Por Redação em 01/06/2018

Se você é daquelas pessoas que gosta de aguçar o paladar e ainda absorver os benefícios dos chás, certamente já deve ter ouvido falar nas receitas de chás com casca de abacaxi, cravo e canela, certo?

Caso contrário, nesse artigo, além de aprender a fazer deliciosas receitas com a utilização desses ingredientes, você ainda vai aprender muito mais sobre a forma com que o abacaxi, o cravo e a canela são vantajosos para a sua saúde.

Mesmo com todos esses benefícios previamente citados, o mais importante é consultar o médico antes de inserir qualquer tratamento caseiro na sua rotina. Além do mais, esse profissional vai certificar a utilização responsável.

“Os chás podem ter propriedades calmantes, estimulantes ou diuréticas, por exemplo. Na sua grande maioria são ricos em minerais e antioxidantes naturais”, destaca o médico Juliano Pimentel sobre as propriedades dos chás para a saúde.

Os melhores chás de casca de abacaxi com cravo e canela

Para quem prestou um pouco mais de atenção, no lugar da utilização da poupa para fazer o chá, as receitas que serão apresentadas a seguir usam a casca da fruta. Isso porque a quantidade de vitaminas contida nela é bastante superior.

“A casca das frutas é rica em fibras, que ajudam a manter o funcionamento do intestino; o que é essencial para quem quer perder peso. Além disso os minerais, vitaminas e antioxidantes presentes na casca podem combater o envelhecimento”, aponta Pimentel.

Veja agora as sugestões de chás da casca de abacaxi com cravo e canela:

  • Chá simples de casca de abacaxi, cravo e canela
  • Chá verde de casca de abacaxi, cravo e canela
  • Chá termogênico de casca de abacaxi, cravo e canela
  • Chá detox de casca de abacaxi, cravo e canela

Como fazer chá da casca de abacaxi com cravo e canela

Depois de todas essas sugestões, agora chegou a hora de aprender a preparar todas as receitas. Sendo assim, preste atenção na quantidade dos ingredientes utilizados e no modo de preparo.

Essas receitas de chás com casca de abacaxi, cravo e canela podem fortalecer o imunológico

Esse chá pode ter propriedades calmantes, estimulantes ou diuréticas (Foto: depositphotos)

Chá simples de casca de abacaxi, cravo e canela

Para preparar essa receita, você vai precisar de 1,5 litro de água e a casca de 1 abacaxi médio. Lave bem a casca antes de utilizá-la. Corte e leve para a panela com a água. Adicione 1 pau de canela e 5 cravos-da-índia. Misture e espere ferver.

Assim que atingir o ponto de ebulição, mexa e desligue o fogo. Tampe a panela por 10 minutos. Em seguida, retire todos os ingredientes com ajuda de uma peneira. O chá pode ser consumido em seguida ou conservado na geladeira.

Chá verde de casca de abacaxi, cravo e canela

Com ajuda de uma panela, coloque 1,5 litro de água para ferver. Logo na sequência, adicione a casca de 1 abacaxi, 1 pau de canela, 3 cravos-da-índia e 1 colher (de sopa) de erva de chá verde. Assim que atingir a fervura, desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos.

Antes de beber, a indicação é usar uma peneira para remover todos os ingredientes de uma só vez. Beba ainda morno ou leve a geladeira para conservar. Não o aqueça novamente, pois vai alterar as substâncias.

Veja também: Misture chá verde com água de abacaxi e emagreça

Chá termogênico de casca de abacaxi, cravo e canela

Leve ao fogo a quantidade de 1,5 litro de água. Em seguida, acrescente também a casca de 1 abacaxi, 1 pau de canela, 3 cravos-da-índia e 100 g de raiz de gengibre. Assim que entrar em ebulição, desligue e deixe descansar por 5 minutos.

Use uma peneira para remover todos os ingredientes usados no preparo do chá. Logo em seguida, a bebida está pronta para ser ingerida. Pode beber ainda morna ou conservar o restante na geladeira.

Chá detox de casca de abacaxi, cravo e canela

Para preparar essa receita, você vai precisar de 1,5 litro de água e a casca de 1 abacaxi médio. Leve ao fogo para ferver. Logo em seguida, adicione 1 pau de canela, 3 cravos-da-índia e 1 colher (de sopa) de hibisco.

Desligue o fogo, tampe e deixe a mistura descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para facilitar a remoção de todos os ingredientes. Beba ainda morno ou leve à geladeira para consumi-lo frio.

Benefícios do abacaxi

Por ser rico em vitamina C, o abacaxi consegue reforçar o sistema imunológico

90% do abacaxi é água, por isso é muito indicado contra a desidratação (Foto: depositphotos)

O abacaxi é uma fruta rica em vitaminas e sais minerais, por isso ela agrega tantos benefícios a saúde humana. A partir de agora, fique por dentro em todos os benefícios vinculados ao uso de abacaxi nas receitas descritas anteriormente.

  • É rica em manganês
  • Fonte de vitamina C
  • Ação hidratante
  • Faz bem ao sistema imunológico
  • Combate à coagulação sanguínea
  • Faz bem para os ossos
  • É benéfica para a saúde dos olhos
  • Ajuda na digestão dos alimentos
  • Ajuda a perder peso

Depois de conhecer todos os benefícios que o abacaxi pode trazer para a sua saúde, agora chegou a hora de detalhá-los melhor. Fique atento ao que o seu corpo pode ganhar com o consumo regular do abacaxi.

É rica em manganês

Um dos sais minerais mais presentes na composição do abacaxi é o manganês. Só para se ter uma ideia, a fruta possui 75% da quantia necessária diária de manganês necessária para o bom funcionamento do corpo humano.

Fonte de vitamina C

O abacaxi é uma fruta rica em vitamina C, por isso ela pode ser usada para reforçar o sistema imunológico, evitando doenças como gripes e resfriados. A ingestão de 100 gramas de abacaxi já fornece 80% da necessidade diária de vitamina C que o organismo precisa.

Veja também: Chá de abacaxi com canela: Como fazer, benefícios e consumo

Fora isso, ela também estimula a produção de colágeno e elimina os radicais livres. Sobre esse último item, com o combate dos radicais livres, doenças como o câncer podem ser evitadas.

Ação hidratante

O abacaxi é rico em água, vitaminas, sais minerais e fibras. Por isso ele pode ser usado com o propósito de hidratar o corpo evitando, assim, problemas como a desidratação. Só para se ter ideia, quase 90% do seu peso é de água.

Faz bem ao sistema imunológico

Devido à grande quantidade de vitamina C existente no abacaxi, uma substância conhecida por ácido ascórbico é a grande responsável por reforçar o sistema imunológico. Por conta disso, muitas doenças podem ser evitadas.

O abacaxi também protege os vasos sanguíneos. Em suma, isso acaba favorecendo o funcionamento das células brancas do sangue. É importante destacar que essas células são responsáveis pela defesa do organismo.

Combate a coagulação sanguínea

Uma substância conhecida como bromelina, que está presente na composição do abacaxi, favorece a coagulação sanguínea. Sendo assim, a fruta pode ser usada para evitar doenças como a trombose.

Faz bem para os ossos

Devido a presença de manganês, o abacaxi pode ser usado pelas pessoas em prol da saúde dos ossos. O mineral ajuda na construção e manutenção dos tecidos ósseos e conjuntivos. Ele também previne contra doenças como a osteoporose.

É benéfica para a saúde dos olhos

O abacaxi contribui para redução do risco de degeneração macular. Dessa forma, o consumo regular da fruta também é capaz e prevenir contra problemas relacionados aos olhos, sobretudo pela presença de antioxidantes e vitamina C.

Ajuda na digestão dos alimentos

Por conter fibras, o abacaxi é uma fruta que contribui para o bom funcionamento do intestino. Outro benefício do ingrediente na mesma área é o favorecimento ao processo digestivo.

Isso acontece justamente pela ação de quebra de proteínas que o abacaxi propicia. Na digestão em si, a ação de benefício vem através de uma substância conhecida por bromelina.

Ajuda a perder peso

O abacaxi apresenta baixa densidade calórica, por isso a fruta é indicada para fazer parte da dieta de quem visa perder alguns quilinhos. Uma fatia da fruta possui 50 calorias, o que faz dela uma ótima opção para o lanche.

Benefícios da canela

A canela consegue combater o crescimento das células cancerígenas

A ingestão regular da canela possui o poder de reduzir os níveis do mau colesterol (Foto: depositphotos)

A canela, que também está presente nas receitas dos chás, possui muitos benefícios relacionados à saúde e bem-estar. Acompanhe o decorrer do artigo e fique por dentro de todos eles.

  • É antioxidante
  • Diminui os níveis de açúcar no sangue
  • Combate infecções e inflamações
  • Reduz os riscos de doenças cardíacas
  • Previne o câncer
  • Combate a vírus HIV

Viu só o quanto a canela pode ser benéfica para o seu corpo? Agora, você vai conhecer um pouco mais sobre todos esses benefícios apresentados anteriormente.

Veja também: Como fazer chá de canela

É antioxidante

A canela possui polifenois, que são substâncias antioxidantes. Dessa forma, segundo o médico Juliano Pimentel, ela protege o corpo contra “danos oxidativos causados pelos radicais livres”. O ingrediente também combate o envelhecimento natural das células.

Diminui os níveis de açúcar no sangue

Um composto presente na canela pode agir de forma semelhante à insulina. Sendo assim, ela ajuda a diminuir o nível de glicose no organismo, o que previne picos de glicose. Seu uso é recomendado, inclusive, para diabéticos.

Combate infecções e inflamações

A canela combate as infecções justamente pela presença de Cinamaldeído. Este componente ativo presente na canela trata a infecção. Já no caso das inflamações, o benefício é resultado também da ação dos antioxidantes.

Reduz os riscos de doenças cardíacas

A ingestão regular da canela possui o poder de reduzir os níveis do mau colesterol e de triglicérides. Isso faz com que a pressão arterial seja controlada, o que está diretamente ligado a redução dos problemas ligados ao coração.

Previne o câncer

A canela é um ingrediente que está ligado a ativação de enzimas desintoxicantes no cólon. Isso faz com que ela combata “o crescimento das células cancerígenas e a formação de vasos sanguíneos em tumores”, segundo detalha Pimentel.

Combate a vírus HIV

Essa propriedade está diretamente ligada ao reforço que a canela dá para com o sistema imunológico. Como o vírus HIV induz a debilidade do organismo, a canela faz exatamente o papel contrário, fortalecendo-o.

Benefícios do cravo

As propriedades do cravo ajudam a melhorar a circulação sanguínea

A aceleração do metabolismo é um dos principais benefícios do consumo do cravo (Foto: depositphotos)

Por fim, depois de conhecer as propriedades do abacaxi e da canela, agora você vai conhecer mais sobre os benefícios vinculados ao consumo do cravo, seja na preparação das receitas citadas acima ou em qualquer outra.

  • Acelera o metabolismo
  • É analgésico e antisséptico
  • Ajuda na digestão
  • Melhora a circulação e higieniza o sangue

Acelera o metabolismo

A aceleração do metabolismo é um dos principais benefícios do consumo do cravo. Isto acontece devido às propriedades presentes em sua composição. Além de auxiliar na queima de gordura, o cravo acelera e potencializa a digestão.

É analgésico e antisséptico

O cravo possui capacidade analgésica, dessa forma, pode tratar dor de cabeça, febre, dor de dente, dor de garganta e cólicas menstruais. Também é um bom remédio caseiro para queimaduras e feridas na pele.

Veja também: Como fazer chá de cravo

Ajuda na digestão

As enzimas gastrointestinais estão presentes na composição do cravo. Sendo assim, ela ajuda no processo digestivo, podendo ser usada no tratamento de indigestão e prisão de ventre, náusea e mal-estar estomacal.

Melhora a circulação e higieniza o sangue

As propriedades do cravo ajudam também a melhorar a circulação sanguínea. Isto acontece porque o cravo é capaz de purificar, aumentar o fluxo e promover a qualidade do sangue.

Contraindicações desse chá

A inserção de qualquer tratamento alternativo, mesmo sendo aqueles a base de ingredientes naturais, o mais sensato é recorrer a orientação médica. Isso vai prestar ainda mais segurança para o paciente.

Com o chá de casca de abacaxi, cravo e canela não é diferente. Isso porque, dependendo de certas condições, o chá não é recomendado. Isso acontece com as mulheres gestantes e crianças com menos de seis anos de idade.

Pessoas com problemas gástricos também precisam tomar cuidado com o consumo desse chá, principalmente aquelas que sofrem com queimação estomacal e estômago sensível.

Veja também: 20 opções de chás naturais para emagrecer

Por que incluir o chá de casca de abacaxi, cravo e canela na sua rotina

Nesse artigo você teve oportunidade de conferir os benefícios vinculados ao consumo do chá de casca de abacaxi, cravo e canela, assim como as variações das receitas, mediante os seus benefícios e também as diferentes maneiras de prepará-lo.

Fora isso, as informações passadas aqui também ajudaram a aumentar o seu conhecimento a respeito dos ingredientes usados na receita. Agora, é só consultar o seu médico e prestar atenção na melhor forma de consumir a bebida.