Publicado por Redação

Você já pensou na quantidade de benefícios que alguns chás podem apresentar para a saúde? Se a resposta foi negativa, está na hora de rever seus conceitos e aprender como fazer essas bebidas! O chá de limão com alho, por exemplo, a partir do seu preparo e ingestão, seu corpo ficará protegido.

Antes de conhecer a receita com todo o seu passo a passo, é importante que você saiba que o chá de limão com alho possui ação antibacteriana, antibióticas, antifúngicas, anti-inflamatórias e antioxidante.

Isso só se faz possível, graças à junção das propriedades desses dois ingredientes. Dessa forma, preparar a bebida é uma tarefa bem fácil, basta seguir as especificações da receita que virá a seguir.

É essencial saber como fazer chá de limão com alho

Embora muito popular, nem todo mundo sabe como fazer o chá de limão com alho (Foto: depositphotos)

Receita ensina como fazer chá de limão com alho

Agora, preste atenção como é fácil preparar o chá de limão com alho. Antes de ingeri-lo, vale o alerta: Não tome nenhum medicamento por conta própria, mesmo este sendo natural. É sempre bom procurar o médico.

Ingredientes

  • 400 ml de água filtrada;
  • 1 limão inteiro;
  • 2 dentes de alho;
  • 2 colheres (de sopa) de mel para adoçar.

Modo de preparo

Para preparar o chá, você vai precisar de uma panela com tampa. Com o recipiente em mãos, coloque a água para ferver. Assim que estiver apresentado os primeiros sinais de ebulição, acrescente o alho ralado, o suco do limão e o próprio limão cortado em partes.

Depois de acrescentar todos os ingredientes, deixe ferver por cinco minutos. Passado o tempo recomendado, preserve o recipiente tampado por mais cinco minutos, ou até esfriar um pouco. Antes de ingerir a bebida, use uma peneira para remover todo o alho e adoce com mel.

A dica é que o chá de limão com alho seja ingerido ainda morno. Quanto a recomendação, tome até três xícaras por dia.

Veja também: Chá de limão faz mal para o estômago? Descubra

Propriedades e benefícios dos ingredientes

Depois de ter aprendido a fazer a receita do chá de limão com alho, agora chegou a hora de conhecer todas as propriedades e benefícios que estão vinculados aos dois ingredientes.

Benefícios e propriedades do limão

O limão é uma fruta conhecida pela sua acidez e pela quantidade de vitamina C que ela possui. Mas, os benefícios do limão vão muito além do que você pode imaginar.

O limão é rico em vitamina A (retinol), vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina) e vitamina C (ácido ascórbico), além de sais minerais como o potássio, fósforo, ferro, cálcio, sódio, magnésio, enxofre, pectinas e ácidos orgânicos.

Ele serve para desintoxicar e depurar o corpo, eliminando as toxinas e resíduos; possui propriedades homeopáticas que servem como diurético; é ainda expectorante, antisséptico, bactericida, antiespasmódico, antidepressivo, anti-inflamatório, antiescorbútico e diaforético.

Como se não bastasse, a fruta é sudorífera, alcalinizante, adstringente, antibiótica, depurativo e antianêmico. O limão ajuda ainda a aliviar os sintomas de enjoos, previne ou reduz a febre, aperiente e vitaminizante.

“O limão é um verdadeiro detergente, diminuindo as gorduras presentes nas células. Ele também alcaliniza o sangue, eliminando as toxinas presentes nele. Isso faz com que o seu organismo se torne mais saudável e funcione melhor”, afirma a nutricionista Alessandra de Almeida.

Propriedades e benefícios do alho

O alho é rico em nutrientes, tais como vitaminas, sais minerais e aminoácidos que são essenciais para se manter uma dieta saudável e equilibrada. Ele atua no organismo como expectorante, vasodilatador, combatente o colesterol e possui efeito fungicida e antibactericida.

Ele pode ser usado no tratamento da trombose e arteriosclerose. “O alho estimula o sistema imunológico, atua como antiviral e antibiótico”, acrescenta o médico Juliano Pimentel.

Muito indicado para ajudar nos tratamentos contra problemas cardíacos, o alho ainda possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, combatendo o envelhecimento das células e dos órgãos.

Benefícios e propriedades do chá de limão com alho

Na combinação entre limão e alho, preparados na forma de chá, o corpo pode se beneficiar com o melhoramento da circulação, aumento da resistência do corpo, combater gripes, resfriados e quaisquer outros problemas do sistema imunológico.

A substância age diretamente nas células de defesa do corpo, combatendo o vírus que provoca a gripe. Em decorrência do efeito antisséptico, a bebida preparada com o limão combate a ação de bactérias e vírus, inclusive reduzindo a dor de garganta.

“O efeito do alho é muito melhor se ele estiver associado a um meio ácido. Ele tem mais chances de fazer efeito no nosso organismo quando misturado com limão, por exemplo”, afirma o biólogo e especialistas em planas do canal Autor da Própria Saúde, Daniel Forjaz.

Segundo Juliano Pimentel, o chá “ajuda a tratar a prisão de ventre, pois estimula o funcionamento intestinal; desintoxica o organismo, ajuda a emagrecer e melhora a aparência da pele, além de proteger os órgãos de doenças degenerativas e infecções como candidíase, pois diminui a acidez do sangue”.

Cuidados e precauções

Assim como acontece com qualquer outra substância, natural ou não, consultar o médico deve ser uma das prioridades do paciente. Mesmo se tratando de ingredientes naturais, eles podem trazer complicações para a saúde.

No preparo do chá de limão com o alho, a presença desse último ingrediente pode não fazer tão bem para mulheres que estão em processo de amamentação. O ingrediente pode trazer complicações para a mãe que também podem ser reflexo no bebê.

Outro ponto que também deve ser levado em consideração é o consumo em excesso do chá de limão com alho, principalmente pela presença do alho, por pacientes com problemas estomacais e úlceras.

Veja mais!