Escrito por em 06/06/2019

O chá de folha de manga é tão saudável e nutritivo quanto a própria fruta. Muitas pessoas não sabem, mas além da manga em si, as folhas da mangueira são ricas em propriedades medicinais que ajudam a combater doenças e melhorar algumas funções importantes do corpo.

Neste artigo, você vai aprender tudo sobre esse chá saudável, quais são os benefícios, como preparar, como tomar e quais são os cuidados necessários com essa bebida.

O chá de folha de manga é uma infusão de sabor suave e que pode ser usada medicinalmente para diversos objetivos. Em resumo, trata-se de um chá com propriedades antioxidantes e antibacterianas.

Nos últimos anos, o chá de folha de manga tem ficado famoso por supostamente ser usado para emagrecer. Mas será que isso é verdade? Descubra a seguir todos os principais benefícios saudáveis dessa bebida natural.

Chá de folha de manga: para que serve?

O chá de folha de manga é natural e saudável. Além disso, atua no combate aos radicais livres e ajuda a prevenir alguns tipos de câncer.

Chá com folhas e manga

As folhas da mangueira são antioxidantes, antifúngicas e antibacterianas (Foto: depositphotos)

Portanto, fizemos uma lista com todos os benefícios já classificados como verdadeiros dessa bebida pela própria ciência. Confira nos próximos tópicos:

Combate os radicais livres

Em primeiro lugar, vamos falar sobre um dos principais benefícios do chá de folha de manga: a ação antioxidante (1). Esse efeito é muito importante para a boa saúde, uma vez que melhora diversas funções do organismo e ajuda na prevenção de doenças.

A ação antioxidante, para quem não conhece, é um benefício comum de vários tipos de chás. Ela previne a oxidação das células que é provocada pelos radicais livres, substâncias malignas que dificultam o ciclo de vida celular saudável.

Em suma, consumir alimentos antioxidantes, como o chá de folha de manga, ajuda na prevenção de doenças graves como o câncer, Alzheimer, Parkinson, diabetes, hipertensão e diversas doenças degenerativas e autoimunes.

Previne e combate o câncer

Além da ação antioxidante, o chá de folha de manga possui outros benefícios que ajudam na prevenção e no combate do câncer, especificamente (2). Esse benefício é resultado de uma série de substâncias encontradas na composição dessa planta.

Em especial, os estudos foram realizados com pacientes de câncer de mama. Os resultados apontam que as folhas de manga possuem um composto antitumoral (que combate os tumores).

Combate as inflamações

Algumas pesquisas realizadas por especialistas em laboratório apontam o benefício da ação anti-inflamatória do chá de folha de manga (2). Na verdade, entretanto, desde muitos anos esta bebida natural é usada de forma tradicional como remédio natural contra inflamações.

Protege o cérebro

Outro grande benefício deste chá é a característica neuroprotetora, ou seja, um conjunto de substâncias e propriedades naturais que protegem e melhoram o funcionamento do cérebro (3).

Estudos afirmam que o consumo de produtos naturais feitos a partir de folhas de manga ajudam no funcionamento da cognição e protegem o cérebro de várias doenças, além de ser benéfico na prevenção do AVC.

Combate a diabetes

A ciência também comprovou em 2016 que as folhas de manga são anti-diabetes (4). É isso mesmo que você leu!

Os cientistas conseguiram identificar, através de pesquisas em seres humanos, que o extrato da folha de manga ajuda no tratamento e no controle da glicemia, além de ser ótimo para a prevenção dessa doença.

Possui ação contra bactérias

Os folhas de manga também são antibacterianas de acordo com um estudo realizado na Índia, em 2019. A pesquisa aponta que, se usada de forma correta (higienizadas), as folhas de manga trazem consigo o benefício de combater e eliminar bactérias do organismo (5).

Mas, é importante que as folhas estejam higienizadas para transmitirem esse benefício para o organismo humano.

Combate fungos

Por fim, mas não menos importante, as folhas de manga são antifúngicas (combatem os fungos), sendo assim um ótimo remédio natural contra doenças causadas por esses organismos (6).

Para usufruir desse benefício, o paciente pode utilizar-se do chá ou de uma pasta feita com as folhas da manga. Nesse último caso, é necessário lavá-las, amassá-las e aplicá-las sobre a região afetada pelos fungos, como pele ou unhas.

Como fazer chá de folha de manga?

Preparar o chá medicinal de folha de manga é muito simples, siga a instruções abaixo e aprenda a receita:

  1. Em uma panela, aqueça 1 xícara de água filtrada
  2. Quando ferver, desligue o fogo e adicione 1 colher (de chá) de folhas secas de manga
  3. Em seguida, tampe por aproximadamente 10 minutos
  4. Por fim, coe para retirar as folhas e beba sem adoçar.

É importante não adoçar esse chá, pois o açúcar (seja de qual for) cancela a maioria dos benefícios saudáveis.

Mas se você preferir este chá doce, opte por 1 colher (de chá) de mel de abelha. Com o mel, o chá perde o benefício de ser anti-diabetes, mas mantém os outros benefícios citados.

Como e quando tomar?

O indicado é consumir o chá de folha de manga logo após o seu preparo, pois os seus benefícios ainda não sofreram nenhuma oxidação e, por isso, não perderam benefícios.

Apesar disso, estudos comprovam que o chá mantém as substâncias medicinais por cerca de 24 horas. Após esse período, deve ser descartado.

Os melhores horários para consumir este chá são após/durante o café da manhã ou almoço. Tomá-lo uma vez por dia é suficiente para obter os benefícios saudáveis.

Além disso, certifique-se de que as folhas de manga que você pretende utilizar sejam de boa qualidade, estejam higienizadas, sejam de boa procedência e de preferência orgânicas (sem agrotóxicos e nenhuma substância ou produto prejudicial à saúde).

Chá de folha de manga emagrece?

Há algum tempo, os chás têm tomado um lugar de destaque quando o assunto é o emagrecimento saudável. Isso acontece, principalmente, devido às poucas calorias, efeito diurético e ação termogênica de diversos tipos de chás.

Em relação ao chá de folha de manga, não há confirmação científica que diga, através de pesquisas e estudos, que trata-se de um chá emagrecedor.

Contudo, mesmo sem essa validação da ciência, vale ressaltar que trata-se de uma chá pouquíssimo calórico, nutritivo e medicinal.

Portanto, ainda que não haja evidência de que ajude no emagrecimento, o chá de folha de manga pode ser usado como um substituto para bebidas com alto teor calórico, como sucos artificiais, refrigerantes, etc.

Cuidados e contraindicações deste chá

O chá de folha de manga é natural e não possui contraindicações de modo geral. Entretanto, existem alguns cuidados que devem ser tomados. Por exemplo, não é um chá recomendado para crianças e gestantes, exceto em caso de prescrição médica.

Também é um chá que não deve ser consumido caso não se saiba a procedência das folhas. Opte sempre por folhas limpas e livres de agrotóxicos/venenos.

Referências

(1) RAMBABU, K., BHARATH, G., SHOW, P. L., COCOLETZI, H. H. “Mango leaf extract incorporated chitosan antioxidant film for active food packaging“. 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30584938. Acesso em 20 de maio de 2019.

(2) FERNÁNDEZ-PONCE, M. T. et al. “Selective antitumoural action of pressurized mango leaf extracts against minimally and highly invasive breast cancer“. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28891568. Acesso em 20 de maio de 2019.

(3) EDIRIWEERA, M. K., TENNEKOON, K. H., SAMARAKOON, S. R. A “Review on Ethnopharmacological Applications, Pharmacological Activities, and Bioactive Compounds of Mangifera indica (Mango)“. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5804368/. Acesso em 20 de maio de 2019.

(4) MOHAMMED, A., RIZVI, S. I. “Anti-diabetic efficacy of young and mature leaf extract of Mangifera indica“. 2016. Disponível em: http://asianjtm.syphu.edu.cn/CN/article/downloadArticleFile.do?attachType=PDF&id=328. Acesso em 20 de maio de 2019.

(5) CHIRAYATH, R. B. et al. “Development of Mangifera indica leaf extract incorporated carbopol hydrogel and its antibacterial efficacy against Staphylococcus aureus“. 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30903976. Acesso em 20 de maio de 2019.

(6) OMAR, N. H., MOHD, M., MOHAMED NOR, N. M. I., ZAKARIA, L. “Characterization and pathogenicity of Fusarium species associated with leaf spot of mango (Mangifera indica L.)“. 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29233777. Acesso em 20 de maio de 2019.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.