Publicado por Redação

Nos dias de calor, nada melhor do que uma bebida bem gelada e refrescante para acabar com aquela sensação de esmorecimento que as altas temperaturas proporcionam. Nesse sentido, você sabia que algumas plantas apresentam propriedades que fazem um bem danado para o corpo? Pois bem, é nessa linha que seguirá esse texto, com receitas de chás refrescantes que vão te surpreender e, melhor, você pode fazê-los em casa.

Você pode se perguntar porque o chá está com essa bola toda nas indicações. Saiba que o chá é uma das bebidas mais versáteis que se tem notícia, já que ele pode ser consumido tanto no frio quanto no calor. Para atingir a missão de refrescar no calor, a dica é investir em chás gelados. Porém, para prepará-lo, basta seguir algumas dicas de preparo.

Chás refrescantes

(Foto: depositphotos)

Depois de conhecer a versatilidade e os benefícios dos chás também para os períodos de altas temperaturas, você vai pensar duas vezes antes de recorrer a qualquer outra bebida quando a intenção for se refrescar. A julgar pela facilidade e bem-estar atrelado, você não vai pensar duas vezes ao trocar o refrigerante por um delicioso e benéfico chá natural.

Ah! Vale ressaltar que, mesmo tratando-se de chás naturais, a dica é consultar o seu médico. Ele vai certificar que o chá não trará nenhum tipo de complicação para a sua saúde, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento de certos tipos de alergias ou problemas de saúde como um todo, que podem ser potencializados pela ingestão dessas substâncias.

Chá de Limão, hortelã e erva-doce

Ingredientes

– 500 ml de água;
– 1 limão;
– 2 saquinhos de chá de erva doce;
– 2 saquinhos de chá de hortelã ou menta;
– Mel a gosto.

Modo de preparo

Coloque a água em uma panela com tampa e leve ao fogo para aquecer um pouco. Quando estiver chegando próximo ao ponto de fervura, desligue o fogo e adicione os saquinhos de chá e tampe o recipiente. Deixe descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, retire os saquinhos e espere o chá esfriar totalmente. Esprema o limão e adicione à bebida.

Pegue um recipiente com capacidade para um litro. Coloque o chá e complete com água gelada até enchê-lo por inteiro. Depois disso, basta adoçar com mel, mexer e estará pronto para ser servido. Na hora de servir, a dica é acrescentar algumas pedras de gelo. Para conservá-lo, armazene na geladeira.

Veja também: Chá de hortelã romana: indicado para tratar artrite e artrose

Chá verde com maçã e hortelã

Ingredientes

– 300 ml de água filtrada;
– 100 ml de suco de maçã sem açúcar;
– 1 saquinho de chá verde;
– 4 raminhos de hortelã fresca;
– 1 colher (de sopa) de suco de limão;
– Mel para adoçar.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver em uma panela. Quando começar a entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente os saquinhos de chá e dois raminhos de hortelã. Espere o chá esfriar e acrescente o suco de maçã, o suco de limão e o mel a gosto. Leve à geladeira e sirva a bebida gelada. Se preferir, você pode incluir algumas pedras de gelo. Ah! Lembre-se de acrescentar os outros raminhos de hortelã no copo para decorar.

Veja também: Limonada de maçã: o suco para quem sofre com diabetes

Chá preto com limão siciliano

Ingredientes

– 500 ml de água filtrada;
– 1 limão siciliano;
– 1 saquinho de chá preto;
– 1 colher (de chá) de mel;
– Cubos de gelo.

Modo de preparo

Coloque 250 ml de água para ferver. Antes de atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente o saquinho de chá. Deixe descansar por cinco minutos. Não esqueça de deixar o recipiente tampado. Coloque a água restante na geladeira.

Acrescente ao chá, a água gelada e o suco do limão siciliano. Por último, acrescente o mel. Mexa bem. Antes de servir, use uma peneira para remover os possíveis resíduos do limão. Na hora de servir, use os cubos de gelo.

Veja também: Super receita de chá à base de limão para acalmar

Veja mais!