Escrito por em 24/03/2018 (atualização: 06/04/2018)

O chá de canela é bastante conhecido pelo seu aroma e também pelo efeito termogênico que ele possui. Fora isso, a bebida ainda apresenta uma série de outros benefícios que podem ser vistos como vantagem para a saúde humana.

Porém, o que muita gente ainda tem dúvida é sobre o seu preparo: qual a quantidade de água certa? E quanto de canela usar? O chá de canela em saquinho possui as mesmas propriedades da canela natural?

Para esclarecer essa e muitas outras dúvidas, chegou a hora de você se debruçar nesse artigo. Além de conhecer a forma certa de preparar o chá de canela, você ainda terá a oportunidade de conhecer muito mais sobre essa bebida.

Como preparar o chá de canela

Para fazer o chá de canela e usufruir de seus benefícios a recomendação é de não adoçar

Para fazer esse chá é indicado utilizar a canela em pau (Foto: depositphotos)

A canela é uma árvore típica da Ásia e do Oriente Médio. Além de ser usada com intuito medicinal, o ingrediente também serve para perfumar o ambiente e para dar sabor a diversas receitas.

Uma das formas mais comuns de consumir a canela é através do preparo do chá. Antes de saber como preparar a bebida, é importante que você saiba que ela é rica em ferro, cálcio, fibras e manganês, além de prevenir o envelhecimento precoce.

Veja tambémChá de hibisco com canela: Benefícios e como fazer

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 2 colheres (de sopa) de canela em pau.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Assim que entrar em ebulição, coloque a canela e deixe ferver por dois minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe a mistura descansar por 10 minutos.

Nesse meio tempo, é importante deixar a panela tampada para facilitar o processo de infusão. Para continuar o processo de preparo do chá, basta retirar a canela com ajuda de uma peneira.

Coloque a bebida em uma xícara e ela estará pronta para ser ingerida. É importante lembrar que o uso de açúcar, mel ou adoçante não é recomendado, principalmente se o chá tiver aplicação no tratamento de alguma doença.

Benefícios do chá de canela

Entre os benefícios do chá de canela está seu efeito termogênico

Essa bebida tem o poder de reduzir as chances de desenvolvimento de diabetes (Foto: depositphotos)

Depois de conhecer a forma certa de preparar o chá de canela, é importante que você saiba que esse ingrediente possui muitas vantagens no que diz respeito à saúde humana. Ela pode ser usada no processo de tratamento e cura de várias doenças.

Veja também: Chá de canela: é verdade que ele é abortivo? Descubra

Inibe a diabetes

Para começar a lista dos benefícios do chá de canela para a saúde é bom que você saiba que essa bebida tem o poder de reduzir as chances de desenvolvimento de diabetes. Isso é possível pela diminuição drástica dos níveis de açúcar no sangue.

Essa finalidade foi revelada através de resultado de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos. A conclusão a qual chegaram os cientistas foi de que a canela abaixa a concentração de glicose no sangue e também aumenta a sensibilidade à insulina.

“Uma revisão de estudos controlados em pessoas com diabetes tipo 2 constatou que a ingestão de canela estava associada a uma diminuição média do colesterol LDL “mau” e uma diminuição dos triglicéridos”, endossa o médico Juliano Pimentel.

A canela tem ação antibacteriana

O chá de canela tem o poder de combater as bactérias e fungos nocivos ao corpo. “Cinamaldeído, o principal componente ativo da canela pode ajudar a combater vários tipos de infecções”, afirma Juliano Pimentel.

O ingrediente pode ser usado no tratamento de infecções do trato respiratório causadas por fungos. “Também pode inibir o crescimento de certas bactérias, incluindo Listeria e Salmonela”, completa o médico.

Veja também: Sua avó estava certa: Chá de canela trata a gripe. Confira eficácia

Propriedades anti-inflamatórias

Devido a propriedade anti-inflamatória do chá de canela, ele pode desinflamar os tecidos. “A inflamação no corpo é importante, pois ajuda a combater as infecções e reparar os danos nos tecidos”, informa Juliano.

Porém, vale ressaltar que o tratamento para reduzir a inflamação do corpo não deve ser pontual, sobretudo quando o paciente requer uma condição especial. “A inflamação é um problema quando se torna crônica e dirigida contra os tecidos saudáveis do corpo”, conta Juliano.

Reduz chance de doenças cardíacas

O consumo regular do chá de canela reduz drasticamente os riscos de doença cardíaca. A bebida também diminuir a pressão arterial. “Reduz os níveis do mau colesterol e de triglicérides”, diz Juliano.

Rico em antioxidantes

O chá de canela possui determinadas substâncias que combatem os radicais livres e contribui por exemplo, para prevenção do envelhecimento precoce e enfraquecimento dos fios de cabelo.

“Os antioxidantes protegem o corpo dos danos oxidativos causados pelos radicais livres. Possui a capacidade de limitar a acumulação de óxido de nítrico no sangue, e a peroxidação lipídica relacionada a casos de distúrbios cerebrais, câncer, entre outros problemas de saúde”, explica o médico.

Previne doenças neurodegenerativas

As propriedades da canela estimulam o bom funcionamento da memória, além de prevenir contra as doenças neurodegenerativas caracterizadas pela perda progressiva da estrutura, ou função das células cerebrais.

“A doença de Alzheimer e a doença de Parkinson são dois dos tipos mais comuns. Dois compostos encontrados na canela parecem inibir o acúmulo de uma proteína chamada “tau” no cérebro, que é uma das características da doença de Alzheimer”, esclarece o médico.

Previne o câncer

O câncer é uma doença grave, caracterizada por crescimento descontrolado de células. Dessa forma, “a canela tem sido amplamente estudada pelo seu potencial na prevenção e tratamento do câncer”, conta Juliano.

No corpo, a canela age na redução do crescimento de células cancerígenas e contra a formação de tumores nos vasos sanguíneos.

“Um estudo feito em camundongos com câncer de cólon revelou que canela é um potente ativador de enzimas desintoxicantes no cólon, protegendo contra o crescimento do câncer”, diz o médico Juliano Pimentel.

Veja também: Chá de canela gelado ou quente? Saiba qual o melhor

O chá de canela emagrece

O chá de canela possui benefícios para quem deseja emagrecer, justamente pelo fato do ingrediente possuir efeito termogênico, ou seja, que promove o aumento da temperatura do corpo, facilitando a queima das gorduras.

A canela também induz o esvaziamento do estômago de forma mais lenta, o que aumenta a sensação de saciedade. Dessa forma, a pessoa demora mais a sentir fome.