Publicado por Redação

As ervas hibisco e cavalinha trazem inúmeros benefícios para à saúde. Mas quando usadas juntas, a bebida serve, principalmente, para quem deseja perder peso de forma saudável.

A junção das ervas ajuda a aumentar o metabolismo, o processo de absorção de gorduras e ainda ajuda a diminuir problemas como retenção de líquidos, muitas vezes responsáveis pelas incômodas gorduras abdominais.

O resultado da perca de peso de forma saudável será ainda mais satisfatório e eficaz caso seja associada à uma dieta prescrita por um nutricionista e uma prática diária de exercícios físicos.

Chá de hibisco e cavalinha

Veja benefícios e descubra para que serve o chá de hibisco com cavalinha

Chá de hibisco com cavalinha serve para inúmeras finalidades no organismo (Foto: depoisitphotos)

Misturar a cavalinha com o hibisco, além de diminuir a retenção de líquidos e acelerar o metabolismo, também melhora o processo da digestão e ainda regulariza a flora intestinal.

O hibisco é uma excelente fonte de antocianina, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 

A antocianina evita que o organismo armazene toxinas que podem ser prejudiciais a saúde e para a queima de calorias.

Assim como o hibisco, a cavalinha também ajuda a manter o metabolismo acelerado e na queima de calorias. Além disso, a erva é um diurético natural, evitando a retenção de líquido e contribuindo para e eliminação de toxinas prejudiciais.

A erva também apresenta efeito antioxidantes, ajudando ainda na redução de problemas na derme, como celulite.

Como preparar o chá

Ingredientes

  • 5 colheres de hibisco;
  • 3 colheres de cavalinha;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ponha a água no fogo e acrescente as duas ervas. Depois de fervido, deixe o recipiente abafado até que amorne.

Coe a bebida antes de consumi-la e não adicione nenhum topo de adoçantes. Consuma o chá de hibisco com cavalinha pelo menos 30 minutos antes das principais refeições.

Veja também: Como deixar o chá de hibisco mais gostoso

Benefícios do chá de hibisco

Mas as ervas não são úteis apenas para o processo de perca de peso; o chá hibisco, por exemplo, também traz diversos outros benefícios para à saúde.

A bebida é uma excelente forma de melhorar a circulação sanguínea. Ela reduz o colesterol, controla a pressão arterial, é um antidepressivo natural, anti-inflamatório e antibacteriano.

A erva também tem propriedades que ajudam no fornecimento de energia para os neurônios, é rico em cálcio e vitaminas C, B1 e B2.

Benefícios do chá de cavalinha

A cavalinha tem efeitos adstringentes, anti-inflamatório e desintoxicante e é rica em nutrientes como cálcio e potássio.

A erva combate celulite, fortalece as unhas e cabelos e regula a pressão arterial. Ela também trata a anemia, úlcera, dores de cabeça, ansiedade, estresse, pedra nos rins e vesícula, reumatismo e flacidez na pele e músculos.

Contraindicações

Gestantes e lactantes devem evitar o consumo das ervas, pois o mesmo pode causar danos à saúde do feto e também da mãe.

Pessoas que possuem problema de pressão baixa devem consumir o chá de hibisco com cavalinha apenas sob acompanhamento de um especialista.

A bebida não deve ser consumida em excesso. O mais indicado é ingerir, no máximo, três xícaras do chá, preferencialmente antes das principais refeições.

Veja mais!