Publicado por Redação

Emagrecer é um dos objetivos da maioria das mulheres, independente do estado civil, cor e escala social. Para isso, muitas apostam nas propriedades naturais que os chás apresentam. Nesse sentido, o chá de capim cidreira aparece como possível solução.

Mas, antes de sair por aí tomando o chá de capim cidreira a esmo, o bom mesmo é recorrer ao médico para saber mais detalhes, principalmente quando relacionado a condicionar seu corpo a tal experimento.

Pois bem! Antes mesmo de seguir esmiuçando as propriedades e benefícios do chá de capim cidreira, o primordial é saber se ele realmente serve para eliminar aqueles quilinhos extras. Certo? Então, veja com atenção.

Chá de capim cidreira emagrece?

O chá de capim cidreira pode ser usado para emagrecer pois acelera o metabolismo

Esse chá é um poderoso diurético, eliminando a retenção de líquido (Foto: depositphotos)

Também conhecido por capim santo e capim limão, a erva em questão pode ser usada sim para emagrecer. Isso só é possível graças a algumas propriedades específicas que ela apresenta em sua composição.

O capim cidreira acelera o metabolismo do corpo, o que resulta na queima de gordura de algumas áreas. Além do mais, a erva age como diurético, eliminando o excesso de líquido e, consequentemente o inchaço causado por ele.

Por ajudar na digestão, o chá de capim cidreira também auxilia no funcionamento do intestino. “Alguns dos chás indicados para perder peso aumentam bastante o metabolismo. Eles potencializam a queima de gordura e evita que ela se acumule no organismo”, afirma o médico Juliano Pimentel.

Veja também: Chás para emagrecer X erros que prejudicam seus efeitos

Controle emocional com capim cidreira

Outro benefício que também está associado ao processo de emagrecimento dado a partir da utilização do capim cidreira é o controle emocional. De acordo com estudiosos na área, controlar a ansiedade, depressão e nervosismo também ajuda a emagrecer.

Porém, é importante deixar claro que só o chá de capim cidreira não é capaz de fazer milagres quanto ao emagrecimento, segundo alerta Juliano Pimentel.  “As substâncias estimulantes fazem com que seja possível chegar a benefícios plausíveis. Mas já gostaria de deixar claro que os chás não são fórmulas mágicas para o emagrecimento”.

Ainda segundo o médico, “para que surtam efeito, você deve utilizá-los sempre em conjunto com uma alimentação de verdade (cortando comidas processadas e açucaradas) e com a prática regular de atividades físicas.”

Outros benefícios do capim cidreira para a saúde

O chá de capim cidreira é indicado para tratar outros problemas relacionados ao organismo humano. Porém, não custa nada repetir que o médico deve ser consultado para evitar complicações.

Muitas vezes as pessoas podem confundir o capim cidreira com a erva cidreira. A diferença entre essas duas plantas está no próprio formato: enquanto o capim cidreira apresenta folhas longas,  a erva cidreira possui folhas curtas e ovaladas.

O consumo desse chá ajuda a facilitar a digestão, evitando problemas como azia. Ele também aliviar as cólicas intestinais e combate as flatulências excessivas.

Veja também: Capim-santo: benefícios à saúde (da planta e do chá)

O capim cidreira trata problemas do estômago, inchaços, depressão, agitação, insônia, infecções de pele, dor muscular, tosse, asma, catarro, dores de cabeça, diarreia, febre, reumatismo, estresse e tensão muscular.

Para as mulheres que sofrem com as terríveis cólicas menstruais podem fazer uso do chá de capim cidreira para solucionar o problema. A cidreira também ajuda na promoção do bem-estar e da tranquilidade, já que possui substâncias tranquilizantes na sua composição.

Todos esses benefícios só são possíveis graças a uma série de propriedades associadas ao capim cidreira. Entre as principais, destaque para antibacterianas, diuréticas, desinfetantes e antidepressivas.

Como preparar o chá de capim cidreira

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 3 colheres (de sopa) de folha de capim cidreira picada.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Lembre-se de conservar a panela tampada para ajudar no processo de infusão.

Passado esse tempo, pegue uma peneira e passe toda a mistura por ela. Isso vai facilitar a retirada de todas as folhas. Atenção! Para que o chá de capim cidreira surta efeito, você deve ingeri-lo sem adoçar.

É importante lembrar também que é preciso manter uma dieta equilibrada em horários determinados. No caso do capim cidreira, o indicado é ingerir uma xícara de chá meia hora antes do café da manhã, do almoço e do jantar.

Veja também: Chás poderosos para tirar ansiedade

Cuidados e contraindicações do capim cidreira

Ao ver todos os benefícios associados ao uso do chá de capim cidreira e levando em consideração as suas propriedades naturais, difícil mesmo é não pensar na sua indicação para todos os tipos de pessoas. Mas, não é bem assim!

Pacientes gestantes, lactantes e com problemas de gastrite devem ficar longe do chá de capim cidreira. Crianças menores de 12 anos, pacientes hipotensos ou com hipotireoidismo também devem evitar a bebida.

Para os pacientes que fazem uso de medicamentos sedativos também devem prestar atenção ao consumo do chá de capim cidreira. O consumo excessivo também pode levar a hipotensão e baixar a pressão arterial em níveis perigosos.

Veja mais!