Publicado por Redação

Encontrada inicialmente na Europa, Trifolium repens, nome científico da trevo branco, pertence a família das Fabaceae. Mesmo sendo uma planta rasteira, guarda em suas flores e raízes diversos efeitos benéficos à saúde humana.

Rica em proteína, cálcio, fósforo e caroteno, esta planta é vista como uma erva saudável. Por esta razão, é possível preparar um chá com o trevo branco através de um processo de infusão. Confira!

Propriedades medicinais e benefícios

  • Antirreumático;
  • Antiescrofuloso;
  • Adstringente;
  • Expectorante;
  • Tônico.
Trevo branco: propriedades e benefícios do chá dessa planta

Foto: depositphotos

Diante destas propriedades, o trevo branco pode ser usado no tratamento de dores reumáticas, catarro gastrointestinal, perturbações das vias respiratórias, diarreia forte e inflamação glandulares.

Além disso, é indicado para quem possui pedra na bexiga e fígado obstruído. Em ambos os casos a planta é útil para combater os problemas.

Fora as utilizações humanas, ainda há indícios de que cães e gatos procuram esta planta quando estão doentes.

Como usar o trevo branco?

Esta planta pode ser usada no preparo de uma infusão simples. Para fazê-la, basta encher uma xícara de água quente e adicionar seis colheres (de café) das flores de trevo branco cortadas e secas ou frescas.

Em seguida, tampe o recipiente e deixe abafado durante 10 minutos. Após o tempo determinado, coe o chá e beba sem adicionar adoçante ou açúcar. A dica é consumir até três xícaras da infusão por dia.

Cuidados com o chá desta planta

De maneira geral, nenhum medicamento, seja ele natural ou não, deve ser utilizado sem a recomendação e acompanhamento médico. Por isso, antes de fazer uso do chá de trevo branco, é necessário procurar um especialista em saúde e verificar como está suas condições clínicas.

É importante ressaltar que uma automedicação pode ser tão prejudicial quanto a ausência de tratamento. No mais, grávidas, mulheres em período de lactação e crianças menores de 12 anos não devem fazer uso desta planta.

Veja mais!