Escrito por em 20/02/2018 (atualização: 16/03/2018)

Os chás são sempre excelentes acompanhamentos para quem pretender emagrecer, sendo um eficaz substituto de outras bebidas mais calóricas. Conheça 20 receitas de bebidas naturais que contribuem para a perda de peso.

No entanto, é importante salientar que a ingestão dos chás para o emagrecimento deve ser aliada com a prática diária de exercícios físicos e o consumo de uma dieta leve.

Chás para emagrecer

1. Chá de canela

Quando a glicose está regulada, haverá menos apetite e esse chá consegue esse efeito

O chá de canela consegue controlar os níveis de açúcar no organismo (Foto: depositphotos)

A canela é responsável por ajudar a controlar os níveis de açúcar no organismo do indivíduo. Isso acaba tendo um impacto na fome e no armazenamento de gordura, pois quando a glicose está regulada, haverá menos apetite e o corpo saberá usar a gordura como fonte de energia, no lugar de armazená-la.

Faça decoção de uma porção de casca da canela e ferva com uma xícara de água. Deixe no fogo por mais cinco minutos e depois desligue. Abafe a bebida até amornar e consuma.

2. Chá de gengibre

A bebida natural ajuda a melhorar o sistema digestório, controlar os níveis de glicose no organismo e ainda manter a fome controlada por um período de tempo maior.

Ferva um litro de água e acrescente duas colheres (de sopa) de gengibre ralado. Depois de fervido, desligue o fogo e abafe o recipiente por alguns minutos. Depois consuma.

3. Chá de gengibre com abacaxi

A mistura de gengibre com o abacaxi ajuda a acelerar o metabolismo, aumenta a sensação de saciedade e, por ser rico em fibras, contribui para o funcionamento do intestino.

Misture um litro de água com a casca de meio abacaxi e de uma laranja com uma colher (de sopa) de gengibre.

Leve ao fogão para ferver durante três minutos. Depois de fervido, desligue o fogo e acrescente a 10 gramas de carqueja. Deixe repousando por alguns minutos e coe antes de consumir.

Consuma a bebida entres as três principais refeições do dia.

4. Chá verde

A bebida acelera a queima de gordura, sendo uma ótima opção de bebida natural para ser ingerida antes da prática de exercícios físicos.

Coloque uma colher (de sobremesa) de chá verde em um recipiente e despeje água quente sobre ele. Abafe a bebida por alguns minutos e coe antes de consumir.

O indicado é ingerir três xícaras de chá verde por dia, evitando ingeri-lo tarde da noite, pois a bebida contém cafeína.

Veja também: Chá de salsa emagrece? Veja e fique sabendo

5. Chá verde com amora

O chá verde também pode ser uma ótima receita para emagrecer quando unido com a amora. A bebida contribui para desinchar o corpo, controlar o apetite, aumentar o metabolismo do organismo e ainda contém propriedades diuréticas.

Para preparar a bebida, separe uma colher (de chá) de folhas secas de amora e de chá verde em um recipiente e adicione água fervente. Tampe por dez minutos e coe antes de beber. Consuma-o antes do almoço e jantar.

6. Chá de hibisco

Esse chá pode ter seu gosto melhorado com a adição de canela, gengibre e limão

O chá de hibisco combate a retenção de líquido (Foto: depositphotos)

Uma das principais causas do tão incômodo inchaço na barriga é a retenção de líquido. O chá de hibisco contém propriedades que ajudam a combater essa retenção, além de regularizar o intestino.

Leve um litro de água misturado com uma colher (de sopa) de flor de hibisco e deixe ferver. Depois de pronto, abafe o recipiente por dez minutos e coe antes de consumir. Beba, no máximo, dois litros da bebida por dia.

7. Chá de hibisco com canela

A junção da canela com o hibisco resulta em uma bebida que ajuda a diminuir a retenção de líquido, aumentar o metabolismo do organismo e contribuir no processo da digestão.

Coloque um litro de água para ferver e adicione uma colher (de sopa) de hibisco e cavalinha e um pau de canela. Depois de fervido deixe o recipiente abafado por cerca de dez minutos. Coe antes de beber.

Consuma a bebida três vezes por dia, trinta minutos antes das principais refeições.

8. Chá de oolong

O chá oolong tem propriedades antioxidantes, que além de proteger o organismo contra inúmeras doenças, ainda ajuda a manter o metabolismo acelerado.

A bebida também contribui para a queima mais rápida de gordura, além de manter controlados os níveis de açúcar do sangue.

Assim como o chá verde, o chá oolong possui cafeína, sendo um ótimo substituto do café, já que é uma bebida mais leve que ele.

Duas xícaras de chá oolong já podem acelerar seu metabolismo e te ajudar a queimar gordura mais rápido.

Ferva um litro de água e, em seguida, desligue o fogo. Adicione sete colheres de Camellia Sinensis e deixe abafado por cinco minutos. Consuma o chá duas vezes ao dia.

9. Chá de alcachofra

Desintoxica o organismo, acelera o metabolismo e facilita o processo de digestão.

Esquente uma xícara de água e quando ferver, desligue o fogo e acrescente uma colher (de chá) das folhas de alcachofra. Deixe o recipiente abafado por dez minutos, coe e tome três vezes todos os dias.

Veja também: Chá de casca de laranja emagrece? 

10. Chá de cavalinha

Muitas pessoas que sofrem de ansiedade e estresse acabam descontando a tensão na comida, contribuindo para o aumento do peso.

O chá de cavalinha, além de ajudar na retenção de líquidos, controla problemas de ansiedade, reduzindo a compulsão por comida.

Coloque uma xícara de água para ferver e quando estiver fervida, coloque em um recipiente e adicione uma colher (de chá) de folhas de cavalinha. Deixe abafado por dez minutos e coe antes de consumir, bebendo três xícaras por dia.

11. Chá de hortelã

O chá de hortelã previne inchaços e celulites, além de promover a queima de gordura

Esse chá é uma ótima opção para controlar a sensação de fome (Foto: depositphotos)

Uma bebida com poucas calorias, o chá de hortelã também é uma ótima opção para controlar a sensação de fome e ajudar no relaxamento.

O chá de hortelã também é uma excelente fonte de fibras, ajuda a queimar gordura, traz movimentações saudáveis ao intestino e previne inchaços e celulites.

Coloque três colheres de folhas secas (trituradas) de hortelã e uma xícara de água quente em cima. Deixe repousando por dez minutos e consuma três vezes ao dia.

12. Chá branco

O chá branco também ajuda a acelerar o metabolismo, é um diurético natural, ajudando a eliminar inchaços e ainda é um poderoso anti-inflamatório.

Coloque um litro de água para ferver e quando levantar fervura, desligue o fogo. Acrescente duas colheres (de sopa) na água e deixe abafado. Consuma um litro da bebida por dia, preferencialmente fracionado em quatro vezes.

13. Chá de dente de Leão

O chá de dente de leão ajuda a eliminar todas as toxinas do organismo, contribuindo para manter o fígado saudável, algo fundamental em processos metabólicos que afetam diretamente o peso.

Ferva um litro de água e adicione duas colheres (de sopa) da planta. Quando ferver, desligue o fogo e deixe abafado por dez minutos. Depois, coe a bebida e consuma-a três vezes ao dia.

14. Chá mate com limão

O chá mate com limão aumenta a sensação de saciedade e facilita a queima de gordura, pois aumenta o metabolismo. Além disso, diminui o inchaço e o volume do corpo, pois possui ação diurética que ajuda na retenção de líquidos.

Coloque duas colheres (de chá) de mate em uma xícara e esprema meio limão. Depois adicione uma xícara de água fervente e deixe abafado por dez minutos. Consuma três xícaras ao dia.

Veja também: Como fazer chá de cravo

15. Chá de erva-mate

Uma bebida rica em antioxidantes, cafeína, minerais, aminoácidos e diversas outras propriedades que ajudam a estimular o sistema nervoso, aumentar o metabolismo, diminuir o apetite e ainda promove o relaxamento.

Coloque um litro de água no fogo e diminua a intensidade da chama antes de ferver. Coloque duas colheres (de sopa) de erva-mate e desligue. Deixe o recipiente abafado por dez minutos. Consuma um litro da bebida por dia, intercalando entre as principais refeições.

16. Chá de boldo

O chá de boldo reduz o desejo por doces e comidas gordurosas

O chá de boldo é um poderoso diurético (Foto: depositphotos)

O boldo contém propriedades responsáveis por estabilizar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo o desejo por doces e comidas gordurosas, é antioxidante e um poderoso diurético.

Ferva uma xícara de água e despeje-a em uma xícara com uma colher (de chá) de folhas de boldo picado. Deixe o recipiente descansar por dez minutos e coe em seguida. Consuma a bebida três vezes ao dia.

17. Chá de feno-grego e alcachofra

Uma mistura extremamente rica em fibras, o chá de feno-grego e alcachofra ajuda a soltar o intestino, além de aumentar o metabolismo e contribuir para desinchar o corpo.

Coloque meia colher (de chá) das sementes em pó e uma colher (de chá) de folhas secas de alcachofra em uma xícara. Adicione 150 ml de água fervente e deixe repousar por dez minutos. Consuma a bebida coada e três vezes ao dia.

18. Chá de carqueja

O chá de carqueja ajuda a regular o funcionamento do intestino, evitando prisão de ventre e gordura abdominal.

Coloque um litro de água para ferver, apague o fogo e adicione uma colher (de chá) da erva, deixando repousar por dez minutos. Coe e consuma três xícaras ao dia.

19. Chá de pétalas de rosa

O chá de pétalas de rosa tem sabor sutil e agradável, sendo importante para o emagrecimento

Esse chá favorece o funcionamento dos rins, possibilitando a liberação de toxinas (Foto: depositphotos)

Um diurético suave e natural, as pétalas da rosa estimulam os rins a liberarem sódio através da urina, garantindo a limpeza do organismo.

Depois de lavar as rosas, coloque dez pétalas em um litro de água e leve para ferver. Desligue o fogo e deixe o recipiente descansar por alguns minutos. Consuma duas vezes ao dia.

Conheça 5 chás que vão lhe ajudar a emagrecer

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.