Escrito por em 30/01/2019 (atualização: 04/06/2019)

O chá mate é um queridinho de muitas pessoas, mas será que tomar chá mate emagrece? Depois de muitas pesquisas baseadas em artigos científicos, nós do Chá Benefícios descobrimos esta resposta! Está curioso(a)? Confira neste artigo este e outros benefícios do chá mate!

O chá mate é uma bebida natural muito conhecida aqui no Brasil. A erva-mate é o seu principal ingrediente, que também é a base do famoso chimarrão, bebida tradicional do sul brasileiro. O nome científico da erva-mate é Ilex Paraguariensis e ela é rica em propriedades medicinais.

A erva-mate é uma árvore originária da América do Sul, mais especificamente do Paraguai. Ela possui caule cinza, folhas ovais, dá frutos pequenos de cor vermelho-arroxeado que podem chegar a 12 metros de altura. Para produzir o chá, são usadas as folhas dessa árvore que são bastante aromatizadas e saborosas.

Além disso, é uma planta famosa em outras regiões do mundo, como na Argentina e China. Veja abaixo todos os benefícios do chá feito com erva-mate.

Chá mate ajuda na perda de peso?

Sim, estudos científicos e testes realizados em animais e humanos comprovam: o chá mate pode ser usado para potenciar o emagrecimento saudável! Isto é resultado de uma junção de alguns benefícios, pois juntos eles podem acelerar a queima de gordura (1).

Erva mate seca

A erva-mate é uma árvore originária da América do Sul, mais especificamente do Paraguai (Foto: depositphotos)

As pesquisas apontaram que a erva-mate pode promover mais saciedade, reduzir o apetite e acelerar o metabolismo. Durante 12 semanas, um grupo participantes com sobrepeso recebeu um pequena dosagem de erva-mate por dia. Para comparar, outro grupo de participantes semelhante recebeu um placebo para tomar.

No fim da pesquisa, aqueles que receberam a erva-mate apresentaram sinais evidentes de emagrecimento, como redução de 2% de cintura e quadril, por exemplo. Além disso, os cientistas apontam esta erva (e o seu chá) como bons auxiliares no tratamento e prevenção da obesidade.

Conheça outros benefícios da erva mate

Além de ajudar a emagrecer e do seu notável sabor, o chá mate também chama atenção devido aos seus usos medicinais. Conheça aqui os principais benefícios saudáveis deste chá:

  • É um potente antioxidante
  • Rico em aminoácidos, vitaminas e minerais
  • Combate a pressão alta
  • Reduz o colesterol
  • É diurético
  • Protege o fígado
  • Estimula o sistema nervoso
  • É anti-inflamatório

São muitos benefícios que dariam uma lista ainda maior. Vale lembrar que estes que foram listados são os benefícios comprovados pela ciência até o momento. Podem existir outros benefícios e vantagens, mas escolhemos os principais e mais embasados pela ciência. Abaixo, você aprenderá mais sobre cada um.

Veja também: Benefícios do chá mate para o colesterol

Para que serve o chá: Entenda as propriedades

Neste tópico você verá mais detalhes sobre cada um dos benefícios listados anteriormente. É aqui também onde você vai confirmar que todos esses benefícios são verdadeiros. As informações são baseadas em fontes científicas e pesquisas oficiais. Confira nossas referências científicas no fim do artigo!

É um potente antioxidante

A erva-mate se destaca como uma planta rica em substâncias antioxidantes, como os polifenóis (2, 3). Portanto, o chá feito com esta planta consegue transferir estes benefícios para o organismo de quem o bebe.

Antes de mais nada, é importante deixar claro o quanto é importante consumir alimentos antioxidantes. Eles combatem os radicais livres, que são substâncias que inibem o ciclo de vida saudável das células do corpo. Isso abre espaço para várias doenças, como o câncer, por exemplo.

Além do câncer, os radicais livres podem provocar ou facilitar o surgimento de outras doenças como a diabetes, pressão alta, envelhecimento precoce, Mal de Parkinson, Alzheimer e várias doenças degenerativas.

Rico em aminoácidos, vitaminas e minerais

O chá mate traz vários dos inúmeros nutrientes da planta. E a erva-mate é uma das ervas mais ricas em nutrientes da atualidade. Pois, entre a grande lista de componentes nutritivos, é possível encontrar aminoácidos, vitaminas e sais minerais importantes para a boa saúde (2).

O chá mate possui cafeína, teobromina, saponinas, polifenóis (como já foi citado) e, impressionantemente, 7 dos 9 aminoácidos essenciais. Além disso, é possível encontrar vários nutrientes como inúmeras vitaminas e minerais que beneficiam a saúde de modo geral (4).

Combate a pressão alta

A erva-mate é uma planta repleta de propriedades hipotensoras, ou seja, capazes de fazer a pressão baixar (4). Isso é muito importante para o tratamento de pessoas que sofrem com pressão alta (hipertensão) ou querem se prevenir deste mal.

A hipertensão é um mal que atinge muitos brasileiros e muitas pessoas ao redor do mundo. É um problema que pode ocasionar doenças e inclusive levar à morte. O chá mate é um ótimo remédio natural para este problema, pois combate diretamente as subidas de pressão.

Reduz o colesterol

A ciência comprova que o consumo do chá-mate resulta na redução do colesterol (4). Isso mesmo, esta bebida é considerada hipocolesterolêmica, ou seja, capaz de reduzir os níveis de colesterol ruim, também conhecido como LDL.

Enquanto isso, o chá ainda consegue beneficiar o corpo através do aumento do colesterol bom, o HDL. Dessa forma, é possível assumir com muita propriedade que o chá mate é ideal para quem tenta regular o colesterol!

É diurético

O chá mate também possui efeito diurético (4). Ou seja, faz aumentar o fluxo urinário, o que ajuda no combate a retenção de líquido, na prevenção e tratamento de infecções urinárias e beneficia todo o sistema urinário.

A medicina relaciona o consumo de bebidas e alimentos diurético a melhora na atividade de órgãos como rins, bexiga, uretra e até mesmo na vida sexual do paciente.

Protege o fígado

Além de hipotensor (faz a pressão baixar), o chá mate também é hepatoprotetor. Ou seja, é uma bebida natural muito recomendada pela a ação de proteger e melhorar o funcionamento do fígado (4).

Veja também: Chá de boldo emagrece? Descubra!

Estimula o sistema nervoso

Outra vantagem saudável de consumir o chá-mate é a sua ação estimulante do sistema nervoso (5). Sendo assim, é possível associar este chá com a melhora do raciocínio lógico, capacidade de aprendizado e atenção, o que pode ajudar na vida profissional de muitas pessoas.

Além disso, é um dos segredos de muitos estudantes que precisam passar horas estudando para testes, provas e seleções, como concursos públicos. Dessa forma, use o chá mate a seu benefício, tudo de forma natural!

É anti-inflamatório

Por fim, mas não menos importante, o chá mate tem alto potencial anti-inflamatório (5). Um estudo mostrou que a erva-mate e, consequentemente, o chá desta planta podem ser usados como auxiliares no tratamento de inflamações, aliviando também os sintomas deste tipo de problema.

Sendo assim, é possível assumir que há relação entre o consumo do chá mate e o alívio de dores na lombar, ombros, costas e articulações. Pois, comumente, estas dores podem ser causadas por pequenas inflamações nessas regiões.

Como fazer o melhor chá mate natural?

A receita do chá mate natural não é nenhum segredo. Muito pelo contrário! O preparo deste chá é simples e muito rápido. Por isso, veja abaixo como fazer o melhor chá mate natural. Siga as instruções:

  1. Em uma panela ou no micro-ondas aqueça o equivalente a 1 xícara de água filtrada e espere ferver.
  2. Após a fervura, desligue o fogo ou retire do micro-ondas e adicione 1 colher (de sopa) de erva-mate.
  3. Deixe tampado por 10 minutos.
  4. Em seguida, coe e pronto! Consuma morno e, de preferência, não adoce para não perder propriedades medicinais.

Você pode consumir este chá até 2 vezes por dia. Os melhores horários para isso são a manhã e o fim da tarde. Lembre-se de manter uma alimentação saudável para que o chá possa agir em benefício da sua saúde.

Lembrando que você pode usar outras ervas para potencializar os nutrientes e propriedades medicinais do chá. Você pode usar gotas de limão ou laranja, por exemplo, ou até mesmo fazer um chá misto com erva de sabores que você gosta e acha que vai combinar com a erva-mate.

Chimarrão

O ideal é consumir esse chá duas vezes no dia, uma de manhã e outra a tarde (Foto: depositphotos)

Cuidados e contraindicações

Apesar de ser uma opção natural, o chá mate precisa ser administrado mediante alguns cuidados. Neste tópico vamos mostrar alguns cuidados importantes e contraindicações que precisam ser seguidas rigorosamente. Sendo assim, fique atento(a)!

Quem tem gastrite ou úlcera não deve tomar este chá. Alguns ativos da bebida podem irritar o estômago, o que vai agravar estas doenças e os seus sintomas. Também não é uma bebida indicada para quem tem problema no esôfago.

Não misture com remédio de hipertensão. Como essa bebida natural diminui a pressão, muitas pessoas tomam o chá e os remédios do tratamento. Com isso, é possível que a pressão diminua muito de uma vez, o que também é prejudicial.

Pessoas que sofrem com insônia devem evitar! O chá mate é estimulante do corpo e da mente, por isso, pode acabar afastando ainda mais o sono. Portanto, pacientes com distúrbios de sono e hiperatividade devem evitar o consumo deste chá.

Não exagere no consumo do chá mate! Beber mais de 5 xícaras de chá mate por dia pode causar intoxicação em algum momento. Por isso, beba moderadamente. Como já falamos acima, 1 ou 2 xícaras por dia é suficiente para obter os benefícios naturais!

Veja tambémChá-mate: 7 motivos para tomar mais essa bebida

Referências científicas

  1. Kim, Sun-Young et al. Anti-obesity effects of Yerba Mate (Ilex Paraguariensis): a randomized, double-blind, placebo-controlled clinical trial. 2015. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26408319>. Acesso em 24/01/2019.
  2. ROSANA F. M. S. et al. Antioxidant activity of Ilex paraguariensis and related species. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S027153170080024X>. Acesso em 24/01/2019.
  3. KOCHOL, ROBERTO A. Estudio de efectos adversos de extractos de Saponinas obtenidas de Ilex Paraguariensis y de una nueva especie de yerba mate: Ilex Dumosa Reiss. Disponível em: <http://www.revistacyt.unne.edu.ar/unnevieja/Web/cyt/cyt/2002/03-Medicas/M-034.pdf>. Acesso em 24/01/2019.
  4. HECK, C. I., De MEJIA, E. G. Yerba Mate Tea (Ilex paraguariensis): a comprehensive review on chemistry, health implications, and technological considerations. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18034743>. Acesso em 24/01/2019
  5. LUZ, Ana Beatriz Gobbo et al. The anti-inflammatory effect of Ilex paraguariensis A. St. Hil (Mate) in a murine model of pleurisy. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S156757691630162X>. Acesso em 24/01/2019

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.