Publicado por Redação

Desde tempos imemoriais, os chás são utilizados para aliviar vários problemas de saúde, incluindo a gripe. O método da vovó é realmente eficaz, pois a bebida consegue hidratar o corpo e aliviar o mal-estar geral que sentimos quando estamos gripados.

Vários ingredientes podem ser utilizados no preparo de um chazinho para combater os sintomas da gripe, entre os quais se encontra a canela, uma das especiarias mais antigas do mundo.

Propriedades e benefícios da canela

A canela é uma especiaria bastante popular, sendo utilizada no preparo de alimentos e bebidas, além de ser empregada na indústria cosmética e farmacêutica.

Chá de canela para gripe. Confira eficácia e prepare em casa

Foto: depositphotos

De origem asiática, mais precisamente do Sri Lanka, a canela difundiu-se pelo mundo inteiro e, graças à enorme quantidade de vitaminas, sais minerais e demais substâncias benéficas que possui, pode ser usada contra uma série de condições de saúde, incluindo a gripe.

Conhecida como uma das especiarias mais antigas do mundo, a canela apresenta propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. Devido às suas propriedades medicinais, pode ser utilizada para curar uma série de condições de saúde, incluindo candidíase, úlceras, diarreia, dores, inflamação nos tecidos, artrite, flatulências e dores de cabeça, além de estimular a digestão. A canela também é considerada um ótimo anticoagulante, por conter um composto denominado cinamaldeído, que atua sobre as plaquetas do sangue.

De acordo com estudos realizados por uma universidade nos Estados Unidos, a canela também pode auxiliar na redução dos níveis de açúcar presente no sangue, contribuindo para o controle da diabetes tipo 1 e 2.

Esta especiaria também é muito útil para curar a gripe, graças à sua capacidade de neutralizar vários tipos de vírus e infecções.

Chá de canela para a gripe

Sim, a receita da vovó funciona muito bem! Quando sentir que uma gripe ou resfriado está se aproximando, prepare um delicioso chazinho de canela e aproveite os seus benefícios. Além da canela, o mel é um excelente remédio para a gripe, pois é um expectorante natural.

Confira a receita a seguir:

Ingredientes

– 1 pau de canela;
– 1 colher (de chá) de mel;
– Gengibre (cerca de cinco centímetros);
– 2 colheres (de sopa) de suco de limão;
– 500 ml de água.

Modo de preparo

Coloque a água em uma panela e deixe ferver junto com o gengibre descascado e a canela. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e deixe descansando por aproximadamente 10 minutos. Após esse período, acrescente o suco de limão e o mel.

Recomenda-se que o chá de canela para gripe seja consumido até três vezes ao dia, sendo uma vez pela manhã, outra após o almoço e a última antes de dormir.

Veja mais!