Escrito por em 14/02/2019

Sabe aquele chá calmante que deixa qualquer pessoa relaxada? Pois bem, aqui nesse artigo você vai aprender algumas receitas práticas que são ideais para preparar no dia a dia. Além do mais, você também vai conhecer alguns benefícios da bebida.

O chá é uma das bebidas mais consumidas ao redor do mundo. Em alguns países, ele só perde mesmo para a água. Somado a isso, o chá também pode ser usado no tratamento e cura de algumas doenças.

Porém, é sempre indicado que o médico faça um acompanhamento quanto a inserção de algumas variedades de chá na rotina, sobretudo se o paciente apresenta problemas de saúde específicos ou alergia a certas ervas.

10 chás calmantes

Alguns tipos de chá são famosos pelo efeito calmante e relaxante que proporcionam ao organismo. Eles são concebidos a partir da utilização de ervas medicinais, flores, frutos, folhas e até especiarias.

Para saber quais os ingredientes são indicados para trazer determinados efeitos para o seu corpo, basta ficar de olho nessa lista que o Chá Benefícios preparou para você! Lembrando que todos os ingredientes são encontrados com facilidade.

  • Chá de camomila
  • Chá de erva-cidreira
  • Chá de lavanda
  • Chá de alfazema
  • Chá de casca de magnólia
  • Chá de tília
  • Chá de erva-de-São-João
  • Chá de hortelã
  • Chá de valeriana
  • Chá de maracujá

Depois de conhecer todos os chás que vão deixar você relaxado, agora chegou a hora de aprender o passo a passo para preparar todos eles. É bom destacar que o consumo da bebida deve passar por supervisão médica, mesmo se tratando de um ingrediente natural.

Chá de camomila

Xícara com chá de camomila

(Foto: depositphotos)

A camomila é bastante conhecida pelo seu poder calmante. Dessa forma, a erva pode ser usada para aliviar o estresse, sobretudo depois de um dia cansativo de trabalho. O chá preparado com a erva também ajuda a combater a insônia.

Além das propriedades relaxantes, o chá de camomila também pode ser usado com o propósito de combater o envelhecimento das células, para auxiliar a digestão, combater a ansiedade, depressão e alguns tipos de câncer.

Para preparar o chá basta separar 200 ml de água quente e 1 colher (de sopa) de flores de camomila. Misture, abafe em seguida e deixe descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, basta coar e ingerir sem adoçar.

Chá de erva-cidreira

Xícara com chá de erva cidreira

(Foto: depositphotos)

chá de erva-cidreira possui o poder de melhorar o humor, ajudando o paciente a relaxar. A erva também possui propriedades calmantes e ajuda a aumentar o desempenho mental, sobretudo em casos em que a mente está cansada.

A indicação desse chá também inclui problemas relacionados a ansiedade, a exemplo de palpitações no coração.

No preparo desse chá, você vai precisar de 200 ml de água quente e 1 colher (de sopa) de folhas secas de erva cidreira ou duas colheres de folhas frescas. Deixe descansar por 5 minutos. Passado o tempo, ingira sem adoçar.

Chá de lavanda

Xícara com chá de lavanda

(Foto: depositphotos)

A lavanda é bastante conhecida pelo seu perfume, inclusive é utilizado em tratamentos de aromaterapia. No que diz respeito ao relaxamento, ela também pode ser amplamente utilizada.

Devido as suas propriedades calmantes, ela combate o estresse e auxilia o paciente a ter uma noite de sono. Além do mais, o chá de lavanda também pode ser usado para proteger o corpo do estresse oxidativo e de doenças relacionadas a ele.

Para preparar o chá você vai precisar de 200 ml de água quente e 1 colher (de sopa) de flor de lavanda fresca. Deixe a mistura em infusão por 10 minutos. Não esqueça de preservar o recipiente tampado. Em seguida, coe o chá e pronto.

Chá de alfazema

Xícara com chá de alfazema

(Foto: depositphotos)

A alfazema é uma erva rica em cumarina e óleos essenciais. Isso agrega a ela propriedades calmantes e relaxantes. Em outras palavras, ela atua direto contra a tensão nervosa, fazendo com que o paciente fique bem relaxado.

No preparo desse já você vai precisar de 1 litro de água fervente e 2 colheres (de sopa) de folhas frescas de alfazema. Com ajuda de uma recipiente, coloque as folhas e despeje a água fervente por cima. Tampe e deixe descansar por 10 minutos.

Passado esse tempo, basta retirar as folhas com ajuda de uma peneira e ingerir. Caso seja da sua vontade, pode adoçar com um pouco de mel. O recomendado é ingerir de 2 a três xícaras por dia.

Chá de casca de magnólia

Flor da magnólia

(Foto: depositphotos)

O chá da casca de magnólia é muito usado por asiáticos para tratar distúrbios de ansiedade e nervosismo. O ingrediente também possui propriedades que ajudam a promover o sono, sendo indicado para quem sofre de insônia.

Para preparar o chá da casca da magnólia você vai precisar de 500 ml de água e 1 colher (de chá) da casca da planta. Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver, logo em seguida, adicione a casca e deixe ferver por 10 minutos.

Passado o tempo, desligue o fogo e deixe a mistura repousar por mais 5 minutos. Depois disso, com ajuda de uma peneira, retire a casca e o chá está pronto para ser ingerido. Se preferir, pode adicionar um pouco de mel.

Quanto ao consumo, duas xícaras por dia já são suficientes. O chá de magnólia também pode ser feito a partir da utilização das flores ou folhas da planta. Nesse caso, siga a mesma medida recomendada.

Chá de tília

Xícara com chá de tília

(Foto: depositphotos)

A tília é uma erva que possui propriedades calmantes. Sendo assim, ela pode ser usada, na forma de chá, no tratamento de distúrbios do sistema nervoso como estresse excessivo, ansiedade e histeria.

No preparo da bebida você vai precisar de 1 litro de água e 2 colheres (de sopa) de tília picada. Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver. Ao começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a tília.

Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, remova a erva utilizada e o chá está pronto para ser ingerido. A recomendação de consumo diário é de 3 xícaras por dia.

Chá de erva-de-São-João

flor da erva de são João

(Foto: depositphotos)

O chá preparado com a erva-de-São-João é um bom restaurador para o sistema nervoso. Ele também funciona como antidepressivo, podendo ser usado no tratamento da depressão, ansiedade e agitação nervosa.

Como se ainda não bastasse, por apresentar efeito calmante, a erva ajuda no tratamento da fadiga, insônia e dor.

O chá de erva-de-São-João pode ser preparado a partir da utilização de 500ml de água quente e 1 colher (de chá) de folhas secas. Misture os ingredientes e deixe descansar por 5 minutos. Remova a erva e o chá está pronto para ser consumido.

Chá de hortelã

Xícara com chá de hortelã

(Foto: depositphotos)

O chá de hortelã possui propriedades calmantes. Quando usada na forma de chá ela ajuda a reduzir sintomas de estresse e ansiedade. A presença do mentol na sua composição agrega a ela efeito relaxante para o corpo como um todo. Por isso, o chá ajuda quem sofre com dificuldades para dormir.

No preparo do chá de hortelã você vai precisar de 200 ml de água quente e algumas folhas de hortelã frescas ou secas. Misture os dois ingredientes e deixe em infusão por 5 minutos. Remova as folhas e beba o chá.

Chá de valeriana

Xícara com chá de valeriana

(Foto: depositphotos)

A valeriana possui uma raiz com poder calmante e estimulante do sono. Seu consumo é indicado para tratar problemas de insônia e agitação. Esses benefícios são comprovados por vários estudos, sendo reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para fazer o chá dessa planta é preciso utilizar as suas raízes. No preparo, use uma panela com tampa para colocar 200ml de água para ferver. Logo em seguida, adicione 1 colher (de chá) de raiz picada e deixe ferver por 5 minutos.

Depois do tempo determinado, deixe o chá descansar abafado por aproximadamente 10 minutos. Por fim, coe e tome a infusão ainda morna. A recomendação é de consumir até 3 xícaras desse calmante natural por dia.

Chá de maracujá

Xícara com chá de maracujá

(Foto: depositphotos)

O chá de maracujá pode ser feito a partir da utilização das folhas da planta, caule ou flores. Ele é bastante indicado para aliviar sintomas de ansiedade e melhorar o sono. Estudos apontam que ingerir o chá regulamente melhorar de forma significativa a qualidade do sono.

Para preparar o chá de maracujá, basta utilizar 200 ml de água quente e 1 colher (de sopa) das flores ou folhas secas da planta de maracujá. Misture a água com a parte da planta escolhida, deixe em infusão por 5 minutos e depois é só ingerir.

Qual melhor chá calmante?

Depois de se deparar com essa grande lista indicando os chás calmantes, deve ter batido a dúvida sobre qual o melhor para ser consumido, certo? Nesse ponto, o que é importante é levar em consideração as necessidades de cada paciente.

Para que essa escolha não seja feita de forma aleatória, o mais importante é procurar um médico. Só ele possui conhecimento suficiente para indicar qual o chá calmante que vai apresentar a melhor solução para o seu problema.

Além do mais, nessa mesma consulta, o médico já tem condições de avaliar o quadro do paciente, investigando a causa do problema com mais atenção.

As drogarias também oferecem uma série de calmantes naturais. Porém, o mesmo cuidado que se deve ter ao escolher um chá para tratar o problema de nervosismo ou insônia também deve ser o mesmo. Por isso, não deixe de consultar o médico!

O chá certo para acalmar

Se você chegou até o fim do artigo, certamente deve ter tirados todas as dúvidas no que se refere aos chás que vão promover o sono e deixar você calminho. Agora, mãos à obra para preparar a receita que mais se adéqua a sua necessidade.

É importante destacar que, mesmo se tratando de receitas naturais, é necessário orientação de um profissional, já que, dependendo do paciente, o corpo pode reagir de forma inesperada.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.