Escrito por em 07/06/2018 (atualização: 13/06/2018)

Na luta pelo corpo perfeito, você já deve ter feito a seguinte pergunta: chá de canela com gengibre emagrece quantos quilos? No decorrer desse artigo, essa resposta será respondida, além do mais, você terá oportunidade de conhecer mais sobre a bebida.

A infusão preparada a partir da utilização da canela e do gengibre pode ser usada sim com o propósito de emagrecer. Porém, é necessário que algumas adequações a rotina sejam tomadas, entre adequação alimentar e prática de exercícios físicos.

Algumas condições de saúde também exigem um pouco mais de cuidado quanto a ingestão do chá. Para evitar complicações o médico deve ser consultado. Nesse artigo você também vai ter oportunidade de aprender um pouco mais sobre esse ponto.

Quanto quilos emagrece com chá de canela com gengibre?

Dependendo do metabolismo de cada paciente, o chá de canela com gengibre pode promover a perda de até 6 kg. Isso é possível graças as propriedades que os ingredientes possuem em relação a queima de calorias.

O efeito emagrecedor do chá de canela com gengibre vem a partir da ação que promove a eliminação das toxinas do corpo. Somado a isso, ambos os ingredientes possuem efeito termogênico, que promove a queima de gordura.

É possível emagrecer mais de cinco quilos com chá de canela com gengibre

Por ser termogênico, esse chá consegue queimar gorduras (Foto: depositphotos)

Porém, é bom ter ciência que esse resultado só será possível mediante a adoção de práticas saudáveis para o seu dia a dia. A primeira delas é a adequação alimentar. Não adianta investir na ingestão do chá e continuar comendo frituras, por exemplo.

Fora isso, a prática de exercícios físicos também deve fazer parte dessa readequação. Sendo assim, buscar ajuda com um profissional pode ser a saída mais indicada. Isso garante responsabilidade naquilo que está se propondo a seguir.

Veja também: Benefícios do chá de limão com gengibre

Receita: Veja como fazer e usar

O chá de canela com gengibre para emagrecer pode ser feito a partir da utilização dos seguintes ingredientes: 200 ml de água quente, 2 pedaços de canela em pau, 1 colher de gengibre ralado. Deixe descansar por 10 minutos, antes de ingerir.

A indicação é não adoçar a bebida. Já em relação ao consumo, a primeira dose deve ser pela manhã, em jejum. Porém, você deve tomar pequenas porções durante o dia. Na hora de conservá-lo, a geladeira é a melhor opção.

Benefícios do chá de canela com gengibre

A combinação da canela com gengibre, além de muito saborosa, apresenta uma série de propriedades. Conheça as principais delas nessa lista preparada pelo Chá Benefícios:

  • Emagrece
  • Reduz colesterol
  • Alivia dores
  • Evita gripes e resfriados
  • Combate diabetes

Agora chegou a hora de conhecer todos os benefícios de forma mais aprofundada.

Veja também: Chá de canela com gengibre; confira benefícios e propriedades

Reduz colesterol

O chá de canela com gengibre reduz a absorção de colesterol pelo corpo. Isso acontece devido ao aumento do processamento das gorduras pelos ácidos biliares.

Alivia dores

Dando sequência aos benefícios associados a bebida, ela possui ação anti-inflamatória e antifúngica. Dessa forma, ela pode ser usada para combater as dores causadas pela artrite. A bebida também tem o poder de reduzir o inchaço corporal.

Evita gripes e resfriados

Devido a ação antiviral, o chá tem o poder de impedir que vírus e bactérias ataquem o corpo, evitando doenças como gripe, resfriado e até infecções.

Combate diabetes

O consumo do chá de canela atua contra a diabetes. “Ele aumenta a sensibilidade à insulina, o que ajuda a ampliar o centro de saciedade no cérebro e reduz os níveis de açúcar no sangue, podendo ajudar no tratamento de pessoas com diabetes tipo II”, afirma a nutricionista Carol Morais.

Água gelada com gengibre e canela emagrece?

A água gelada com gengibre e canela ajuda no processo de eliminação do peso extra

A água gelada faz o corpo trabalhar mais para deixá-la na temperatura ideal para o organismo (Foto: depositphotos)

A água gelada com gengibre e canela ajuda sim no processo de eliminação do peso extra. Além do poder termogênico dos ingredientes, a questão da água está gelada também pode contribuir positivamente para isso.

A canela estabiliza o açúcar na corrente sanguínea. Dessa forma, o nível de insulina é controlado, o que faz com que o corpo armazene menos gordura, quando esta é convertida em energia.

Já o gengibre possui uma substância chamada de gingerol. Ela possui ação anti-inflamatória, antioxidante e desintoxicante. Ela estimula as enzimas do fígado a eliminar as toxinas presentes no corpo.

Veja também: Como usar chá de gengibre para emagrecer

Além do mais, a canela e o gengibre possuem efeito termogênico. Isso faz com que a temperatura corporal aumente e o metabolismo seja acelerado. Essa condição faz com que a queima de gorduras seja induzida.

Para quem ficou em dúvida entre a temperatura da água, saiba que ela interfere sim. Nesse sentido, o corpo precisa gastar energia para deixá-la na temperatura do corpo. Isso acaba ajudando no emagrecimento.

Receita de água com gengibre e canela

Depois de comprovar a ação da água com gengibre e canela, chegou a hora de aprender a prepará-la. Separe 1 litro de água filtrada, 5 rodelas de gengibre e uma canela em pau. Deixe descansado em uma garrafa e ingira durante o dia.

Para quem preferir, essa mesma receita pode ser usada para fazer a infusão. Quem preferir, também pode substituir as rodelas de gengibre por uma colher (de sopa) de gengibre ralado.

Além de possuir um sabor bastante característico, a canela, quando agregada com o gengibre possui diversos benefícios para o corpo, principalmente no que diz respeito ao emagrecimento.

Chá de canela com gengibre aborta?

O chá de canela com gengibre não possui efeito abortivo comprovado.

O consumo desse chá precisa ser acompanhado pelo médico da gestante (Foto: depositphotos)

Durante a gravidez, a atenção quanto a ingestão de alguns alimentos, plantas e consequentemente chás, deve ser aumentada. Quanto ao chá de canela com gengibre, a ideia não deve ser diferente. Porém, o chá não possui efeito abortivo comprovado.

É importante lembrar que essa afirmação parte do pressuposto de que a ingestão acontece de forma pequena e supervisionada pelo médico. Em alguns casos, acredita-se até que em pequenas doses, a infusão pode regular os hormônios.

A partir de propriedades específicas da canela e do gengibre, é possível chegar a uma conclusão plausível sobre o que pode ocasionar o aborto. A canela é um ingrediente estimulante, que aumenta a circulação sanguínea e a temperatura corporal.

Já o gengibre faz com que o metabolismo seja acelerado. Juntando as duas propriedades, acredita-se que ambas conseguem induzir as contrações musculares, inclusive no útero. Isso pode causar o desprendimento da parede do útero, semelhante ao que ocorre durante a menstruação.

Tudo isso resultaria no aborto. Porém, é importante reforçar que toda essa explicação não possui fundamentação científica. Sendo assim, é imprescindível que o médico seja consultado e acompanhe o tratamento com o chá de canela com gengibre.

Veja também: Mulheres grávidas podem tomar chás?

Chá de gengibre com canela aumenta a pressão arterial?

A partir das propriedades apresentadas pelo gengibre, o chá preparado com a adição da canela é contraindicado para os pacientes que sofrem de hipertensão, também conhecida como pressão alta.

Acontece que os vasos sanguíneos são dilatados devido a ação termogênica do gengibre e também da canela. Esse efeito pode interferir diretamente no aumento da pressão arterial.

A ingestão do chá de canela com gengibre deve ser evitada até por quem toma remédio para controlar a pressão. É importante destacar que a interferência na pressão arterial não possui comprovação científica.

Desvendando os mistérios do chá de canela com gengibre

Por tudo que foi apresentado e desenvolvido ao longo desse artigo, agora você já pode dizer que conhece um pouco mais sobre os benefícios do chá de canela com gengibre. Além do mais, a maneira de como ele é preparado.

Veja também: Use chá de gengibre para curar tosse

Por aqui você teve a oportunidade de aprender sobre algumas recomendações e restrições quanto ao consumo da infusão. No mais, para qualquer outra dúvida, o médico deve ser consultado. Isso evita uma série de possíveis problemas.

Veja também:

5 chás para emagrecer