Escrito por em 02/06/2017

Conhecida como uma dor pélvica que incide, na maioria das vezes, sobre as mulheres, a cólica é considerada o terror na vida de muitas delas.

Esse problema está ligado à menstruação e dependendo da intensidade pode desencadear uma série de sintomas como estresse, fortes dores, indisposição e até mal-estar.

Para lidar com esse problema, a medicina natural oferece uma série de ingredientes com propriedades benéficas, como é o caso da canela. Ela possui efeito anticoagulante, anti-espasmódico e anti-inflamatório. Sabendo disso, certamente você não vai deixar faltar canela na sua casa, certo?

O que é cólica menstrual?

Chá de canela para cólica menstrual

Foto: depositphotos

A cólica menstrual, também chamada de dismenorreia, é uma dor pélvica que ocorre devido à liberação de prostaglandina, substância responsável por fazer o útero contrair para, então, eliminar o endométrio. O endométrio, por sua vez, é a camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião e, no caso da não fecundação do óvulo, o endométrio se descama e é eliminado em forma de sangramento.

Cerca de 50% das mulheres sentem cólicas menstruais em alguma fase da vida, a dismenorreia pode ser de dois tipos: primária e secundária. Quando a causa é o aumento da produção de prostaglandina feita a partir do endométrio, ela é denominada primária; já quando é resultado de alterações patológicas, ela é do tipo secundária.

O principal sintoma é a dor na região do baixo ventre, tendo sua intensidade variável, que pode também ser irradiada para as costas e para os membros inferiores, durante a menstruação. Outros sintomas também podem ser apresentados, tais como, dores de cabeça, nas mamas e inchaço.

Propriedades e benefícios da canela

A canela é rica em substâncias como manganês, ferro e cálcio. Preparada na forma de chá puro ou a partir da junção com outros ingredientes, a canela pode ser usada para combater vários problemas de saúde. Isso só é possível graças as propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. Esses efeitos também são a chave para o tratamento da cólica menstrual.

Sendo assim, a canela pode ser usada para combater: candidíases, úlceras, inflamação nos tecidos, diarreia, dores molares, resfriados, artrite e dores de cabeça. Ela também combate os radicais livres, o que previne o envelhecimento precoce, fortalece os cabelos e estimula a memória.

O ingrediente também é mais que indicado para aquelas pessoas que desejam emagrecer. Isso porque a canela possui efeito termogênico, promovendo o aumento da temperatura do corpo, assim, facilitando a queima das gorduras. Ela também faz o estômago esvaziar de forma mais lenta, aumentando a sensação de saciedade.

Chá de canela

Para preparar o chá de canela é muito simples, basta separar 250 ml de água filtrada e uma colher (de chá) de canela em pó. Se preferir, pode usar canela em pau também. O primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que ela começar a borbulhar, apague o fogo e acrescente a canela.

Você vai precisar deixar o chá descansar por cerca de cinco minutos. Para isso, preserve o recipiente tampado. Passado esse tempo, mexa bem a mistura e ela está pronta para ser ingerida. A indicação é de que o chá seja consumido ao acordar ou então após o almoço.

Uma dica bastante importante para as mulheres que apresentam cólicas fortes demais é começar a usar o chá da canela antes mesmo da menstruação chegar, ao menos dois dias antes.