Escrito por em 18/12/2018

Você deseja aprender como fazer chá de amendoim? Então, confira a receita dessa bebida que é tradicional em algumas regiões do Brasil. Além disso, descubra como preparar a receita do chá de amendoim mineiro, que fica cremoso devido ao uso do leite.

Mas essas não são as únicas informações contidas nesse artigo. Para complementar a receita, o Chá Benefícios também separou um conteúdo especial sobre as propriedades do amendoim. Também é possível descobrir para que serve essa bebida que tem fama de afrodisíaca.

E então, vamos entender melhor sobre esse grão conhecido em todo o Brasil? Para isso, prepara um tempinho do seu dia, pois assim que concluir a leitura desse texto, você vai querer correr para cozinha e experimentar a infusão de amendoim.

Receita: Como fazer chá de amendoim?

O chá de amendoim tradicional é o que leva, entre outros ingredientes, o leite e o leite condensado. Mas ele também é chamado de chá de amendoim mineiro ou cremoso. Já com relação à proporção dos itens, siga a receita a seguir.

Vagem de amendoim

A receita do chá de amendoim é uma tradição em regiões do Brasil (Foto: depositphotos)

Ingredientes

– Meia xícara (de chá) de amendoim torrado e moído
– Meia xícara (de chá) de leite condensado
– Uma xícara (de chá) de água
– Uma xícara e meia (de chá) de leite
– Casca de canela a gosto

Modo de preparo

Primeiramente, coloque todos os ingredientes em uma panela. Em seguida, leve-a para o fogo. Depois, misture tudo e aguarde até que o conteúdo comece a ferver. Deixe em ebulição por poucos minutos, enquanto você mexe.

Em seguida, sirva a mistura ainda quente para aproveitar todo o saber que ela possui. Uma dica legal é substituir alguns ingredientes por suas próprias versões light ou desnatadas. Dessa forma, você pode aproveitar um chá menos calórico e ainda assim saboroso.

Veja também: Chá de amendoim: Para que serve e receitas gostosas

Para que serve essa bebida?

A receita do chá de amendoim é uma tradição em regiões do Brasil onde se celebra fervorosamente as festas juninas. Além de gostosa, a bebida também esquenta as pessoas nessa época mais fria.

“É possível notar que o consumo de amendoim nas Festas Juninas é elevado não apenas no Nordeste, região onde esses festejos são mais tradicionais, mas também em outras regiões do Brasil. No Centro-Oeste, por exemplo, 70% da população consome amendoim e, no Sudeste, este público chega a 63%”, revela o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), Ubiracy Fonseca. (1)

No entanto, esses não são os únicos benefícios da infusão feita com o amendoim. Se elaborada com os produtos light, a bebida também pode ser bastante benéfica para o organismo humano. Isso porque, esse grão é rico em propriedades importantes para a saúde.

De acordo com a nutricionista Priscila di Ciero, o amendoim “é uma das maiores fontes de resveratrol na dieta. O mesmo presente no vinho tinto e nas uvas escuras. Por ser um poderoso antioxidante, ele age impedindo que o colesterol LDL forme placas enrijecidas nas artérias, a gênese da aterosclerose, um entupimento generalizado que abre caminho para a ocorrência de um infarto”. (2)

Chá de amendoim afrodisíaco

Além dos benefícios citados anteriormente, as pessoas também sabem que o amendoim tem um poder afrodisíaco.

Em pesquisa elaborada pelo CONECTA e encomendada pela ABICAB, 25% da população brasileira sabe desse efeito positivo no corpo.

Mas para quem não sabe, esse “poder” está relacionado com a presença de zinco e vitamina E no amendoim. Essas substâncias são essenciais na formação dos hormônios sexuais. Sendo assim, esse alimento pode estimular e melhorar o desempenho sexual dos casais.

Xícara com chá de amendoim

Essa bebida esquenta as pessoas no período junino , época mais fria do ano em algumas regiões (Foto: depositphotos)

Quais as propriedades do amendoim?

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 100 gramas de amendoim é possível encontrar 596 calorias. No entanto, nessa mesma porção estima-se que haja de 21 a 36% de proteínas. (3)

Mas não é só isso, tendo em vista que essa leguminosa também é rica em vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina, niacina e ácido fólico. Também é fonte de vitamina E, de onde vem a fama de antioxidante e antienvelhecimento natural.

Já a presença de magnésio favorece a “contração muscular, atividade neural, excitabilidade cardíaca, liberação de neurotransmissores, entre outras”. (4)

Outras substâncias encontradas nesse grão são o ferro e o zinco. Enquanto o primeiro é primordial para o transporte de oxigênio para as células, o segundo é essencial para o desenvolvimento humano.

Além disso, o amendoim apresenta ainda fósforo, potássio e manganês. Por isso, de uma maneira geral, esse alimento pode: regular a pressão arterial, prevenir danos vasculares renais, reduzir a excreção de cálcio urinário, minimizar a formação de cálculo renal e diminuir a desmineralização óssea mais conhecida como osteoporose.

Veja também: Chá de amendoim é uma boa pedida para o período junino

Outros benefícios da oleaginosa

As informações a seguir são oriundas da revista Aditivos & Ingredientes (5). Confira:

  • Ácidos graxos monoinsaturados: Diminui o colesterol ruim (LDL) e eleva as taxas do colesterol bom (HDL)
  • Ômega-3: Reduz níveis de triglicérides no sangue e a pressão arterial
  • Cálcio: Diminui a probabilidade de desenvolver problemas nos ossos
  • Ômega-6: Elemento conhecido como um renovador celular
  • Selênio: Capaz de reduzir o estresse muscular, físico e emocional
  • Fibras: Podem contribuir com o emagrecimento pois promovem saciedade no organismo
  • Gorduras monoinsaturadas: Também favorece a perda de peso, tendo em vista que regula o nível de açúcar no sangue e ativa o metabolismo
  • Sem colesterol: Não possui colesterol, mesmo tendo um alto valor calórico

Agora que você já sabe como fazer o chá de amendoim, pode aproveitar todos os benefícios já citados desse grão. Mas como todos sabem, esse alimentos pode ser consumido de diversas outras maneiras.

Além da infusão, ele pode ser ingerido in natura, compondo receitas de doces e salgados etc. Por isso, há outras formas de aproveitar as propriedades do amendoim. Então, aproveite desse produto natural!

Referências

1. RELEASE. “Pesquisa sobre o amendoim aponta o perfil de consumo do produto no
país”. São Paulo, junho de 2017. Disponível em: http://clientes.focoimg.com.br/abicab/storage/app/public/editor/15325436085b58c27830ffa.pdf.

2. NATURAIS, Benefícios. “Saiba como fazer chá de amendoim”. Disponível em: https://www.beneficiosnaturais.com.br/saiba-como-fazer-cha-de-amendoim/.

3. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. “Amendoin e Gergelim”. Campina Grande, Paraíba, 2003. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/896685/1/Folderamendoimgergellim0001.pdf.

4. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. “Amendoim: O produtor pergunta, a Embrapa responde. Brasília, Distrito Federal, 2009. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/578407/1/500perguntasamendoim.pdf.

5. Revista Aditivos & Ingredientes. “O amendoim e seus benefícios”. Disponível em: http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201604/2016040691751001460557447.pdf. Acesso em 11 de dezembro de 2018.