Publicado por Redação

Alguns chás são usados para aliviar estresse, acalmar o sono ou até mesmo para ter o gosto apreciado por quem é fã da bebida. Mas existem algumas ervas capazes de curar e combater inúmeras doenças, entra elas a gordura no fígado.

Mas apesar de ser eficaz no tratamento da gordura do fígado, nenhuma receita de chá pode substituir o tratamento receitado por um médico. Procure sempre a orientação e acompanhamento de um profissional da área para evitar que o problema se agrave.

Chás para gordura no fígado

Solução de Cebola

Ingredientes

-4 cebolas;
-1 litro de água.

Modo de preparo

Leve as cebolas ao fogo e deixe-as cozinhando. Depois de fervida, reserve a bebida e vá ingerindo pequenas doses ao longo do dia por um período de um mês.

Além dos chás, uma alimentação balanceada e a prática do exercício físico são ideais para evitar a doença

Os chás combatem a gordura no fígado mas é importante uma dieta saudável (Foto: depositphotos)

Vagens de Pau-Ferro

Ingredientes

3 vagens;
1 litro de água.

Modo de preparo

Amasse as vagens e deixe-as de molho na água por três dias. Depois do período, consuma a mistura duas vezes por dia.

Chá de Chapéu de Couro

Ingredientes

-20g de chapéu de couro;
-1 litro de água.

Modo de preparo

Depois de ferve a planta, desligue o fogo e abafe o recipiente por alguns minutos. Consuma a bebida pelo menos três vezes ao dia.

Erva Pombinha trata problemas no fígado

Chá de Alface

Ingredientes

-80 g de alface;
-1 litro de água.

Modo de preparo

Leve os dois ingredientes ao fogo para ferver. Desligue o fogo e deixe a bebida abafada pro alguns minutos. Beba em seguida.

Chá de cardo mariano

Ingredientes

-2 colheres (de chá) de sementes de cardo mariano;
-2 xícaras de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e depois de fervida adiciona as sementes de cardo mariano. Deixe a mistura repousando por 15 minutos. Depois do tempo, coe e beba 30 minutos antes de cada refeição.

Chá de Alforva

Ingredientes

  • 25 gramas de sementes de alforva.

Modo de preparo

Fragmente as sementes no liquidificador e depois adicione em sucos, sopas, saladas e demais bebidas.

Chá de Ispagula

Ingredientes

-10 gramas de casca de ispagula;
-1 xícara de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e acrescente a casca de ispagula. Depois de fervida, deixe a mistura abafada por aproximadamente 10 minutos. Coe e beba até duas vezes ao dia.

Chá da castanha do Pará para distúrbios do fígado

Gordura do fígado

Também conhecido como esteatose hepática, o acúmulo de gordura no fígado quando não é devidamente tratado, pode ocasionar em inúmeros problemas de saúde. Entre elas a perda do funcionamento das células, cirrose, entre outros, podendo ser necessário até mesmo um transplante do órgão.

Esse acúmulo de gorduras pode ter inúmeras causas, como a ingestão indiscriminada de alimentos que fazem mal à saúde, como frituras, comidas gordurosas, doces, álcool, entre outros.

Algumas doenças também podem gerar o problema de gordura no fígado, como a obesidade, hepatite, colesterol alto, descontrole na tireoide e diabetes.

Sintomas da gordura no fígado

“Você precisa fazer pelo menos uma vez por ano uma ultrassom para saber se tem esteatose hepática, pois a gordura no fígado, a princípio, não dá sintomas, eles só aparecem na fase mais avançada da doença, que é quando aparece a hepatite”, revela o especialista Dayan Siebra.

Mas em alguns casos os pacientes podem sentir sintomas como fadiga e uma dor na parte superior direito do abdômen.

Como evitar a gordura no fígado

Além da ingestão dos chás citados acima, algumas práticas devem ser evitadas e outras realizadas por quem deseja evitar ou combater a gordura no fígado.

Conheça o poderoso chá que trata fígado gorduroso

É importante manter uma dieta saudável e rica, optando pelo consumo de alimentos integrais e mais leves, como a carne branca, legumes, peixes, farinha de trigo e macarrão e arroz integrais.

Segundo o especialista, também é importante evitar sucos de fruta, mesmo os naturais, devido à frutose presente na bebida. “Comer fruta pode, mas o suco é o problema. A frutose tem o mesmo metabolismo que o álcool no fígado, então você pode desenvolver esteatose hepática não-alcoólica devido a ingestão em excesso de suco de fruta”, aconselha.

É fundamental também deixar de lado vícios como o cigarro e o consumo de bebida alcoólica. Evite também alimentos ricos em gorduras e carboidratos simples, como as carnes vermelhas, alimentos industrializados, refrigerante, pizza, linguiça, pão branco, manteiga, entre outros.

A prática do exercício físico é também ideal para quem deseja manter o fígado livre de gorduras, principalmente porque o acúmulo de gordura abdominal também pode causar o problema.

Veja mais!