Publicado por Redação

A chia é uma planta que tem origem na América do Sul, mas se espalhou facilmente pelo restante do mundo, principalmente pelas suas propriedades. Nesse âmbito, o chá de chia aparece como a forma mais comum de fazer uso da planta nos tratamentos.

Porém, muita gente ainda tem dúvidas a respeito da forma correta de prepará-lo. Antes de seguir com as indicações do preparo, é bom saber que cada tipo de organismo e doença que está em tratamento requer uma quantidade específica.

Entre os benefícios que podem ser vinculados a ingestão do chá de chia, o emagrecimento aparece como um dos principais. Mas, não é só nesse ponto que a chia pode ser usada pelo ser humano.

Como preparar o chá de chia

A chia é uma semente extremamente nutritiva (Foto: depositphotos)

O chá de chia é muito simples de ser preparado. Preste atenção na indicação dos ingredientes e logo em seguida no modo de fazer:

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 2 colher (de sobremesa) de sementes de chia.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Nesse mesmo instante, já pode acrescentar direto as sementes de chia. Ferva por cinco minutos. passado esse tempo, desligue o fogo e deixe a mistura descansar por 10 minutos.

Antes de consumir, use uma peneira para retirar todas as sementes de chia utilizadas no preparo da bebida. Caso seja da sua vontade, pode adoçar o chá com um pouco de mel ou açúcar mascavo. Tome cuidado para não exagerar!

Na hora de tomar o chá, o ideal é consumi-lo quente ou morno. Para as pessoas que têm o propósito de usar o chá para emagrecer, o ideal é consumi-lo preferencialmente antes das refeições, no máximo, três vezes ao dia.

Veja também: Suco de chia – Emagreça e fortaleça a saúde

Benefícios do chá de chia

Depois de conhecer a forma correta de preparar o chá de chia, agora, você vai ficar por dentro de todos os benefícios que estão vinculados a bebida.

A chia é uma semente extremamente nutritiva. Ela possui em sua composição várias vitaminas do complexo B, além de minerais, como zinco, cobre e potássio. Outra substância que também aparece com ênfase na chia são as fibras.

Só para se ter ideia, na composição total da chia, 40% são fibras. No bem-estar do corpo, essa substância melhora o trânsito intestinal, aliviando os problemas de prisão de ventre.

O grão possui o Ômega 3 em alta quantidade. Uma porção de 100 gramas de chia equivale a 400% de necessidade diária do corpo pelo Ômega 3. Ou seja, a chia possui oito vezes mais Ômega 3 do que um pedaço médio de salmão.

O consumo da chia também colabora para a redução dos triglicérides e do mau colesterol. Ela fortalece as artérias e vasos sanguíneos, o que reflete também no sistema neurológico.

Indicações do chá de chia

Por ser considerado um alimento completo em termos de vitaminas, minerais e fibras, a chia “auxilia no tratamento e prevenção de doenças da atualidade como: diabetes, doenças cardiovasculares, hipertenção e obesidade”, informa a nutricionista Lidiane Mantovani.

O chá de chia ajuda a regular a pressão dos vasos sanguíneos, proporcionando aumento na fluidez sanguínea. Essa ação faz com que a pressão arterial se mantenha em níveis normais. A chia elimina o inchaço, aliviando problemas de retenção de líquido.

A chia também pode ser uma saída para quem tem algum tipo de alergia alimentar. “Por consumir mais cálcio do que o próprio leite, quem tiver problemas com intolerância a lactose pode substituir o ingrediente pela chia”, afirma a nutricionista.

Veja também: Quanto de chá verde devo tomar para conseguir emagrecer?

Essas sementes também têm o poder de controlar a diabetes, justamente pelo aumento do tempo para liberar a glicose, além de prevenir alguns tipos de câncer, contribui para a saúde dos ossos, combate o estresse e proporciona melhora no humor das pessoas que a consome.

As sementes de chia também ajudam a melhorar a pele ao eliminar toxinas do organismo. “A chia contém uma substância poderosa antioxidante, isso para quem busca manter a pele jovem e sem rugas, combatendo os radicais livres”, diz Lidiane.

Chá de chia emagrece

Uma das indicações mais recorrentes do chá de chia é para auxiliar no emagrecimento. Antes de saber do que faz com que ele tenha esse poder, é bom que você saiba que só o consumo do chá não é o suficiente.

Para ver seus objetivos refletidos na balança, você precisa readequar a sua alimentação e também incluir a prática de exercícios físicos regulares no seu dia a dia. Para isso, recorrer a um nutricionista ou educador físico é imprescindível.

As fibras presentes na chia fazem com que o corpo absorva menos glicose, o que acaba auxiliando no processo de emagrecimento. Essa mesma substância também aumenta a sensação de saciedade, impedindo com que a pessoa sinta fome com frequência.

Essas fibras são conhecidas como solúveis. Ao entrar em contato com a água, elas se transformam em gel, retardando o esvaziamento gástrico. “Isso faz com que seja controlada a ansiedade e compulsão alimentar”, enfatiza a nutricionista Lidiane Mantovani.

Além disso, o consumo de chia pode ser benéfico para evitar a formação de gordura localizada e regular a liberação da glicose pelo próprio organismo. Sobre esse último ponto, o acúmulo de gorduras vai ser evitado.

Veja tambémAs vitaminas funcionais benéficas de chia e linhaça

Veja mais!