Publicado por Redação

Existem certas manias que estão arraigadas na cultura de muitos povos, sobretudo no âmbito da alimentação. Tomar chá junto com a comida, por exemplo, é bastante comum na cultura oriental. Aqui no Brasil, o chá já é uma bebida que está bastante incorporada no dia a dia das pessoas, mas, em relação a esse acompanhamento, muitos ainda têm dúvidas.

O hábito do consumo de chás nasceu a partir das propriedades medicinais que eles apresentam, sobretudo no que diz respeito ao tratamento e cura de algumas enfermidades. De acordo com alguns especialistas no assunto, isso vai depender muito do tipo de chá que está sendo ingerido, temperatura e até as propriedades dele em relação à saúde.

Para que não exista mais dúvidas, o conselho é que o médico seja consultado. Ele é o profissional mais indicado para testificar a inclusão de certos hábitos, sobretudo direcionando-os bem para cada organismo.

Todos esses fatores é que vão determinar se o chá durante as refeições vai fazer bem ou não para a pessoa. Para adquirir um pouco mais de conhecimento sobre o assunto, acompanhe as orientações a seguir.

Tomar chá comendo algo ao mesmo tempo elimina os benefícios da erva?

Foto: depositphotos

O chá e as refeições

Ingerir chá quente durante as refeições é um hábito mais frequente na cultura oriental. A partir da prática, acredita-se que a bebida ajude na digestão dos alimentos, desde que se faça a utilização da erva certa. Segundo especialistas, beber o chá durante as refeições não inibe a sua ação em relação à saúde. Elas serão preservadas, assim como acontece durante qualquer horário do dia, se preparado da maneira correta.

Para as pessoas que fazem uso dos chás como tratamento alternativo para a perda de peso, é importante que se fique bem claro que consumi-lo junto as refeições não quer dizer que a ação será ampliada. Na hora da refeição, os chás mais indicados são os preparados com boldo, hortelã e camomila. Se for levar em consideração a sua dieta, uma boa saída é fazer uso das ervas que possuem ação termogênica.

Beber chá gelado durante as refeições em substituição ao suco ou água, pode ser uma opção bastante refrescante e saudável. Porém, é bom que você preste atenção na adição do açúcar. Nesses casos, vale sempre a pena optar por chás preparados em casa do que aqueles industrializados. Sobre os saquinhos que também passam por processo de industrialização, sempre opte pela erva natural. Ela é mais saudável e conserva bem mais propriedades.

Para ampliar os benefícios do chá, muitas recomendações dão conta que ele seja ingerido após a alimentação, principalmente entre as pessoas que estão com o objetivo de eliminar o peso extra. Mas, para não cometer nenhuma falha é imprescindível que o seu médico seja procurado. Apesar de estar lidando com elementos naturais, alguns podem não ser bem recebidos pelo seu organismo.

Veja mais!