Escrito por em 22/04/2019 (atualização: 04/06/2019)

O chá de catuaba possui propriedades medicinais e benefícios que muitas pessoas não conhecem.

Por isso, resolvemos fazer para você este artigo com todas as principais informações sobre esse chá. Aprenda para que serve, como preparar e quais são as principais contraindicações dessa bebida.

Primeiramente, a catuaba é uma planta nativa da América do Sul, e pode ser encontrada principalmente no Brasil. Seu nome científico é Anemopaegma mirandum e trata-se de uma planta ornamental e medicinal, com qual é possível fazer chás e xaropes, por exemplo.

Contudo, além da Anemopaegma mirandum, outra planta é conhecida pelo nome de catuaba: a Anemopaegma glaucum, que nada mais é do que uma variedade diferente da mesma planta. Além disso, o extrato dessas duas plantas (juntamente com outras ervas) é usado na produção da bebida alcoólica chamada também de catuaba.

O termo catuaba provém do idioma Guarani, dialeto indígena latino-americano. Seu significado é “aquilo que dá força”. Portanto, já dá uma dica sobre os potenciais medicinais da planta. Quer descobrir mais? Confira as informações abaixo.

Para que serve? Conheça os benefícios deste chá

Muitas pessoas afirmam que a catuaba possui vários benefícios para a saúde, mas nem todos esses benefícios são comprovados pela ciência. Por isso, separamos aqueles que realmente são verdadeiros de acordo com a medicina atual. Confira a lista:

  • Combate infecções
  • Protege o cérebro
  • Ajuda no tratamento contra HIV
  • Protege o organismo de anomalias celulares.
Cascas de catuaba

Esse chá protege o corpo de infecções e mantem o cérebro saudável (Foto: depositphotos)

Esses quatro benefícios são os únicos realmente confirmados pela medicina atual. Contudo, estudos estão sendo realizados para comprovar o efeito afrodisíaco, hepatoprotetor, diurético e anti-inflamatório.

Mas já avisamos que estes estudos são bastante promissores. Por isso, em breve o chá de catuaba pode ganhar novos itens na lista de benefícios comprovados.

Abaixo, você verá um pouco mais sobre como funciona cada um dos benefícios listados anteriormente. Veja como as propriedades da catuaba atuam no organismo humano!

Um pouco mais sobre cada benefício

Aqui você aprenderá mais sobre cada um dos benefícios do chá de catuaba que já foram comprovados pela ciência. Além disso, você encontrará as referências científicas usadas no final deste artigo. Surpreenda-se com os poderes medicinais da catuaba!

Combate infecções

Em primeiro lugar, o chá de catuaba pode ser usado para combater e prevenir infecções (1). Além de ser muito importante realizar essa prevenção, um estudo comprovou que as propriedades medicinais da catuaba são eficientes para prevenir o agravamento de quadros clínicos com risco de infecção.

Esse benefício é resultado da ação anti-micróbios da catuaba. Portanto, é possível impedir que os micróbios e agentes infecciosos possam agravar doenças. Isso é muito importante no caso de feridas, cortes e cirurgias, por exemplo.

Protege o cérebro

Outro potente benefício da catuaba é que faz muito bem para o cérebro e nos protege de doenças como a Doença de Parkinson e o Mal de Alzheimer (2). Além disso, o chá é muito indicado para melhorar a memória, diminuir a ansiedade e aliviar o estresse.

A composição da catuaba é muito boa para a saúde cerebral. Ela diminui os danos causados por radicais livres, quase como os alimentos antioxidantes, por exemplo. Além disso, os cientistas acreditam que ela pode prevenir várias outras doenças degenerativas, além do Parkinson e Alzheimer.

Ajuda no tratamento contra HIV

No início dos anos 90, os cientistas observaram que a catuaba possui um grande benefício: ela ajuda a prevenir infecções perigosas para pessoas portadoras do vírus HIV (1).

Afinal, pessoas com esse vírus têm sua imunidade prejudicada e alguns tipos de infecções, mesmo que simples, podem agravar o suficiente para que o corpo não resista.

Só para esclarecer, o vírus HIV não mata ninguém. O que mata são as doenças que acometem os portadores e, infelizmente, o corpo dos mesmos não possui imunidade o suficiente para se defender (se o portador não seguir o tratamento corretamente).

É essa manifestação de doenças que são chamadas, popularmente, da manifestação da AIDS. Dessa forma, os benefícios da catuaba (e do seu chá) são importantes, pois previnem essas doenças que podem colocar a vida do HIV positivo em risco.

Protege o organismo de anomalias celulares

Por fim, mas não menos importante, a composição da catuaba tem um conjunto de substâncias que previnem anomalias celulares, o que nada mais é do que prevenir câncer, tumores e doenças degenerativas (3).

Um estudo japonês realizado em 2004 mostrou para a comunidade científica que a catuaba possui, curiosamente, uma ação bem específica sobre a citologia (células) do organismo humano. Ela “conserta” distúrbios celulares que podem se transformar em tumores e câncer, por exemplo.

Receita do chá de catuaba: Aprenda a como fazer

A receita do chá de catuaba é bem simples. Para fazê-la, você só vai precisar das cascas de catuaba e água. Então, siga as dicas abaixo para preparar o melhor e mais saudável chá de catuaba:

  1. Em uma panela, ferva o equivalente a 1 xícara de água
  2. Quando atingir a fervura, adicione 1 colher (de sopa) de casca de catuaba. Pode ser um pedaço da raiz do tamanho da concha da colher ou mesmo 1 colher da casca ralada ou em pó
  3. Se for a casca inteira, deixe fervendo por 10 minutos, desligue o fogo e deixe tampado por mais 5 minutos. Se for o pó, desligue o fogo assim que adicionar a catuaba e deixe tampado por 10 minutos
  4. Em seguida, coe e beba.

Por fim, a nossa dica é consumir o chá sem adoçar. Ao adicionar açúcar, adoçante ou mel, o chá perde alguns dos seus principais benefícios.

Cuidados e contraindicações

O chá de catuaba é contraindicado para mulheres grávidas ou que estão amamentando. Também não é uma bebida indicada para pessoas que tomam remédio para memória ou doenças cerebrais, pois pode “cortar” o efeito dos medicamentos. Além disso, é importante que crianças não tomem essa bebida.

Por fim, é recomendado que você sempre procure uma opinião médica antes de começar a tomar produtos feitos a partir de ervas, principalmente se você toma remédios controlados. O efeito das plantas pode modificar o efeito de muitos remédios.

Referências científicas

  1. MANABE, H. et al. “Effects of Catuaba extracts on microbial and HIV infection“. 1992. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1525337. Acesso em 18 de abril de 2019.
  2. DE ANDRADE, D. V. G. et al. “Effects of the extract of Anemopaegma mirandum (Catuaba) on Rotenone-induced apoptosis in human neuroblastomas SH-SY5Y cells“. 2008. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18241847. Acesso em 18 de abril de 2019.
  3. UCHINO, T. et al. “Potent protecting effects of Catuaba (Anemopaegma mirandum) extracts against hydroperoxide-induced cytotoxicity“. 2004. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15046771. Acesso em 18 de abril de 2019.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.