Escrito por em 09/04/2018

Você sabe como fazer o chá de hibisco? O ingrediente passou a ser bastante conhecido devido a uma das suas principais propriedades, ajudar na eliminação do peso extra, sobretudo na região do abdômen e quadril.

Apesar da comprovação de especialistas de que o chá de hibisco contribui mesmo para a perda de peso, é bom ter ciência de que os resultados não aparecerão da noite para o dia. É necessário também mudar a rotina alimentar e incluir a prática de exercícios.

Porém, para sanar qualquer que seja a dúvida, o mais indicado é que o seu médico seja consultado. Ele vai mostrar as melhores formas de inclusão, tal qual a quantidade recomendada e a forma correta de preparar o chá de hibisco.

Na forma de chá, o hibisco pode fazer parte da rotina de uma pessoa em até cinco doses diárias de 200 ml cada, o que soma um litro de chá de hibisco ao dia. Porém, é necessário tomar alguns cuidados, mesmo sendo o hibisco um ingrediente natural.

Veja como preparar o chá de hibisco

Saber como fazer chá de hibisco é imprescindível para quem deseja perder peso e melhorar a digestão

Para usufruir do tantos benefícios do chá de hibisco é indicado na adoçar a bebida (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada;
  • 2 colheres (de sopa) de hibisco seco.

Modo de preparo

Para preparar o chá, basta colocar a água para ferver em uma panela com tampa. Assim que começar a borbulhar, acrescente o hibisco e espere ferver por mais três minutos. Desligue o fogo na sequência.

Veja também: Saiba como deixar o chá de hibisco mais potente

Deixe a panela tampada e descansando por 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover o hibisco utilizado no preparo do chá. Espere esfriar e a bebida estará pronta para ser consumida. Não é recomendado adoçar.

Benefícios do hibisco

Depois de conhecer a forma correta de preparar o chá de hibisco, agora chegou a hora de conhecer todos os benefícios que estão vinculados a ingestão da bebida. O que fez com que o hibisco ficasse tão conhecido foi o poder emagrecedor.

O hibisco é rico em proteínas, carboidratos, fibras, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, vitamina C, vitamina B1 e B2, vitamina A, ácido fólico e cálcio. Por esses motivos ele pode ser indicado para prevenir e tratar muitos problemas de saúde.

“O hibisco tem outras substâncias benéficas para o organismo, como carotenos”, acrescenta a nutricionista Fernanda Castro.

O chá de hibisco possui também o poder de regular os níveis de colesterol no sangue, consequentemente ele também controla a pressão arterial. Outra propriedade do chá de hibisco é a digestiva. Nesse sentido, ele impedem que parte do carboidrato e da gordura dos alimentos sejam absorvidos.

Por ter ação diurética, o chá de hibisco previne a retenção de líquidos no organismo e também ajuda para que o corpo libere as toxinas nocivas. Ela também protege o sistema cardíaco e ajuda na circulação sanguínea.

Veja também: Como deixar o chá de hibisco mais gostoso

O chá de hibisco protege o fígado, neutraliza os radicais livres, estimula o sistema imunológico e restaura o equilíbrio hormonal. A bebida também trata os sintomas de ansiedade, funcionando como um antidepressivo natural.

Por fim, o chá de hibisco pode ser usado para aliviar os sintomas e dores menstruais. Ela atua na restauração do equilíbrio hormonal.

O hibisco para perder peso

Além de ajudar na perda de peso, o chá de hibisco age como antidepressivo natural

Esse chá consegue diminuir a absorção de carboidratos (Foto: depositphotos)

Dentre todos os benefícios que o chá de hibisco pode apresentar para a saúde, o poder emagrecedor é um dos mais conhecidos. Isso é possível graças a grande concentração de flavonoides e ácidos orgânicos, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias.

Para certificar que o hibisco vai contribuir mesmo para a perda de peso, basta ficar de olho em todos os benefícios que ele pode oferecer nesse âmbito. Ele contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase, enzima que converte o amido em açúcar.

O chá de hibisco conta com a ação diurética, que ajuda a eliminar a retenção de líquidos, além de ser eficaz no combate ao acúmulo de gorduras, principalmente as mais difíceis de eliminar que ficam concentradas na barriga e nos quadris.

“O chá de hibisco conta ainda com um inibidor de amilase chamado faseolamina, presente também no feijão-branco, que diminui a absorção de carboidratos, o que contribui para a diminuição do peso”, afirma a nutricionista Fernanda de Castro.

Veja também: Conheça a deliciosa receita de picolé feito com chá de hibisco

Como atua o chá de hibisco no corpo

A bebida atua na alta concentração de antocianina, substância que tem ação antioxidante, responsável por eliminar os radicais livres do corpo. Somado a isso, o hibisco também combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer suas funções normais.

Quando usado da forma correta e junto com a adequação alimentar e a inclusão da prática de exercícios, o chá de hibisco pode promover a queima de até quatro quilos em 15 dias.

Nesse sentido, o melhor que se tem a ser feito é recorrer ao um nutricionista ou endocrinologista. Isso vai fazer com que a sua rotina seja adequada a necessidade de eliminação do peso extra.

“O chá de hibisco possui substâncias químicas que ajudam a enxugar medidas, uma das mais importantes é a antocianina, um pigmento da família dos flavonoides presente em alta concentração: tem ação antioxidante e é anti-inflamatória”, explica a nutricionista.

Segundo ela, essa função é importante, justamente “porque as gorduras elevam os mediadores inflamatórios, que aumentam as modificações do metabolismo. E, quanto mais gordura, maior oxidação e liberação de radicais livres”, completa Fernanda de Castro.

Veja também: Chá de hibisco é contraindicado para algumas pessoas. Saiba quem e por que

No processo de perda de peso, o chá de hibisco evita o acúmulo de gorduras, facilita a digestão, regulariza a ação do intestino, combate a retenção de líquidos. Ele controla também o colesterol e regulariza a pressão arterial.

Cuidados e precauções

Seja qual for a forma de inclusão do chá do hibisco na sua rotina, é necessário que algumas precauções sejam tomadas. Isso vai evitar problemas pontuais, até porque, mesmo se tratando de um ingrediente natural, ele pode trazer danos à saúde.

Mulheres grávidas ou que estão em processo de amamentação devem ficar longe do chá de hibisco. As mulheres que estão tentando engravidar também devem evitar a bebida, justamente pelo fato dela causar alterações hormonais.

Pacientes com problemas de pressão baixa podem ter problemas com a inclusão do chá do hibisco no seu dia a dia. No geral, a ingestão demasiada do chá de hibisco pode ser prejudicial. Ele pode intoxicar o organismo e causar fraqueza muscular.