Escrito por em 26/06/2013 (atualização: 26/07/2013)

O chá de folhas de maracujá é uma ótima alternativa ao suco da fruta, pois mantém muitas das propriedades medicinais contidas nela, e pode ser tomado a qualquer hora do dia. Além de ser usado como auxiliar nos tratamentos contra insônia ansiedade o chá de folhas de maracujá é tão potente que seu uso atualmente anda sendo combinado com outros procedimentos para acabar com o vício das drogas e do alcoolismo.

Chá das folhas de maracujá

Foto: Reprodução

O maracujá

O maracujá foi batizado pelos índios, seu nome no idioma tupi significa “alimento dentro da cuia”. A árvore que dá origem ao maracujá, que é nativa do Brasil, é do tipo trepadeira, ou seja, se desenvolve se enroscando em outras árvores.

As folhas

Nas folhas do maracujá são encontradas substâncias que quando entram em contato com o sistema nervoso central adquirem o poder de atuar como antidepressivas, sendo então um poderosíssimo calmante natural. Nos tratamentos contra insônia o chá de folhas de maracujá também é indicado, pois provoca relaxamento e combate a excitação nervosa.

Quando fazer uso do chá

O chá de folhas de maracujá possui várias propriedades medicinais benéficas à saúde, funcionando como anti-inflamatório e analgésico, além de funcionar como depurativo do sangue. O consumo feito pelas crianças é aconselhado, uma vez que o chá de folhas de maracujá, assim como o suco da fruta, funciona como um potente vermífugo.

Mulheres na menopausa também devem consumir o chá, pois ele alivia os calores e as alterações do humor típicas da época. Quem sofre com hipertensão arterial e estresse também pode tomar o chá e conferir seus benefícios.

Mas o melhor efeito do chá é com certeza sua capacidade calmante quase sedativa, tão vigorosa que anda sendo utilizada nos tratamentos de dependentes químicos e dos alcoólatras, pois ajuda eles a suportar o desejo de consumir as drogas e ingerir bebidas alcoólicas. O uso frequente do chá também diminui a intensidade das crises de abstinência.

Receita desta infusão

Mulher tomando chá

Foto: Reprodução

Para uma pessoa normal o aconselhado é o consumo de uma à três xícaras de chá por dia, não ultrapassando o período de uma semana sem pausa. Para fazê-lo é muito fácil: Coloque 200 ml de água para ferver e desligue o fogo. Coloque a água numa xícara e acrescente uma colher de sopa de folhas secas de maracujá. Tampe a xícara e mantenha abafado por dez minutos. Coe e beba adoçado com açúcar mascavo, se preferir.

Para ajudar no combate ao vício em drogas e alcoolismo a quantidade ingerida por dia deve ser maior, cerca de 1 litro, mas o preparo é basicamente o mesmo: Coloque um litro de água previamente fervida em um recipiente e acrescente cerca de 100 g de folhas secas de maracujá. Tampe, mantenha a mistura abafada por dez minutos coe e beba. Tome quatro copos diariamente.

Vale lembrar que o indicado é que as folhas sejam secadas à sombra, para continuarem com as propriedades medicinais contidas nela.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.