Escrito por em 28/01/2015 (atualização: 14/03/2019)

Você conhece os benefícios e propriedades medicinais do chá de moringa? Nesse artigo vamos te mostrar todas as evidências científicas comprovadas que fazem do chá de moringa uma opção natural para a saúde humana. Confira!

A moringa (Moringa oleifera) é uma planta muito cultivada em várias regiões do mundo. É usada na alimentação e promove muitos benefícios nutritivos e medicinais quando ingerida. De origem tropical, a planta pode ser usada como suplemento dietético e vem sendo material de muitos estudos científicos.

Ela é uma planta comum de regiões e países como Índia, Paquistão, África, Ásia, América do Sul e Central, além do Havaí. Sua altura fica entre 7 e 12 metros e tem uma função muito interessante na natureza: ela é capaz de purificar a água.

Também conhecida como acácia-branca, a moringa é um valioso produto natural. Então, se uma planta como essa faz tanto bem a natureza, imagina só o bem que faz ao nosso corpo? Confira abaixo todas as melhores informações sobre o chá dessa planta.

Benefícios do chá de moringa

O chá de moringa é usado como potente produto da medicina natural. Muitos estudos científicos pesquisam as propriedades dessa planta e como elas podem ajudar o organismo humano na saúde e no bem-estar.

Chá de moringa

O chá de moringa regula o colesterol e reduz a pressão arterial (Foto: deposithotos)

Veja os principais benefícios do chá de moringa:

  • Reduz a pressão arterial
  • Previne o câncer
  • É um antibiótico natural
  • Elimina fungos e bactérias
  • Combate e previne úlceras
  • Anti-inflamatório
  • Melhora a imunidade
  • Ajuda a diminuir o nível de glicose
  • Regula o colesterol
  • Combate a prisão de ventre
  • Alivia febres e dores de garganta

Todos esses benefícios são comprovados pela ciência, como você verá no tópico seguinte. Sendo assim, é possível afirmar com todas as letras que a moringa produz um chá surpreendentemente bom para a saúde!

Dessa forma, descubra abaixo todos os segredos dessa planta e aprenda a usar o chá de moringa em seu benefício.

Para que serve este chá: Veja mais sobre os benefícios

Nesse tópico, descubra como as propriedades medicinais da moringa agem no corpo humano promovendo os benefícios listados anteriormente. É importante ressaltar que todo o conteúdo presente nesse texto se baseia em estudos e pesquisas científicas, retiradas de fontes sérias e confiáveis. Sendo assim, veja mais sobre cada benefício desse chá:

Reduz a pressão arterial

Em primeiro lugar, é preciso dizer que o chá de moringa é capaz de diminuir a pressão arterial. (1, 2, 3) Vários estudos científicos comprovaram que a moringa é uma planta com alta concentração de propriedades hipotensoras. Ou seja, são capazes de reduzir a pressão arterial.

Todo mundo sabe que a pressão alta é um mal que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Para quem sofre com esse problema, o chá de moringa (assim como a inclusão da moringa na alimentação em geral) pode ser um grande aliado no combate à hipertensão.

Previne o câncer

Um estudo reconheceu a moringa como um remédio natural na prevenção do câncer (3). A pesquisa observou a ação das propriedades da moringa no tratamento de tumores malignos (cancerígenos). O resultado foi a confirmação de que existem substâncias que inibem o crescimento e desenvolvimento dos tumores desse tipo.

Os testes foram feitos em roedores de laboratório, contudo, os cientistas já apontam que a moringa pode ser um ingrediente chave do tratamento de câncer no futuro da medicina.

Acredita-se também que a moringa tenha um papel de destaque nos tratamentos dos mais variados tipos de câncer. Contudo, essa hipótese ainda está sendo estudada. O que se espera é que, em breve, a moringa se mostre como uma das chaves para a cura desse mal.

Além disso, há estudos que indicam que o consumo de moringa é capaz de promover a ação antioxidante no organismo (3, 6, 7). É conhecido o fato de que a ação antioxidante nas células é um dos fatores mais preventivos do câncer.

Um alimento antioxidante é aquele que inibe a oxidação das células provocada pelos radicais livres, substâncias provenientes da alimentação humana. Com a proteção antioxidante, as células ficam mais saudáveis, o que previne formação de tumores e, consequentemente, de câncer.

Inclusive, um estudo confirma que a ação antioxidante da moringa é excelente para a saúde da mulher, especialmente após a menopausa. (8) Sendo assim, o chá de moringa é um grande aliado da saúde das mulheres, prevenindo doenças e regulando taxas.

É um antibiótico natural

O mesmo estudo que cita o potencial da moringa como remédio preventivo para o câncer indica que existem propriedades antibióticas na composição da planta. Dessa maneira, a moringa (e o seus produtos) entram na seleta lista de antibióticos naturais. (3)

A pesquisa aponta que as evidências das capacidades antibióticas da moringa são estudadas há mais de 50 anos e os resultados sempre são animadores. A constatação de substâncias antimicrobianas e antibactericidas já levou, inclusive, a moringa ao posto de ingrediente antibiótico da indústria farmacêutica.

Elimina fungos e bactérias

E já que estamos falando da capacidade de eliminar bactérias, é importante dizer que esse benefício também já foi confirmado pela medicina. (3) Além disso, é comprovado que as propriedades da moringa são capazes de eliminar fungos do corpo, sejam externos ou internos.

A ação antibactericida e antifúngica podem ser obtidas através do consumo (chá, refeições, extratos). Ou mesmo do uso das folhas de moringa na pele, em forma de pasta triturada. Contudo, vale ressaltar que as propriedades onde esses benefícios se destacam estão presentes nas raízes da moringa.

As raízes contém mais do que o dobro das substâncias antibactericidas e antifúngicas da moringa, em comparação com as folhas da planta. Por isso, vale a pena adicionar um pouco da raiz no preparo do chá, desde que ela esteja higienizada.

Combate e previne úlceras

Durante a pesquisa sobre os benefícios do consumo da moringa, um benefício é recorrente: moringa ajuda a combater e prevenir úlceras (1, 2, 3). Esse benefício pode ser obtido através do consumo das folhas de moringa na alimentação ou seu uso na produção de chá, por exemplo.

Anti-inflamatório

O chá de moringa também é capaz de ajudar o corpo a combater inflamações. (1, 3) As propriedades da moringa atuam como protetora no organismo humano, atuando em regiões e processos que não estão funcionando corretamente.

No caso das inflamações, as propriedades da moringa são capazes de agir nesses locais, a fim de combater os processos inflamatórios. Sua eficácia é bastante notável nesse quesito.

Portanto, vale ressaltar que o chá de moringa pode ajudar a aliviar dores causadas por inflamações, como dores na lombar, ombros, cabeça (em caso de rinite ou sinusite) e articulações.

Melhora a imunidade

Um estudo mostrou que a moringa é capaz de aumentar e melhorar a imunidade do corpo humano. (3) Pois seus nutrientes são capazes de nutrir o corpo de forma saudável, estimulando o sistema imunológico.

Portanto, o chá dessa planta é bastante indicado para prevenir doenças de temporada, como gripes, resfriados e viroses. Seu consumo também é eficaz para auxiliar o tratamento dessas doenças, acelerando a recuperação.

Ajuda a diminuir o nível de glicose

Pesquisas indicam que o consumo da moringa (seja in natura ou em forma de chá) é importante para pacientes de diabetes, pois ajuda a diminuir a glicose no organismo. (2, 3)

Na moringa, existem substâncias que diminuem a atividade glicêmica do organismo, reduzindo a transformação da glicose e aumentando a eficácia da insulina natural do corpo. É recomendado que diabéticos de grau leve consumam este chá todos os dias.

Por outro lado, é importante fazer esse consumo acompanhado da opinião de um médico. Lembre-se que a moringa pode afetar o efeito de medicamentos ou potencializá-los, o que pode resultar em hipoglicemia grave.

Regula o colesterol

Outro benefício do chá de moringa é que ele ajuda a regular o colesterol. (1) Estudos apontam que algumas propriedades da moringa são capazes de diminuir as taxas de colesterol ruim (LDL), fosfolipídios e triglicerídeos.

Essas três taxas são o motivo de problemas de saúde em várias pessoas, principalmente em países ocidentais, como o Brasil e EUA. Nossa alimentação consiste, muitas vezes, em itens que podem fazer subir os níveis citados.

Consumir o chá de moringa pode ajudar no controle das taxas citadas, além de prevenir problemas que as envolvam.

É diurético

O chá de moringa também é usado como bebida diurética. (1) Isso é, ajuda no aumento do fluxo urinário e no combate à retenção de líquido no organismo. Consumir bebidas diuréticas auxilia os rins e pode ser o segredo para reduzir medidas na região do abdômen.

Alivia febres e dores de garganta

Por fim, mas não menos importante, o chá de moringa ajuda a aliviar febres e dores de garganta. (1) Esses são sintomas comuns em várias doenças, como gripes, por exemplo. O chá dessa planta, além de aliviar esses sintomas, pode ajudar acelerando a recuperação.

Outros usos medicinais da moringa

Além do chá, a moringa é uma planta que possui outros usos na medicina natural. Por exemplo, é possível produzir remédios de alta eficácia usando suas folhas amassadas, além de infusas em água. Confira outros benefícios comprovados da moringa!

Planta moringa

Essa planta combate dores de cabeça, hemorroidas e ajuda na cicatrização de ferimentos (Foto: deposithotos)

Combate dor de cabeça

As dores de cabeça são um mau na vida de muita gente. Pensando nisso, pesquisadores descobriram que algumas propriedades das folhas de moringa são capazes de aliviar dores nessa região. (1) Elas ajudam a melhorar a circulação e funcionam como um tipo de leve anestésico para as famosas cefaleias.

Para utilizar esse benefício, triture as folhas de moringa em um pilão. Você também pode usar outro triturador da sua preferência. Amasse até virar uma pasta. Massageie a região dolorida com a “pasta de moringa” e espere alguns minutos para obter a diminuição das dores e incômodos.

Ajuda no tratamento de cortes e feridas

A ciência conseguiu provar em 2005 que os cataplasmas feitos com folhas de moringa são eficazes e ajudam a reparar os danos causados ao organismo. (1) Por isso, colocar folhas dessa planta sobre cirurgias, cortes, queimaduras e outras feridas fará com que a recuperação seja mais rápida e saudável.

As pesquisas apontam que, além de acelerar a recuperação dos danos causados na pele e estrutura superficial do corpo, a moringa pode aumentar as defesas contra agentes nocivos, prevenir infecções e inflamações, e até mesmo diminuir as dores locais.

Contudo, é importante que você priorize a limpeza das folhas de moringa antes de aplicá-las como cataplasma sobre ferimentos. Caso as folhas estejam sujas ou com impurezas (microrganismos e pequenos bichinhos), isso pode provocar piora e até mesmo infecções que podem levar à morte.

Além disso, alguns estudos (ainda em andamento) buscam confirmar que o uso da moringa (como pasta ou cataplasma) ajuda a melhorar a qualidade da pele, promover brilho e nutrir, melhorando o aspecto da epiderme em geral.

Combate as hemorroidas

As propriedades presentes na composição das folhas de moringa também são capazes de combater as hemorroidas. (1) Estima-se que esse seja um dos poucos produtos naturais com eficácia comprovada contra as hemorroidas.

Higienize as folhas em uma solução de 1 copo de água e 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio. Em seguida, enxágue em água corrente. Amasse as folhas até que virem uma pasta. Aplique a pasta na região das hemorroidas e deixe por 10 minutos. Em seguida, enxágue a região.

Repita o processo diariamente até que o problema desapareça. Caso persista, procure um médico. Lembre sempre de usar as folhas limpas e higienizadas.

Como fazer chá de moringa?

A receita do chá de moringa é bem simples. Você pode usar as folhas e as raízes, mas lembre que elas devem ser higienizadas antes do preparo. Veja as principais receitas abaixo:

Chá com folhas de moringa

  1. Em uma panela, ferva uma xícara de água
  2. Desligue o fogo e adicione 1 colher (de sopa) de folhas de moringa
  3. Em seguida, tampe e deixe 10 minutos
  4. Por fim, coe e beba.

O chá de moringa é mais eficiente quando é tomado de forma natural, sem adoçar. Contudo, se preferir, sempre opte por mel, que também é um produto natural. Beba uma xícara por dia.

Chá com raiz de moringa

  1. Ferva 1 xícara de água e desligue o fogo
  2. Adicione 1 colher de raiz seca de moringa e tampe por 10 minutos
  3. Após esse intervalo, coe e beba sem adoçar.

O chá de raiz de moringa também pode ser usado na pele, em casos de fungos e micoses. Lave a região com o chá todos os dias. Para o consumo, o indicado é uma xícara por dia.

Chá gelado de moringa

  1. Aqueça meio litro de água em uma panela grande e desligue o fogo
  2. Adicione 1 colher e meia de folhas secas de moringa e tampe por 15 minutos
  3. Em seguida, coe e adicione o suco de 3 laranjas (ou água de 1 coco) e mel a gosto
  4. Misture bem e leve a geladeira. Sirva gelado.

Essa é uma ótima opção para dias quentes. É uma bebida totalmente saudável e que que funciona como energético natural. Você também pode adicionar gengibre para potenciar a composição.

Chá de moringa emagrece?

O chá de moringa pode ser um grande aliado do emagrecimento. Em primeiro lugar, é um chá com pouquíssimas calorias, do tipo conhecido como “calorias negativas”. Isso quer dizer que o corpo por si só consegue eliminar as calorias dessa bebida apenas realizando as funções básicas, como respirar.

Outro fator importante para essa questão é que o chá é diurético. (1) Por isso, ajuda na eliminação de líquidos retidos no corpo, tudo isso através do aumento no fluxo urinário. Assim, também ajuda na redução de medidas, principalmente na região dos flancos e abdômen.

Como consumir

O chá de moringa é feito com as folhas e carrega todos os benefícios citados acima, podendo ser consumido diariamente por pessoas de todas as idades. Além disso, existem outras formas de consumo relacionadas a seguir.

O chá é uma das formas mais tradicionais de usar a moringa na medicina natural. A infusão geralmente é feita com as folhas ou raízes da planta. O indicado é sempre tomar uma xícara do chá por dia, não mais que isso.

As folhas também podem ser usadas em saladas, refogados, ou ainda como complemento em pratos quentes. Seu sabor lembra um pouco o agrião e o rabanete, sendo levemente picante.

Folhas de moringa

Para aliviar as dores de cabeça é preciso triturar as folhas de moringa em um pilão (Foto: deposithotos)

As vagens devem ser cozidas antes de consumidas: cozinha-se e em seguida deve-se abrir a vagem e retirar as sementes que podem, inclusive, ser consumidas torradas.

As flores, assim como as folhas, podem ser usadas em saladas, mas as partes mais nutritivas da planta são as raízes e as cascas, que podem ser usados de diversas formas.

Na Índia, por exemplo, usa-se a casca triturada misturada ao sal para o tratamento das dores nas articulações e reumatismo. Além de estimulante da digestão e do apetite.

Moringa: o segredo para a boa nutrição

Alguns estudos indicam que a moringa é uma fonte rica e pouco convencional de nutrientes importantes para uma vida saudável. (4, 5) Nesses estudos científicos, a moringa é considerada uma planta com potencial diferente das outras, sendo inclusive usada no combate à desnutrição e como suplemento alimentar, por exemplo.

Rica em vitamina A, B e C, além de minerais como o ferro, o cálcio, o sódio, o fósforo, o magnésio e o potássio. Essa planta fornece quatro vezes mais cálcio que o leite, sete vezes mais vitamina C do que a laranja, três vezes mais potássio que a banana e quatro vezes mais vitamina A do que as cenouras.

Sendo assim, os benefícios do chá dessa planta vão muito mais além, envolvendo mais de 90 nutrientes já conhecidos. Dessa forma, sua inserção na alimentação é essencial para uma saúde equilibrada e qualidade de vida.

Referências científicas

Veja abaixo as referências científicas usadas na produção deste artigo. O Chá Benefícios é um site comprometido com informações verdadeiras, conteúdo relevante e, claro, com a sua saúde. Fique sempre bem informado(a) em nossos sites!

(1) ANWAR, Farooq; LATIF, Sadij; ASHRAF, Muhammad; GILANI, Anwarul Hassan. Moringa oleifera: a food plant with multiple medicinal uses. 2006. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ptr.2023. Acesso em 10/12/2018.

(2) SJ, Stohs; Hartman MJ. Review of the Safety and Efficacy of Moringa oleifera. 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25808883. Acesso em 10/12/2018.

(3) FAHEY, Jed W.. Moringa oleifera: A Review of the Medical Evidence for Its Nutritional, Therapeutic, and Prophylactic Properties. Part 1. 2005. Disponível em: http://survivalgardener.com/wp-content/uploads/2014/10/Moringa-oleifera-medisch.pdf. Acesso em 10/12/2018.

(4) JUHAIMI, Fahad Al; et. al. The biochemical composition of the leaves and seeds meals of moringa species as non‐conventional sources of nutrients. 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/jfbc.12322. Acesso em 10/12/2018.

(5) AYANBIMPE, Grace Mebi; et. al. Evaluation of extracts of Jatropha curcas and Moringa oleifera in culture media for selective inhibition of saprophytic fungal contaminants. 2009 Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jcla.20311. Acesso em 10/12/2018.

(6) VERMA, Arti R.. et. al. In vitro and in vivo antioxidant properties of different fractions of Moringa oleifera leaves. 2009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0278691509002774. Acesso em 10/12/2018.

(7) S, Sreelatha; PR, Padma. Antioxidant activity and total phenolic content of Moringa oleifera leaves in two stages of maturity. 2009. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19904611. Acesso em 17/12/2018.

(8) KUSHWAHA, Shalini; CHAWLA, Paramjit; KOCHHAR, Anita. Effect of supplementation of drumstick (Moringa oleifera) and amaranth (Amaranthus tricolor) leaves powder on antioxidant profile and oxidative status among postmenopausal women. 2014. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs13197-012-0859-9. Acesso em 17/12/2018.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.