Escrito por em 15/11/2018

Alguns chás naturais são excelentes para relaxar. São as melhores opções para acalmar e mandar embora o stress, ansiedade e nervosismo. Neste artigo você vai conhecer quais plantas produzem as infusões mais calmantes e descobrir os benefícios de cada uma delas.

Aqui você também vai saber qual é o melhor chá para combater a ansiedade e nervosismo. Além disso, existem chás calmantes muito bons para ajudar a dormir, combatendo a insônia e o stress que afasta o sono.

Uma vantagem do Brasil é que é um país repleto de ervas com poderes calmantes. Inclusive, algumas delas possuem efeito levemente sedativo. Por isso, são capazes de acalmar o sistema nervoso em momentos de muita tensão, nervosismo e agitação.

Sendo uma das melhores medicações naturais para acalmar os ânimos e a atividade nervosa do cérebro, os chás podem ser a chave para melhorar a sua vida. Sem mais delongas, confira a lista e os benefícios dos chás tranquilizantes.

Chás para relaxar: Veja a lista

É possível encontrar várias ervas, sementes e raízes capazes de produzir chás com efeito calmante. Apesar da grande variedade, separamos aqui uma lista com os melhores chás para relaxar. Veja:

  • Chá de camomila
  • Chá de alecrim
  • Chá de erva-cidreira
  • Chá de valeriana
  • Chá de tília
  • Chá de hortelã
  • Chá de maracujá
  • Chá de pimenta
  • Chá de alface
Mulher com os olhos fechados e cheirando um chá

Alguns chás conseguem diminuir a ansiedade e o estresse (Foto: depositphotos)

Saiba mais sobre essas bebidas

Como prometemos, vamos falar um pouco sobre cada um desses chás. Dessa forma, você vai conhecer as propriedades calmantes de cada um deles. Isso vai facilitar na hora de escolher o melhor chá relaxante para você.

O nosso objetivo é mostrar que existe base científica que comprova que os chás possuem propriedades calmantes. Muita gente fala que o poder dos chás é um mito, mas elas estão muito enganadas. Além do benefício calmante, existem várias outras vantagens do consumo dessa bebida.

Veja também: Chá de mulungu promete acalmar e relaxar

Chá de camomila

É impossível não começar falando do chá calmante mais famoso: o chá de camomila. O poder calmante da Matricaria recutita (nome científico da camomila) é comprovado pela medicina e pela indústria farmacêutica. Inclusive, muitos remédios calmantes e antidepressivos são feitos a partir das propriedades dessa planta.

A camomila produz um chá muito recomendado para fins de dias estressantes ou muito agitados. Ela possui substâncias que diminuem a atividade nervosa cerebral, diminuindo assim a agitação mental. Quando consumido quente, o chá ainda ajuda a relaxar os músculos e diminui a tensão muscular.

Vale ressaltar que, em algumas regiões do Brasil, a camomila pode ser encontrada com o nome de Margaça ou Macela.

Chá de camomila na xícara

Esse chá deve ser consumido ainda quente (Foto: depositphotos)

Receita: Em uma panela, coloque 1 xícara de água pura e espera esquentar. Quando formar bolhas no fundo da panela, desligue o fogo. Acrescente 1 colher (de sopa) de camomila e tampe. Deixe por 10 minutos. Depois coe, beba morno e sem açúcar.

Outros benefícios:

  • Diminui a hiperatividade, inclusive em crianças
  • Alivia o estresse
  • Ajuda a pegar no sono
  • Auxilia o tratamento da ansiedade
  • Diminui náusea e enjoo
  • Controla a digestão e ajuda a tratar úlceras e gastrite
  • Alivia cólicas menstruais
  • Tem efeito anti-inflamatório
  • Acelera a recuperação de feridas
  • Melhora a qualidade da pele
  • Combate o mau hálito

Chá de alecrim

O alecrim é um planta originária do Mediterrâneo, mas existem muitas plantações da erva no Brasil. Foi estudado pela medicina e farmacêutica (e ainda está sendo), graças as suas propriedades medicinais. Entre elas, o efeito calmante.

O chá de alecrim possui aroma suave e pode ser usado tanto para estimular o organismo pela manhã, quanto acalmá-lo à noite. É um chá muito potente quando o assunto é diminuir o estresse e o nervosismo.

Dessa forma, é uma alternativa eficiente para os dias muito estressantes ou para ser tomado antes de apresentações e eventos importantes que possam te deixar nervoso(a).

Chá de alecrim em xícara

O alecrim possui propriedades relaxantes (Foto: depositphotos)

Receita: Aqueça 1 xícara de água e espere ferver. Desligue o fogo e acrescente 1 colher (de sopa) de alecrim. Deixe tampado por 10 minutos. Em seguida, coe e beba. Se preferir adoçar, escolha  1 colher de mel ao invés do açúcar. Lembre que açúcar é estimulante e pode anular o efeito tranquilizante do chá.

Outros benefícios:

  • Controla a pressão arterial
  • Combate a gripe e a tosse
  • Ajuda em crises de asma
  • Ajuda na digestão
  • É diurético (combate a retenção de líquido)
  • Ajuda no tratamento de infecção urinária
  • Alivia dores nos ossos
  • Diminui as dores das cólicas
  • Elimina os gases
  • Combate o mau hálito

Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira também é uma planta muito conhecida pelo o seu chá capaz de induzir o sono e diminuir o estresse. É muito eficiente quando tomado meia-hora antes de se deitar à noite, pois influencia o sistema nervoso a se preparar para o repouso.

As substâncias presentes na composição da erva-cidreira tem efeito levemente sedativo. Ou seja, consegue anestesiar um pouco o organismo e o corpo em geral. Os músculos ficam relaxados e a atividade cerebral começa a ficar mais lenta. Isso diminui a agitação e provoca o sono.

Chá de erva-cidreira na xícara

Chá de erva-cidreira consegue diminuir atividade cerebral (Foto: depositphotos)

Receita: Aqueça 1 xícara de água e desligue o fogo. Coloque 1 colher (de sopa) de erva cidreira e deixe a infusão tampada por 10 minutos. Depois coe e beba sem açúcar. Sempre beba à noite, pois se consumida durante o dia pode reduzir a produtividade e provocar sono.

Outros benefícios:

  • Alivia dores de cabeça
  • Previne distúrbios digestivos
  • Combate os gases
  • Alivia cólicas menstruais e intestinais
  • Alivia a tosse
  • Previne doenças renais
  • Causa sensação de bem-estar

Chá de valeriana

O chá de valeriana é usado desde a Antiguidade como medicamento calmante. Este seu potencial foi comprovado com o avanço da medicina. Hoje, a valeriana é tida como uma das ervas com maior potencial tranquilizante.

É uma bebida que pode ser usada tanto para aliviar o estresse quanto para combater a insônia. Sua composição age quase de uma forma total no organismo, relaxando mente e corpo.

Chá de valeriana na xícara

Além de melhorar o sono, valeriana controla a pressão arterial (Foto: depositphotos)

Receita: Em uma panela, adicione 1 xícara de água até ferver. Desligue o fogo e adicione 1 colher (de sopa) de valeriana. Deixe a infusão tampada por 10 minutos. Em seguida, coe e beba morno. Não adicione açúcar.

Outros benefícios:

  • Combate a ansiedade
  • Controla a pressão arterial
  • Alivia cólicas menstruais
  • Diminui a hiperatividade em crianças
  • Auxilia no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Chá de tília

O chá de tília também possui um eficiente efeito calmante. A tília é uma erva comum na região do hemisfério Norte do planeta, cujo ambiente é propício para o seu desenvolvimento.

Contudo, existem inúmeras variedades da planta e algumas delas é possível encontrar no Brasil. Ela pode obter cruzamento com bastante facilidade o que torna uma tarefa árdua identificar todas as variedades já cultivadas. No entanto, há registro de quarenta espécies diferentes da mesma.

Chá de tília na xícara e no bule

Combate a ansiedade e ajuda no controle da pressão arterial (Foto: depositphotos)

Receita: Adicione 2 colheres (de sopa) de erva picada em 1 litro de água quente. Deixe a infusão tampada por 10 minutos. Coe e, se preferir, adoce com 1 colher de mel. É indicado o consumo de 2 a 3 xícaras ao dia.

Outros benefícios:

  • Ajuda no tratamento da pressão alta
  • Combate a ansiedade
  • Alivia os sintomas da bronquite
  • Previne e trata gripes e sarampo
  • Ajuda no tratamento da epilepsia
  • Combate infecções na pele
  • Elimina o catarro
  • Ajuda na digestão
  • Relaxa os músculos tensionados
  • Alivia enxaquecas e ressacas

Chá de hortelã

O chá de hortelã é bastante comum, saboroso e ajuda a acalmar. Pouca gente sabe desse benefício, mas ele é comprovado.

As propriedades presentes na hortelã possuem capacidade relaxante, mas somente quando o chá é consumido quente ou morno. Elas agem aquecendo a região do pescoço e cabeça, diminuindo assim a atividade nervosa e a tensão nos ombros e no próprio pescoço.

Chá de hortelã na xícara

Além de saboroso, o chá de hortelã possui propriedades terapêuticas (Foto: depositphotos)

Receita: Adicione 1 colher (de sopa) de folhas de hortelã picadas em 1 xícara de água quente. Deixe a infusão tampada de 5 a 10 minutos. Depois coe e beba sem açúcar. Esse chá deve ser consumido 2 vezes por dia, no máximo.

Outros benefícios:

  • Ajuda na digestão
  • Alivia náusea e vômito
  • Diminui a dor de cabeça
  • Alivia cólica menstrual
  • Trata a congestão nasal e pulmonar
  • Ajuda no tratamento da diarreia
  • Combate o mau hálito

Veja também: O chá de cava cava é eficaz no tratamento de depressão

Chá de maracujá

Que o maracujá é a fruta conhecida pelo efeito calmante todo mundo sabe. Mas você sabia que dá para fazer chá de maracujá? Isso mesmo. E o melhor: cheio de nutrientes para o corpo e um efeito super relaxante.

O maracujá possui ação sedativa, calmante, analgésica, refrescante, que reduz a pressão sanguínea, tônica para o coração. Além disso, é relaxante para os vasos sanguíneos, o que diminui os espasmos. É também antioxidante e tem propriedades diuréticas.

Chá de maracujá na xícara

Chá de maracujá alivia a ansiedade e ajuda no combate à depressão (Foto: depositphotos)

Receita: Retire a polpa de 1 maracujá, depois coloque em uma panela junto a 2 xícaras de água quente e 1 colher (de chá) de canela em pó. Espere 10 minutos e desligue o fogo. Em seguida, coe e beba sem açúcar.

Outros benefícios:

  • Alivia a ansiedade
  • Ajuda no tratamento da depressão
  • Combate a insônia
  • Diminui o nervosismo e a agitação
  • Diminui a hiperatividade em crianças
  • Ajuda no tratamento do Mal de Parkinson
  • Alivia dores menstruais
  • Diminui dores de cabeça
  • Abaixa a pressão alta causada por estresse
  • Relaxa os músculos

Chá de pimenta

Você já ouviu falar do chá de pimenta? Pode ser uma surpresa para você saber que é possível fazer chá com essa planta, ainda mais que ela produz um chá calmante. Mas é isso mesmo que você leu: o chá de pimenta ajuda a acalmar os nervos e o corpo.

A pimenta possui efeito tranquilizante e relaxante devido a vitamina C na sua composição. Além disso, contêm endorfina, substância criada pelo corpo que está relacionada a felicidade e ao bem-estar.

Chá de pimenta na xícara

Para fazer o chá podem ser utilizadas as pimentas do reino ou a caiena (Foto: depositphotos)

Receita: Adicione 1 colher (de sopa) de pimenta (pode ser a do reino ou a caiena) em 1 xícara de água quente. Tampe por 10 minutos. Em seguida, coe e adicione 1 colher de mel. Beba morno e lentamente.

Outros benefícios:

  • Melhora a digestão
  • Alivia dores no corpo e na cabeça
  • Melhora a circulação
  • Ajuda no tratamento de dores de garganta
  • É anti-inflamatório
  • Combate a tosse
  • Ajuda a emagrecer mais rápido

Chá de alface

Aqui temos outro chá muito incomum, pois a maioria das pessoas acha que o alface serve apenas para ser comido na salada. É possível fazer chá com esse legume folhoso, que além de rico em nutrientes, ajuda bastante a acalmar os nervos.

A alface também possui uma substância chamada letucarium, que está diretamente ligada ao relaxamento do corpo e ao humor. O chá de alface, portanto, promove a sensação de bem-estar e acalma, sendo um potente tranquilizante natural.

O chá de alface é rico em vitaminas e minerais. Entre os principais estão a vitamina C, que ajuda a aumentar a defesa do organismo. Também possui o magnésio, potássio, fósforo e ferro. Há ainda o cálcio em sua composição, que faz bem para os ossos.

Duas mulheres e uma criança tomando chá

Até mesmo crianças podem aproveitar os benefícios do chá de alface (Foto: depositphotos)

Receita: Leve 1 litro de água ao fogo e desligue assim que começar a ferver. Adicione 5 folhas de alface e tampe por 10 minutos. Em seguida, retire as folhas e beba a infusão ainda morna. Esse chá pode ser bebido frio também, porém seu efeito calmante é mais forte quando morno ou quente.

Outros benefícios:

  • É antioxidante
  • Melhora a visão
  • Tem pouquíssimas calorias
  • Aumenta a imunidade
  • Melhora a cicatrização
  • Acelera o metabolismo
  • Previne a anemia
  • Melhora a respiração
  • Melhora o sono
  • Promove saciedade e controla a fome

Qual melhor chá para crise de ansiedade?

De modo geral, todo chá com efeito calmante vai trazer benefício em caso de crises de ansiedade. Isso porque, a ansiedade é causada pela agitação do sistema nervoso, que pode ser consequência da própria ansiedade enquanto doença ou algum evento que provoque a agitação.

Contudo, após pesquisar bastante, observamos que o chá de alecrim pode ser muito benéfico em casos de ansiedade. Vamos lhe explicar o porquê.

As propriedades do alecrim agem diretamente nas terminações nervosas e na circulação sanguínea. Inclusive, uma boa xícara desse chá aumenta a temperatura na região do peito e pescoço, o que ajuda a controlar a respiração e relaxar os músculos.

Uma maneira eficiente de usar o chá de alecrim com esse propósito consiste em tomá-lo e se sentar ou deitar em local confortável. Após isso, inspire e expire apenas pelo nariz e conte 4 segundos em cada um.

Nervosismo: melhores chás para acalmar a mente

Tem aquela apresentação importante no trabalho ou na faculdade e não consegue manter os nervos calmos? Tem algum evento muito marcante se aproximando na sua vida, como a chegada de um bebê? Sabemos que existem muitos motivos pelos quais o nervosismo pode surgir. Contudo, sabemos também que os chás podem ser a solução.

Veja a lista dos melhores chás para acalmar a mente, mandar embora o nervosismo, sem causar sonolência:

  • Chá de pimenta-do-reino
  • Chá de pimenta caiena
  • Chá de hortelã
  • Chá de alecrim
  • Chá de erva-cidreira

Esses chás, inclusive, possuem efeito calmante mesmo se tomados frios ou gelados. Isto facilita até mesmo o seu consumo fora de casa. Por isso, se você é uma pessoa nervosa ou ansiosa, vamos lhe dar uma dica.

Prepare o chá no dia anterior ao evento ou ocasião importante que está te deixando nervoso(a). Leve à geladeira e deixe durante a noite. No dia seguinte, coloque-o em uma garrafinha e leve o chá com você.

Beba 1 hora antes da apresentação ou prova. E o consuma junto a algum alimento da sua preferência. Ele vai ajudar a diminuir a tensão e acalmar.

Qual o melhor chá para dormir?

Entre os chás que postamos nesse artigo, a maioria serve para ajudar a induzir ao sono, mas o lugar de destaque vai para os chás de camomila, tília, alface e erva-cidreira. Inclusive os dois primeiros podem ser preparadas como um só, criando uma bebida potente para adormecer.

Vale ressaltar que cada um dos chás citados neste artigo pode ser de grande ajuda quando o assunto é induzir ao sono. Mas, como cada organismo é diferente, vamos lhe mostrar uma receita que é “tiro e queda” para qualquer pessoa! Veja a receita do chá sonífero:

Receita do chá sonífero (camomila e tília)

Em uma panela, coloque 1 litro de água fria, 1 colher (de sopa) de tília, 1 colher (de sopa) de camomila e 1 colher (de chá) de cravo-da-índia. Espere chegar ao ponto de fervura e logo após desligue o fogo. Deixe tampada por 10 minutos. Coe e beba meia-hora antes de se deitar.

Esse chá é realmente muito eficaz para induzir sono de modo saudável e natural. Ele atua diretamente no sistema nervoso, promovendo calma e relaxamento na região do abdômen e pescoço.

Veja também: Os melhores chás para preparar à noite

Chá para insônia na gravidez

A insônia pode ser muito recorrente em mulheres grávidas, principalmente as gestantes de primeira viagem. Isso pode acontecer por inúmeros motivos. Os principais são as alterações hormonais, a mudança física, dores no corpo e estresse.

Os chás são as melhores opções nesses casos, pois são bebidas naturais que não afetam a saúde de forma negativa. Entre as opções, o chá de alface é o mais recomendado durante a gravidez. Isso porque ele induz ao sono sem causar nenhum dano ao bebê.

A insônia na gravidez é muito comum principalmente no primeiro trimestre de gestação. Este chá também pode ser consumido por crianças acima de 6 meses de vida.

Contudo, é muito importante comprar uma alface de qualidade para o preparo do chá. Isso porque, o produto com agrotóxicos pode prejudicar a gravidez e o bebê. Procure a alface oriunda de hortas orgânicas. Dê preferência as que têm as folhas firmes, sem manchas escuras e bem verdes. E lembre sempre de lavar antes de preparar o chá.

Chás para crianças dormirem

As crianças também podem passar por períodos de insônia, que podem acontecer por vários motivos. Por exemplo, o nascimento dos dentes, doenças e alterações hormonais. Adolescentes também sofrem com insônia, principalmente durante a puberdade.

Se o seu filho está passando por longos períodos sem conseguir dormir, os chás podem ser a solução. Particularmente, existem dois chás muito bons para crianças e adolescente: o chá de camomila e o chá de alface.

Ambos são chás naturais que não trazem riscos à saúde das crianças. O chá de camomila pode ser usado pelos pequenos entre a idade de 5 e 10 anos. A bebida acalma, induz ao sono e diminui a hiperatividade.

Já o chá de alface, como já foi dito, pode ser consumido inclusive por bebês acima de 6 meses de vida. Alguns goles do chá de alface natural causam nas crianças a diminuição da atividade do sistema nervoso e induz ao sono, de modo fácil e saudável. Mas lembre-se, sem adição de açúcar ou adoçante.

Importante!

Os chás podem sim ser benéficos para crianças e adolescentes. Mas assim como fazer o bem, o uso da forma errada pode fazer mal. Existem dois cuidados muito importantes quando o assunto é consumo de chás por crianças.

Em primeiro lugar, crianças e adolescente não devem consumir chás constantemente: Alguns tipos de chás interferem no metabolismo, o que pode prejudicar o organismo nos mais jovens. Crianças não devem tomar chás diariamente

Além disso, não use açúcar no chá das crianças. Isso porque, o açúcar é uma substância estimulante, que anula completamente o benefício calmante dos chás.

Chá de lavanda: sabor e aroma relaxantes

O chá de lavanda é um chá que ajuda a induzir o sono, mas possui uma peculiaridade só dele: seu aroma também é relaxante. Isso mesmo! O cheiro do chá de lavanda acalma o corpo e a mente, proporcionando também melhores noites de sono.

A lavanda (Lavandula angustifolia ou Lavandula officinalis) é uma planta conhecida principalmente pelo o seu cheiro. É super fácil encontrar no mercado produtos de higiene, limpeza e perfumes com aroma de lavanda.

No entanto, ela também tem uso medicinal e terapêutico. Muito usada para a insônia, estresse, gripes, resfriados, febre, ansiedade, a lavanda também auxilia em casos de problemas digestivos.

Receita: Ferva 1 xícara de água e desligue o fogo. Adicione 1 colher (de sopa) de folhas secas de lavanda e deixe a infusão tampada por 10 minutos. Em seguida, coe e beba morno.

Como usar: Prepare o chá à noite, para que suba o aroma da lavanda pela casa. Quando pronto, beba o chá, mas deixe um pouco no fundo da xícara. Leve ao quarto e deixe ao lado da cama. Se o chá estiver frio, pode esquentá-lo novamente usando o fogão ou microondas.

A inalação do aroma da lavanda é eficaz na indução ao sono. Testes laboratoriais em todo o planeta demonstraram que o cheiro da planta age no sistema nervoso.

O cheiro desse chá promove relaxamento, sedação e diminui a velocidade de resposta  dos eletroencefalogramas (EEGs), que é a atividade elétrica do cérebro. Além disso, o aroma causa redução dos batimentos cardíacos e melhora o humor.