Escrito por em 09/07/2018 (atualização: 13/07/2018)

Você sabe exatamente para que serve o chá de camomila? Famoso pelo efeito calmante e capacidade de combater quadros de insônia, esse chá é um dos mais consumidos no Brasil. Neste artigo você aprenderá tudo sobre os benefícios dessa bebida, assim como prepará-la e consumi-la da forma correta.

A camomila é uma planta com vários benefícios para a saúde e bem-estar. Seu nome científico é Matricaria recutita. Pelo país, a camomila possui vários nomes diferentes, como margaça e macela. Contudo, todos se referem a mesma planta, rica em nutrientes e propriedades medicinais.

O chá de camomila é a principal forma de consumo das propriedades dessa planta. Considerada uma potente bebida medicinal, o chá ainda pode ser preparado com a combinação de outras ervas, como erva-doce e hortelã.

Sendo assim, descubra todos os benefícios e segredos do uso dessa bebida! Este chá tão saudável e saboroso, com certeza, vai trazer inúmeras vantagens para a sua saúde.

Para que serve o chá de camomila?

O chá de camomila pode ser usado para vários benefícios. Em resumo, pode-se atribuir a essa bebida a qualidade antipirética (capaz de diminuir a febre), analgésica, antibacteriana e antifúngica. Confira mais:

  • Tem efeito calmante
  • Ajuda a dormir melhor
  • Alivia dores de estômago
  • Combate diarreia, náuseas e vômitos
  • Combate sintomas de gripes e resfriados
  • Alivia cólicas e dores menstruais
  • Estimula o sistema imunológico
  • Melhora os níveis de glicose
  • É um anti-inflamatório natural
  • Alivia dores de cabeça
O chá de camomila serve para tratar casos de insônia e sono agitado

Além do conhecido efeito calmante, esse chá combate cólica menstruais (Foto: depositphotos)

Conheça os benefícios da camomila

Conheça os principais benefícios e efeitos do chá de camomila para a sua vida e saúde.

Efeito calmante

Em primeiro lugar, não podíamos deixar de falar do mais famoso benefício do chá de camomila. Trata-se de uma bebida calmante, que ajuda a aliviar o estresse, nervosismo e ansiedade. Ou seja, possui efeito calmante e levemente sedativo.

Isso acontece graças às propriedades da camomila, que agem com efeito desacelerador da atividade cerebral e dos músculos. Isso mesmo, o efeito da camomila não se resume à mente, mas também ao corpo no geral.

Veja tambémO chá de camomila inglesa trata alergias

Ajuda a dormir melhor

Graças ao seu efeito levemente sedativo, o chá de camomila ajuda a pegar no sono e ter uma noite de sono mais agradável e sadia. Serve muito bem para casos de insônia leve ou demora para adormecer.

Alivia dores de estômago

A erva camomila também faz muito bem para o estômago, tanto para o alívio de dores nessa área quanto no benefício da digestão. Segundo o médico Juliano Pimentel, a camomila é um poderoso relaxante estomacal usado para tratar distúrbios gastrointestinais, como gases, refluxo e indigestão.

Além disso é um ótimo remédio natural para tratar e encurtar as cólicas que acontecem em crianças. No geral, o chá de camomila pode ser usado para aliviar quase todos os sintomas associados a condições como dor e ansiedade.

Azia e mal-estar estomacal também podem ser aliviados com o efeito calmante do chá de camomila.

Combate diarreia, náusea e vômitos

Por fazer tão bem ao sistema digestivo, auxiliando os processos gastrointestinais, o chá de camomila ajuda no combate a diarreia, náuseas e vômitos. No caso da diarreia, a bebida ainda consegue aliviar dores na região da barriga.

Segundo o médico Juliano Pimentel, “o cérebro e o intestino se comunicam diretamente através do nervo vago”, explica. Sendo assim, uma mente mais relaxada também pode ajudar a tratar o intestino.

Combate sintomas de gripes e resfriados

Muita gente não sabe, mas o chá de camomila faz muito bem no tratamento de gripes e resfriados. Isto porque as propriedades da planta ajudam a acalmar a irritação no nariz, garganta e pulmões.

Para isso, prepare o chá e, antes de tomar, respire o vapor da bebida. Isso vai ajudar a liberar as vias aéreas (no caso de nariz entupido), e vai mandar embora crises de espirro e irritação nasal.

Alivia cólicas e dores menstruais

A camomila é uma planta que possui compostos anódinos. Isso atribui a planta a capacidade antiespasmódica, que é excelente para aliviar as cólicas menstruais.

Toda mulher sabe o quanto incômodas e dolorosas podem ser as cólicas menstruais. Por isso, prepare um bom chá de camomila nessa situação e se deite por 15 minutos. Desse modo, as dores devem diminuir.

Essa característica do chá de camomila também serve para dores de constipação e pontadas estomacais (sintoma de indigestão e diarreia).

Estimula o sistema imunológico

Existem substâncias antibacterianas na composição da camomila. O chá da planta, desse modo, consegue estimular as funções do sistema imunológico, aumentando a defesa do corpo.

As propriedades antioxidantes desse chá também ajudam o corpo a evitar o desenvolvimento de câncer. Em especial, o chá de camomila diminui os riscos de câncer de pele, próstata, ovário e mama.

Veja também: Saiba como fazer chá de camomila

Melhora os níveis de glicose

O chá de camomila, quando tomado regularmente, ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue. Esse benefício se apresenta principalmente em pessoas que sofrem de diabetes do tipo 2.

Além de ajudar no controle do açúcar no sangue, tomar o chá de camomila diariamente ajuda na prevenção da diabetes. É uma ótima opção para as pessoas que possuem tendência de desenvolver a doença (histórico familiar).

É um anti-inflamatório natural

De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, a camomila é usada como remédio anti-inflamatório por muitos anos. De fato, essa planta possui essa capacidade e se prova uma eficaz alternativa natural para combater as inflamações.

Alivia dores de cabeça

O efeito calmante do chá de camomila se estende e também consegue aliviar dores de cabeça comuns e a enxaqueca. Para que trabalhe no combate a estas dores, é necessário tomar o chá 3 vezes ao dia.

Como preparar o chá?

Em uma panela com 1 xícara de água fervente, adicione 2 colheres (de sopa) de camomila. Desligue o fogo, tampe e aguarde por 8 minutos. Depois coe e beba o chá sem açúcar. Se quiser adoçar, opte por mel de abelha.

O chá de camomila deve ser tomando meia hora antes das refeições para diminuir o apetite

O chá de camomila pode ajudar a acelerar a queima de gordura (Foto: depositphotos)

Chá de camomila emagrece?

O chá de camomila ajuda na perda de peso de 2 formas: é diurético e diminui o apetite. Dessa forma, o consumo desse chá ajuda bastante quem está seguindo dietas de emagrecimento, acelerando o processo de emagrecimento.

De início, ao se referir ao seu poder diurético, isso significa que ele ajuda a combater a retenção de líquido. O problema de retenção é inimigo de quem quer secar a barriga, por exemplo.

E a maneira certa de fazer com que o chá de camomila diminua o apetite é tomando 1 xícara do mesmo meia hora antes das refeições. Tanto o seu sabor quanto os seus compostos vão diminuir a fome.

Receita de chá de camomila com canela

Quando o assunto é chá de camomila, não podemos deixar de falar sobre a combinação mais famosa dessa bebida: camomila e canela!

Coloque 1 xícara de água em uma panela e espere ferver. Em seguida, desligue o fogo e adicione 1 colher (de sopa) de camomila e 1 pau de canela. Deixe por 10 minutos, até que fique morno. Beba sem adicionar açúcar.

A canela é uma especiaria asiática que atribui muitos outros benefícios ao chá de camomila. Sendo um alimento extremamente saudável e natural, seu uso é muito bem vindo em bebidas como o chá de camomila.

Veja também: Chá de camomila promete iluminar cabelos claros

A adição da canela ao chá de camomila lhe dá a capacidade termogênica. Ou seja, melhora o metabolismo e acelera a queima de gordura corporal. Além disso, o reforço ao sistema imunológico dobra com o acréscimo da canela a bebida.

Bebês podem tomar esse chá?

Podem sim! O chá de camomila não possui efeitos colaterais negativos e, em bebês e crianças pequenas, é ótimo para combater as cólicas. Contudo, não exagere nem ofereça o chá diariamente. O consumo dessa bebida deve ser orientado por um médico pediatra.

Confira agora alguns truques usando o chá de camomila para tratar problemas comuns em bebês e crianças:

Nascimento dos dentes de leite

O nascimento dos dentinhos pode ser doloroso em alguns bebês. Para aliviar esse incômodo prepare o chá de camomila, espere esfriar, molhe as pontas de lenços limpos (de preferência nunca usados) no chá e congele. Depois dê para o bebê chupar.

Outra alternativa é congelar o chá de camomila em formas de gelo e dá para a criança lamber ou chupar por um curto período de tempo. O gelado e a camomila vão aliviar as dores nas gengivas.

O chá de camomila serve para controlar níveis de glicose, sendo indicado para diabéticos

Bebês podem consumir esse chá para aliviar cólicas e melhorar o sono (Foto: depositphotos)

Insônia

Use o chá de camomila em um umidificador no quarto da criança quando for colocá-la para dormir. O aroma da planta vai fazer com que a criança adormeça mais rápido.

Se você não possui um umidificador, molhe panos com o chá de camomila e deixe-os no berço. O líquido vai evaporar normalmente e espalhar o cheiro.

Cólicas

Cerca de 50 ml a 60 ml de chá de camomila sem açúcar são suficientes para aliviar a maioria das cólicas infantis. Entretanto, consulte um médico antes de começar a usar esse remédio natural. Isso é necessário e importante!

Contraindicações

Agora que já falamos sobre para que serve o chá de camomila, os seus benefícios e como tomar da forma correta, vamos falar um pouco sobre as possíveis contraindicações do chá de camomila.

Veja também: Consumir chá de camomila em excesso faz mal para a saúde?

De forma geral, esse chá só não deve ser tomado por pessoas que apresentem alergia ou hipersensibilidade a camomila. De outro modo, qualquer pessoa pode tomar o chá de camomila sem problema algum.

Alguns médicos também não recomendam esse chá para gestantes, pois em alguns casos pode causas espasmos e contrações prematuras. Mas para que chegue a esse nível, a gestante precisa exagerar no consumo.

Outra coisa importante sobre o uso do chá de camomila para crianças é sempre ter uma opinião médica. Isso é muito importante para evitar alergias ou o desenvolvimento de episódios alérgicos.