Bruna.

Coloque água filtrada no fogo e tire antes de começar a ferver. Despeje o conteúdo em uma xícara contendo duas colheres (de sopa) da erva. Beba logo em seguida.

Gengibre

Pedaços de gengibre

Além de queimar gordura, esse chá consegue desintoxicar o corpo (Foto: depositphotos)

Gengibre é uma especiaria muito conhecida e utilizada na medicina chinesa. No Brasil, é popularmente aplicada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Porém, não são apenas nesses quesitos que ela pode ser usada.

Segundo Bruna, o gengibre também é afrodisíaco, tem ação bactericida e é um potencial emagrecedor natural. Além disso, é desintoxicante.

Bruna Morais também explica que a queima calórica é devido aos óleos essenciais que produzem calor e ativam a circulação. Para obter esses benefícios, prepare o chá dessa especiaria.

Lave um pedaço de gengibre (cerca de 5 cm) e corte em fatias pequenas. Enquanto isso, coloque para ferver uma xícara e meia (de chá) de água. Misture os dois itens, tampe o recipiente e aguar 5 minutos. Após o tempo determinado, coe e beba.

Veja também: Como usar chá de gengibre para emagrecer

Chás que aceleram o metabolismo e tiram a fome

Além dos chás que aceleram o metabolismo e queimam a gordura, você também pode aproveitar de bebidas que “tiram” a fome. Segundo a nutricionista Bruna, são dois principais: ginseng e chá de hibisco.  

Ginseng

Raiz de ginseng

Esse chá tira a ansiedade, é termogênico e afrodisíaco (Foto: depositphotos)

Entre os benefícios citados pela especialista em nutrição está o efeito calmante e a diminuição dos sintomas do estresse. Nesse sentido, a erva também pode controlar a compulsão por alimentos que, comumente, está associada à ansiedade.

No entanto, esse produto natural também previne gripe e é um estimulante sexual. O câncer é outro problema de saúde que pode ser prevenido pelo ginseng. Por fim, ainda melhora a memória e contribui com a diminuição da pressão arterial.

Diante de tantos benefícios, o ginseng é mais conhecido como erva milagrosa. E para aproveitar esses efeitos você deve ferver 200 ml de água filtrada. Em seguida, acrescente uma colher (de sobremesa) da raiz fatiada ou a mesma quantidade do ingrediente em pó.

Tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos. Após o tempo determinado, coe e beba o chá. “Tenha atenção com a dose ingerida, tendo em vista que essa raiz pode provocar efeitos fortes no corpo. O uso inapropriado de ginseng pode causar diarreia, vômito e até mesmo  insônia,” alerta a nutricionista.

Chá de hibisco

Chá de hibisco

O uso correto desse chá pode ajudar a reduzir a gordura e a glicose do sangue (Foto: depositphotos)

O chá feito com hibisco também age como um calmante, podendo diminuir a compulsão por alimentos provocada por uma possível ansiedade. “Além de termogênico, o hibisco também é diurético e laxante suave”, explica a profissional de nutrição.

Para Bruna, o uso correto desse chá pode ajudar a reduzir a gordura e a glicose do sangue. Além disso, o hibisco contribui com a normalização da pressão arterial, retarda o envelhecimento precoce da pele e melhora o funcionamento do intestino.

Com um litro de água e duas colheres (de sopa) de hibisco seco você consegue fazer esse chá. Coloque o líquido para ferver. Assim que entrar em ebulição, acrescente o hibisco e deixe no fogo por mais três minutos.

Após esse tempo, desligue o fogo e tampe o recipiente. Aguarde a infusão por mais 10 minutos. Depois é só coar e beber, sem acrescentar açúcar, mel ou adoçante.

Veja também: Chá de hibisco com cavalinha para emagrecer

Como acelerar o metabolismo lento?

De uma maneira geral, o metabolismo vai desacelerando com o tempo. A medida que o corpo vai envelhecendo, o metabolismo vai perdendo força. Mas, além disso, outros fatores também contribuem com essa desaceleração.

Por exemplo, insônia, estresse e má alimentação podem contribuir para um metabolismo lento. Por essa razão, é importante praticar exercícios físicos e ter uma alimentação regrada e equilibrada. Contribuindo assim com a aceleração do metabolismo.

Chá gelado para acelerar o metabolismo

De todos os chá citados pela nutricionista esportiva Bruna Morais, alguns também podem ser consumidos gelados. Entre eles estão o de hibisco e o mate.

A opção por beber esses líquidos gelados se dá pelo sabor mais agradável. Apesar de todos os benefícios, algumas pessoas não acham os chás palatáveis. Ingerir essas infusões geladas pode ser uma alternativas para os paladares mais exigentes.

Mas de uma maneira geral, esses chás aceleram o metabolismo e ajudam no processo de emagrecimento. “Com o intuito de obter os resultados mais rapidamente, essa procura por medidas alternativas vem aumentando a cada dia. Por não conter na maioria das vezes contra indicação, ter baixo custo e ser acessível”, finaliza a profissional.

*Artigo feito com a colaboração da nutricionista esportiva Bruna Morais (CRN6- 19147/PE).

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.