Escrito por em 14/09/2018

Quando se fala no chá de dente de leão, você sabe quais os seus benefícios é para que ele serve? Essa é uma dúvida bastante comum, sobretudo no que se refere aos ingredientes naturais que são indicados para tratar e prevenir doenças.

A fim de esclarecer essa e muitas outras dúvidas sobre essa espécie, o Chá Benefícios preparou um artigo especial que vai deixar você muito bem informado sobre as vantagens e desvantagens de incluir o chá do dente de leão no seu tratamento.

Uma medida que pode prevenir e passar mais segurança para o paciente no que se refere a utilização da bebida, é recorrer a um médico. Ele possui conhecimento suficiente para a boa utilização da erva.

Chá de dente de leão: como fazer

Para preparar o chá de dente de leão é muito fácil, basta você ter a mão 1 litro de água quente e 2 colheres (de sopa) das raízes da planta. Misture os dois ingredientes de uma só vez e deixe descansar por cerca de 10 minutos.

Passado esse tempo, use uma peneira para facilitar a remoção das partes da planta utilizadas e o chá de dente de leão estará pronto para ser consumido. A indicação é não utilizar açúcar nem qualquer outro tipo de adoçante.

Ramos de dente de leão

O fígado é o órgão mais beneficiado pelo chá de dente de leão (Foto: depositphotos)

Como a planta dente de leão é bastante fácil de ser encontrada, quando não tiver certeza da sua procedência, opte por comprá-la em uma loja de produtos naturais. Pois ela pode ter sido contaminada por urina de cachorro ou resíduos de esgoto.

Curiosidades sobre o dente de leão

O dente de leão é considerada daninha por muitos, tamanha é a facilidade com que se dissemina. No nordeste do Brasil é conhecida como “esperança”, mas também pode ser conhecida por taraxaco, alface-de-cão, amargosa e amor-de-homem.

Nos Estados Unidos, as flores da planta costumavam ser usadas para a fabricação de um licor. Esta planta, por ser muito comum, além de fazer parte da culinária de países da Europa, costumeiramente é utilizada em saladas e sumos.

Benefícios do chá de dente de leão

O chá de dente de leão é conhecido pela grande quantidade de vitaminas e sais minerais. Ele contém ferro, cálcio, potássio, ácido fólico e manganês. Já entra as vitaminas, podem ser encontradas na sua composição as vitaminas A, B6 , C e K.

Veja também: Chá de ‘dente-de-leão’: amigo da pele e da saúde em geral

A erva também possui tiamina e riboflavina. Ou seja, ela possui maior valor nutricional do que a grande maioria dos vegetais. Daí já dá para perceber o quão benéfico esse chá pode ser para a saúde, quando ingerido sob orientação médica.

Nesse sentido, o chá de dente de leão pode ser usado para tratar e curar muitos problemas relacionados à saúde. Fique de olho a partir de agora e confira quais são os principais benefícios dessa erva.

  • Melhora a circulação sanguínea
  • Efeito desintoxicante
  • Faz bem para o fígado
  • Efeito diurético
  • Auxilia a digestão
  • Faz bem para os ossos
  • Combate o câncer
  • Previne a anemia
  • Combate à depressão
  • Controla o diabetes

Depois de conhecê-los, agora chegou a hora de aprofundar um pouco mais em cada um desses pontos. A partir de então, vai entender melhor como o chá de dente de leão atua para prevenir ou resolver cada um desses problemas.

Melhora a circulação sanguínea

O chá de dente de leão estimula a circulação sanguínea. Dessa forma, o corpo acaba ganhando com isso, já que a possibilidade de obstrução das artérias é reduzida.

Efeito desintoxicante

As substâncias presentes na composição do dente de leão promovem uma verdadeira limpeza no organismo. Além de eliminar o acúmulo de toxinas, faz bem também para as pessoas que cometeram excessos na bebida.

Faz bem para o fígado

O fígado é o órgão mais beneficiado pelo chá de dente de leão. Ele ajuda a eliminar as toxinas do sangue e desobstruir os canais biliares. Por sinal, esses benefícios são os principais que popularizaram o uso da planta ao redor do mundo.

Efeito diurético

O chá de dente de leão é também um poderoso diurético. Esse efeito é sentido a partir da utilização das folhas da planta. Ao contrário do que acontece com outros diurético, o dente de leão preserva o potássio.

Auxilia a digestão

A ingestão do chá de dente de leão auxilia no processo digestivo, equilibrando as bactérias naturais e benéficas nos intestinos. Ele também pode aumentar a liberação de ácido estomacal e bile para auxiliar o processo, sobretudo na digestão das gorduras.

Faz bem para os ossos

Por ser rico em cálcio, o chá de dente de leão é essencial para o crescimento e a força dos ossos. Dessa forma, ele protege os ossos contra os danos relacionados ao avanço da idade, prevenindo até doenças como a osteoporose.

Combate o câncer

O chá de dente de leão pode ser usado para conter a reprodução das células relacionadas a certos tipos de câncer. Ele impede que elas se espalhem e atinjam outras áreas do corpo, justamente pela ação dos antioxidantes e fitonutrientes.

Previne a anemia

Devido a grande quantidade de vitaminas e sais minerais, a ingestão supervisionada do chá de dente de leão pode ser usada contra doenças como a anemia. Isso é reflexo na formação de glóbulos vermelhos.

Combate a depressão

O chá de dente de leão é considerado uma rica fonte de vitaminas B que melhora o humor. Além do mais, o efeito anti-inflamatório também pode proporcionar alívio da depressão.

Controla o diabetes

Entre os diabéticos, o chá de dente de leão estimula a produção de insulina do pâncreas, mantendo assim o nível de açúcar no sangue baixo. Por ser uma bebida diurética, ela ajuda a remover o excesso de açúcar do corpo.

Dente de leão emagrece?

Quando um ingrediente apresenta muitos benefícios relacionados a saúde, a possibilidade de também ajudar nas dietas de perda de peso também chama atenção do público. Para início de conversa, o chá de dente de leão pode sim ajudar a emagrecer.

Apesar de ser considerado bastante nutritivo, o chá de dente de leão tem pouco valor calórico, sendo apenas 25 calorias em uma xícara. Dessa forma, ele pode ser inserido no seu cardápio sem qualquer dano calórico.

Veja também: Dente de leão – Seu chá é rico em propriedades e emagrece!

O chá de dente de leão é considerado emagrecedor, quando consumido de forma paralela com outros cuidados. O primeiro deles vem com a adequação alimentar, aumentando o consumo de alimentos saudáveis e cortando embutidos e frituras.

Quanto à ingestão, o mais aconselhável é recorrer a um médico, já que o seu excesso pode trazer complicações para o corpo. No geral, a ingestão é compreendida em até três xícaras ao dia.

Outro cuidado que se deve ter para que o chá ajude nos efeitos desejados é a inclusão de exercícios físicos no seu dia a dia. A partir de tudo isso, o chá de dente de leão pode ajudar na eliminação do peso extra.

Dente de leão para vesícula

Entre as tantas utilizações do chá de dente de leão para à saúde humana, uma que também tem relevante destaque é a possibilidade de ajudar a tratar casos relacionados a vesícula biliar.

A vesícula biliar é o órgão o responsável pelo armazenamento da bile. Quando funciona dentro da normalidade, a vesícula esvazia para facilitar a digestão, favorecendo assim, os movimentos dos intestinos e a absorção dos nutrientes.

Flocos do dente de leão

Por ser diurético, esse chá tem efeito emagrecedor (Foto: depositphotos)

O problema mais frequente da vesícula biliar é a presença de cálculos. Dependendo da gravidade, esses cálculos podem adquirir tamanhos variados, o tamanho de um grão até o tamanho de uma pera.

O chá de dente de leão aumenta a produção de bile, reduzindo, assim, a inflamação. Isso acaba ajudando a evitar os problemas relacionados à vesícula biliar e bloqueios dos dutos que garantem o bom funcionamento do órgão.

Cuidados e contraindicações

Toda erva medicinal que se vá incluir no dia a dia de qualquer paciente precisa de cuidado e atenção. Não é porque ela é natural que os perigos da sua utilização são minimizados. Por isso, é bom ficar atento a tudo!

O uso do chá de dente de leão é contraindicado para mulheres que estão grávidas ou amamentando, também entre as crianças, hipertensos, pessoas com pedras na vesícula ou nos rins, glaucoma e com úlceras estomacais.

Para solucionar qualquer outra dívida, o mais indicado é recorrer a um profissional médico, já que, dependendo do organismo de cada paciente, as restrições podem ser ainda maiores.

O uso consciente do chá de dente de leão

Depois de tudo que foi apresentado nesse artigo, certamente agora você já possui bem mais conhecimento a respeito do chá de dente de leão do que antes. Com todas essas informações, procure o que é melhor para a sua saúde.

Nesse sentido, não dispense a consulta a um profissional médico para qualquer dúvida. É bom levar em consideração que, mesmo se tratando de um ingrediente natural, seu mau uso pode trazer consequências para o bom funcionamento do corpo.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.