Publicado por Redação

Atire a primeira pedra quem nunca usufruiu dos conhecimentos da vovó para resolver qualquer que seja o problema relacionado a saúde. Nesse sentido, será que o chá de limão faz mal para o estômago?

Antes de ir direto para a resposta da pergunta, é importante destacar os poderes curativos que o chá de limão apresenta para o ser humano.

O limão é facilmente encontrado em supermercados e feiras livres, vendido a preço bem acessível.

É importante que, antes de inserir qualquer tratamento alternativo na sua rotina, mesmo aqueles com a utilização de ingredientes naturais como as frutaso médico deve ser consultado. Isso vai evitar possíveis complicações que venham a surgir.

Faz mal para o estômago o chá de limão? Entenda

O consumo correto do chá de limão não faz mal ao estômago

O consumo é que vai determinar se o chá de limão faz ou não mal para o estômago (Fotos: depositphotos | Arte/montagem: Chá Benefícios)

Para início de conversa, o chá de limão é benéfico para tratar problemas relacionados ao estômago.

Ele exerce efeito relaxante para o órgão, funcionando como um excelente digestivo. Então não, ele não faz mal para o estômago desde que consumido corretamente.

Isso acontece devido a composição atômica da fruta ser semelhante à saliva e também aos ácidos clorídricos que compõem os sucos gástricos. Isso incentiva o corpo a processos os alimentos mais lentamente.

O chá de limão também é indicado para pessoas que sofrem de problemas de acidez, gastroenterite, fermentação gastrointestinal e estomatite.

De acordo com o médico Juliano Pimentel, “o limão é um fruto muito nutritivo, que vai ajudar a melhorar o metabolismo e alcalinizar no estômago”.

Porém, consumir limão em excesso faz mal. “Até determinado ponto, o limão consegue ser neutralizado”, completa o médico.

As pessoas que possuem sensibilidade estomacal, deverão ter um pouco mais de cuidado ao incluir o chá de limão nos tratamentos relacionados ao estômago.

Entre os principais estão: o aparecimento de aftas, lesões e até alergias.

Limão faz mal para a gastrite?

A gastrite é uma doença caracterizada pela inflamação, erosão ou infecção do revestimento do estômago.

Dependendo do tipo, a doença pode estar associada a uma bactéria chamada Helicobacter pylori, ou então a vírus, parasitas e fungos.

Dependendo da intensidade, a gastrite pode se manifestar de forma aguda e crônica.

Sendo assim, quando o paciente está em crise, a mucosa que protege a parede estomacal enfraquece, causando o vazamento dos sucos gástricos. Isso danifica o tecido de revestimento de alguns órgãos.

Nesse caso, as bebidas ácidas devem ser evitadas, o que inclui o limão.

O consumo dessa fruta pode causar dores intensas, sobretudo se ela for consumida de forma em jejum, antes da primeira refeição do dia.

Veja também: Chá de limão cravo é benéfico para aliviar dores reumáticas

Propriedades do chá de limão

O chá de limão é rico em vitamina A (retinol), vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina) e vitamina C (ácido ascórbico). Além de potássio, fósforo, ferro, cálcio, sódio, magnésio, enxofre, pectinas e ácidos orgânicos.

A bebida também possui propriedades homeopáticas. Ela serve como diurético, expectorante, antisséptico, bactericida, antiespasmódico, antidepressivo, anti-inflamatório, antiescorbútico e diaforético.

Como se não bastasse, o chá de limão é refrescante, sudorífero, alcalinizante, adstringente, antibiótico, depurativo e antianêmico.

Ele promove o alívio dos sintomas relacionados com o enjoo, previne ou reduz a febre, é aperiente e vitaminizante.

Benefícios do chá de limão para a saúde

Chá de limão é benéfico e possui propriedades para a saúde humana

Chá de limão possui diversos benefícios se consumido corretamente (Foto: depositphotos)

O chá de limão possui bastantes propriedades relacionadas à saúde humana, principalmente antibacteriana, antiviral e antimicrobiana.

O limão também pode ser usado para desintoxicar e depurar o corpo, eliminando as toxinas e resíduos.

Outro benefício é evitar o aparecimento de doenças e o envelhecimento precoce.

A bebida também é uma excelente fonte de vitamina C, por isso ele é mais que indicado para promover o fortalecimento do sistema imunológico.

A substância age diretamente nas células de defesa do corpo, combatendo o vírus que provoca a gripe.

Em decorrência do efeito antisséptico, a bebida preparada com o limão combate a ação de bactérias e vírus, inclusive reduzindo a dor de garganta.

Como preparar o chá de limão

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 2 limões;
  • Mel para adoçar.

Modo de preparo

Para preparar o chá de limão, basta separar uma panela com tampa. Coloque a água para ferver.

Assim que atingir o ponto de ebulição, acrescente a casca dos dois limões e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos.

Passado esse tempo, desligue o fogo e mantenha a panela tampada até esfriar um pouco. Antes de beber, retire a casca do limão e adoce com um pouco de mel.

A recomendação é que o chá de limão seja ingerido após cada refeição, exceto no café da manhã, pois ele deve ser tomado em jejum.

Vale ressaltar que a bebida pode ser tomada em qualquer temperatura, dependendo do gosto do paciente.

Cuidados quanto ao uso do limão

É importante tomar bastante cuidado quando a utilização do limão for indicada de forma externa.

Além de certificar com o médico sobre o tratamento, o paciente deve evitar a exposição solar, já que a pele pode sofrer sérias consequências, inclusive sofrer queimaduras e ficar manchada.

Veja mais!