Por Redação em 19/09/2018

Você sabe para que serve o chá de salsa? Essa erva de sabor especial é muito utilizada como tempero na culinária, mas o que pouca gente sabe é que ela também pode ser consumida na forma de chá e que faz muito bem para a nossa saúde.

A salsinha, como também é conhecida, tem origem no Mediterrâneo e é considerada uma planta medicinal, pois é rica em vitaminas e minerais e pode ser utilizada no tratamento e na prevenção de várias doenças e problemas de saúde.

Além disso, é uma planta muito acessível, já que é facilmente encontrada em supermercados e feiras, por um preço bem barato. Mas, para quem gosta de plantar, o cultivo da salsa também é muito simples e pode ser feito em um vasinho ou em uma pequena horta caseira.

O chá de salsa é uma ótima forma de aproveitar todos os benefícios da erva, devido a sua múltipla ação no nosso organismo. Se você quer saber como se faz o chá de salsa, quais são as propriedades da planta e quais são os seus benefícios para a saúde, confira o nosso artigo completo abaixo.

Para que serve: Quais os benefícios do chá de salsa?

Segundo a nutricionista e fitoterapeuta, Juliana Vilar, a salsa possui diversas propriedades benéficas ao organismo. “Entre elas estão sua ação antioxidante, antimicrobiana, diurética, laxativa, anticoagulante e hipotensiva. Além disso, contém minerais e vitaminas, especialmente pró vitamina A, vitamina C e vitamina K”, afirma.

Copo com salsa

O chá de salsa deve ser tomando duas vezes ao dia, uma hora antes das refeições (Foto: depositphotos)

De maneira geral, a salsa é muito utilizada no tratamento de doenças renais, mas também pode ser utilizada em casos de problemas intestinais, ajudando a melhorar a digestão e evitando problemas como a prisão de ventre, por exemplo. Além disso, por ser diurética, também ajuda a combater a retenção de líquidos.

Por ser rico em antioxidantes, o chá de salsa previne ainda o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças graves, como o câncer e doenças cardíacas.

Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a diminuir quadros de gripe e resfriados, devido a sua alta concentração de vitamina C. Outro benefício muito importante desta planta medicinal está ligado com a prevenção da anemia, já que ela é rica em ferro e ácido fólico.

O consumo regular do chá de salsa também ajuda a prevenir e a tratar diabetes, hipertensão, trombose e AVC, pois é muito benéfica para a circulação, evitando a formação de coágulos no sangue.

Serve para os rins?

Sim, o chá de salsa é muito bom para os rins. Dentre todos os benefícios desta bebida, destaca-se, principalmente, a purificação do sistema renal. A salsa ajuda os rins a filtrar as toxinas de forma mais eficiente, impedindo que se formem cálculos e pedras, além de também combater a infecção urinária.

Veja também: Chá de salsa emagrece?

“Há muitos anos a salsa é conhecida popularmente por apresentar ações benéficas aos rins. Seu uso está associado a redução da incidência de formação de cálculos renais e, além disso, o consumo do chá contribui para o aumento da ingestão hídrica, o que favorece o bom funcionamento dos rins”, complementa Juliana.

Por este motivo, o chá de salsa estimula a função renal e é especialmente indicado para pessoas com histórico familiar de insuficiência renal e pedras nos rins. E, para melhorar ainda mais, esse efeito de limpeza também se estende a outros órgãos, como o fígado e as vesículas.

É possível emagrecer tomando chá de salsinha?

Além de todos os benefícios citados acima, a salsinha também pode ajudar no processo de emagrecimento. O chá de salsa é indicado para quem quer perder peso devido às suas propriedades diuréticas e anti-inflamatórias. Ele também ajuda o corpo a se livrar de substâncias tóxicas como, sal em excesso, corantes e conservantes.

Juliana destaca a função diurética desta bebida. “O chá de salsa pode auxiliar no processo de emagrecimento devido às suas propriedades diuréticas, pois com o seu consumo, a retenção de líquido é diminuída, reduzindo o inchaço. O chá de salsa pode ainda ajudar a reduzir a ansiedade e, consequentemente, a compulsão por comida”, ressalta a nutricionista.

Portanto, se você quer saber se alguém já emagreceu tomando chá de salsinha, saiba que esta bebida pode sim ser uma grande aliada para dietas, desde que se tenha uma rotina e uma alimentação saudável. Lembre-se que nenhum chá ou alimento podem fazer milagre, perder peso envolve mudança na alimentação e gasto calórico com exercícios físicos.

Como se faz o chá de salsa?

Para o preparo do chá de salsa, Juliana orienta picar um maço de salsa e colocar 2 colheres (de sopa) cheias em um recipiente. Em seguida, adicione 1 litro de água filtrada fervente e abafe por cerca de 5 minutos com uma tampa. Passado esse tempo, coe e sirva o chá natural, adoçado ou com gotas de limão.

Porém, antes de preparar o chá, Juliana aponta que é muito importante lavar bem as folhas da erva. “Deve-se ter bastante cuidado com a higiene para evitar contaminações microbianas. Por isso, é essencial lavar bem as folhas da salsa em água e solução sanitizante antes de preparar o chá”, alerta a nutricionista.

A profissional também ensina a melhor forma de consumir o chá. “O chá de salsa deve ser consumido fresco, pois com o tempo pode sofrer oxidação e perder parte de suas propriedades benéficas. O melhor seria ingerir o chá pelo menos 2 vezes ao dia, no mínimo 1 hora após as refeições, para que não haja competição dos componentes do chá com os nutrientes dos alimentos”.

Além da receita tradicional, existem outras combinações possíveis de fazer com o chá de salsa. Sãos elas:

Chá de salsa com limão

A combinação do chá de salsa com o limão é bastante eficiente. O limão tem alto poder nutritivo e também pode ser usado para melhorar o gosto do chá de salsa, que pode não ser muito agradável para algumas pessoas.

Veja também: Chá de Salsa – Benefícios e propriedades

Para preparar, lave bem a salsa e coloque 2 colheres (de sopa) da erva em um recipiente. Em seguida, adicione 1 litro de água filtrada fervente e o suco de 1 limão. Abafe e deixe descansar entre 5 e 10 minutos. A outra opção é usar as gotas de limão para adoçar o chá de salsa, como sugerido pela nutricionista Juliana Vilar.

Ramo de salsa

Por ter efeito diurético, o chá de salsa pode ajudar no emagrecimento (Foto: depositphotos)

Chá de salsa com gengibre

O gengibre também é uma ótima opção para combinar com o chá de salsa. Ele é termogênico, refrescante e também proporciona muitos benefícios para a nossa a saúde.

Para preparar, lave bem a salsinha e o gengibre. Corte um pedaço de gengibre de mais ou menos 4 cm, coloque-o em uma panela com 1 litro de água e deixe ferver por 5 minutos. Em seguida, adicione 2 colheres (de sopa) de salsa. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe a mistura descansar por 20 minutos. Depois, é só coar e beber.

Além do chá, também é possível utilizar salsa e gengibre nos sucos de fruta. “A salsa pode ser uma boa opção para adicionar aos sucos de fruta, onde também pode-se utilizar o gengibre, que por ter ação termogênica, pode auxiliar no processo de emagrecimento”, indica Juliana.

Chá de salsa com canela

A canela é extremamente saborosa e também possui ação termogênica, ajudando a acelerar o metabolismo. Também é uma opção muito benéfica para misturar com o chá de salsa.

Para preparar, use a mesma quantidade de salsa das outras receitas (2 colheres de sopa) e 1 pau de canela. Coloque a salsa e a canela em uma panela e acrescente um litro de água. Deixe a mistura ferver por mais ou menos 5 minutos, depois coe e beba.

Essa bebida tem contraindicações?

Assim como a maioria dos chás de ervas medicinais, o chá de salsa também possui algumas contraindicações importantes. Ele não é recomendado, principalmente, para grávidas, pois pode ser perigoso para a saúde do feto e da mulher.

“Para gestantes há o risco de aborto, pois alguns compostos presentes estimulam o útero, podendo causar sangramentos, além de passar pela placenta e causar taquicardia no feto. Pessoas com hipotensão (pressão baixa) e diabéticos também devem ter cautela, pois este chá pode provocar redução da pressão arterial e da glicemia”, explica Juliana.

Outras formas de consumir a salsa

Agora que você já sabe para que serve o chá de salsa e quais são os benefícios da salsa para o organismo, não deixe de incluir essa erva tão poderosa na sua alimentação. Na culinária, ela é um excelente tempero e ainda pode ser utilizada na ornamentação de diferentes tipos de pratos e receitas.

Veja tambémChá verde: Veja 3 receitas com suco detox de gengibre para emagrecer

“A salsa é um excelente condimento, podendo ser utilizada em preparações culinárias como carnes, pescados, massas e sopas. O sabor e o aroma ficam mais acentuados quando se usa a planta fresca e recém colhida, por isso, é interessante acrescentá-la apenas no fim do cozimento e abafar a preparação um pouco antes de servir”, orienta Juliana.