Escrito por em 18/12/2017 (atualização: 20/12/2017)

A planta de origem indiana também é conhecida por muitos como patchouly, patchouli, patcholi, pachuli, pachouli, patechuli, patexulí, vetiver e oriza. Ela tem seu óleo essencial usado há muitos anos na medicina alternativa, principalmente como incenso, inseticida e repelente.

Mas ao longo dos anos e devido aos avanços das pesquisas, descobriu-se que a patchouli tem diversas outras funções. Exceto a raiz da planta, todo o resto dela pode ser usada em tratamentos naturais.

Na medicina alternativa, a planta pode ser usada para quem deseja combater celulites, varizes, tratar problemas de dores musculares, inflações, retenção de líquido, aliviar sintomas de picada de insetos e evitar a proliferação de bactérias no organismo.

Para quê serve a patchouli?

O uso da patchouli ajuda a tratar doenças dermatológicas, como acnes e cicatrizes

Essa planta retarda o processo natural de envelhecimento (Foto: depositphotos)

As aplicações da planta servem tanto para benefícios emocionais até para tratar problemas de pele. O uso da patchouli ajuda a tratar doenças dermatológicas, acnes, eczema, pele rachada, cicatrizes, pé de atleta, queimaduras, dermatite, caspa, reduz a oleosidade do rosto e é um regenerador celular.

Além disso, a patchouli também ajuda a contrair e unir os tecidos, o que proporciona à pele uma maior firmeza, retardando o processo natural de envelhecimento da derme.

A planta também pode ser usada para quem busca tratar problemas como depressão, ataques nervosos, ansiedade, insônia e ainda ajuda a melhorar a concentração.

A patchouli ainda é uma planta afrodisíaca, revitalizante, antisséptica, antibacteriana, antiacnéica, antifúngica, citostática, condicionante, descongestionante, emoliente, demulcente, aromática, antimicrobiana, higienizante, recondicionadores, fixadora, desodorante e tônica.

Veja tambémDescubra quais são as receitas de chás refrescantes mais comuns

Outra utilidade para tratamentos naturais que a patchouli é para tratamentos de cólicas menstruais, coriza, diarreia, dor muscular, eructação, dor de cabeça, fastio, febre, perda de apetite, diarreia, dispepsia, estimulante, náusea, vômito, fortalecer o sistema imunológico, tosse, influenza e halitose.

Formas de utilizar o óleo da Patchouli

Chá de Patchouli

Ingredientes

  • 4,5 a 9 g de patchouli seca;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferva a água e acrescente a erva. Depois que a água atingir a fervura, desligue o fogo e abafe o recipiente por 10 minutos.

Veja tambémSaiba quais chás não devem ser consumidos por quem tem labirintite

Massagem

50 gotas do óleo essencial extraído da patchouli pode ser misturado em 120 ml de hidratante corporal e servir como ótimo massageador.

Banho

Colocar duas gotas do óleo na esponja de banho e espalhar pelo corpo é outra maneira de aproveitar os benefícios trazidos pela planta.

Compressa

Caso a área seja pequena, você pode utilizar um pedaço de algodão para fazer a compressa. Molhe-o em água morna com as gotas de óleo e aplique na área afetada.

Veja também: Como fazer em casa criativos descansos para canecas de chás