Escrito por em 21/10/2016

Conhecida pela grande quantidade de vitamina A e C, cálcio, ferro, fósforo, carboidratos e substância tanóide, o chá da cajazeira é indicado para resolver muitos problemas de saúde. A planta pertente à família das Anacardiaceae e tem todas as suas partes utilizadas pelo homem: raízes, folhas, flores e frutos.

Características físicas da cajazeira

A cajazeira é uma árvore grande e muito frondosa, podendo chegar a até 25 metros de altura. Seu caule é recoberto por uma casca espessa, já as folhas são verdes escuras e emparelhadas com cinco a nove deles em cada folículo. Suas flores são perfumadas e dispostas em grandes panículas terminais.

utilize-o-cha-da-cajazeira-para-tratar-inflamacoes

Foto: reprodução/site wikipedia

O fruto é comestível e bem nutritivo. Sua cor é amarelo alaranjado e a polpa é resinosa. Geralmente ele pode ser usado na preparação de sucos ou para ser comido in natura. Porém, ele é um pouco ácido.

Dependendo da região, a cajazeira pode ser também conhecida por outros nomes, a exemplo de taperebazeiro, macucu, cajá, cajá-mirim, cajá-manga, taperebá, tamacoaré, tamaquaré-serrado, acaiamiri, acaíba e cajá-miúdo.

Propriedades medicinais

A cajazeira possui muitas propriedades medicinais, entre as mais conhecidas estão relacionadas aos efeitos anti-inflamatório, anti-hemorroidal, antiblenorrágico, antidiarreico, antileucorreico, antimicrobiano, antiviral, diurético, estomáquico, febrífugo e cardíaco.

Dessa forma a planta pode ser usada no combate de várias doenças: conjuntivites, diarreia, disenteria, erisipela, hematoma, hemorroida, inflamação dos olhos, retenção de urina, tônico cardíaco e vômitos espasmódicos.

Forma de utilização

Devido a sua versatilidade, a planta pode ser usada de várias formas diferentes, desde a infusão, com o preparo de chás a partir da utilização da raiz, folhas e flores; decocção; até a fabricação de sucos e sorvetes. Lembrando que, dependo da doença que está se querendo tratar, o uso da parte da planta pode seguir orientações diferenciadas.

A decocção da casca serve para tratar hematomas, emética, adstringente, vomitório (febres biliosas e palustres), diarreia, disenterias, blenorragias e hemorroidas. Enquanto a decocção das sementes auxilia na retenção urinária. Para resolver os problemas de inflamação dos olhos, conjuntivites e coração o preparo deve ser a partir da infusão das flores.

A infusão das flores serve para tratar dores de estômago, prisão de ventre, e febres biliosas. A decocção das raízes é indicada para diarreia, disenteria, hemorroidas, gonorreia e corrimento vaginal.

Chá da cajazeira

O chá das folhas e flores da cajazeira serve para aliviar dores de estômago, cistites, inflamações da garganta, relaxar os músculo e estimular o bom funcionamento do corpo.

Para prepará-lo, basta colocar 200 ml e água para ferver e colocar uma colher de sopa de folhas e flores da cajazeira moída junto a água. Deixe ferver por três minutos, desligue o fogo e deixe em efusão por mais 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para separar os resíduos. Se preferir, coloque um pouco de mel para adoçar.

O recomendado é que a ingestão do chá não ultrapasse as três dosagens diárias.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.