Escrito por em 07/06/2017

O visco branco, cujo nome científico é Viscum álbum, pertence à família Loranthaceae. Ele é um arbusto semiparasita que cresce em troncos de outras árvores. Sua origem é europeia.

Devido a sua raridade, o visco branco já foi considerado uma planta sagrada, por isso mesmo foi muito relacionado ao Natal. As lendas também afirmam que o visco branco pode ser utilizado como amuleto que protege de forças malignas.

Além disso, algumas pessoas acreditam que o visco branco é um canal para o contato dos seres humanos com o divino e que ele pode causar sonhos místicos, além de aumentar a fertilidade masculinas e trazer poder, saúde e riqueza.

Visco branco: propriedades e benefícios do chá

Foto: depositphotos

Benefícios e Propriedades do Visco Branco

O visco branco é indicado para edema, frieira, nervos, albuminúria, epilepsia, leucorreia, hipertensão, arteriosclerose e tosse. Além disso, ele atua na regulação da pressão sanguínea.

O principal valor terapêutico do visco-branco é no tratamento da hipertensão, embora seja usado também para epilepsia, insônias e zumbidos.

Para as mulheres, a planta é especialmente indicada para aquelas que já estão entrando na menopausa. Ela ajuda a reduzir os episódios de calor causados pela alteração hormonal e até a diminuir as palpitações. Já as mulheres em período fértil podem tratar de dores menstruais, infertilidade ou cólicas pós-parto.

Seus principais princípios ativos são: flavonoides, como rutinosídeo, quercetina, isorhamnetina, sakuranetina, rhamnosídeo e hoeriodictiol; glicoproteínas, como lectina I, II e 111 e viscumina; polipetideos como viscotoxinas A2, A3, B, Ps 1 e ácidos fenólicos como coniferil-4′-0-glicosídeo e syrigenina.

Some-se a isso diversos ácidos como: ácido ursólico, ácido betúlico e ácido oleanóico.

Chá de Visco Branco

Você pode fazer uso do visco branco de diversas maneiras: macerado, pílulas ou chá. A maceração pode ser em vinho e você pode tomar 100 ml por dia. Se você preferir, coloque 2 gramas do visco branco seco ou uma colher (de sobremesa) para cada xícara de água fria, deixe por 12 horas e depois tome até três vezes por dia.

Em forma de pílulas, você vai encontrar em casas especializadas. Já o chá, você pode fazer em casa, seguindo as recomendações a seguir:

1. Separe uma colher das de sobremesa do visco branco seco;
2. Ferva uma xícara de chá de água;
3. Insira o visco branco quando a água levantar fervura;
4. Desligue a panela e deixe apurar;
5. Espere de 5 a 10 minutos;
6. Coe;
7. Tome até duas vezes por dia.

Lembre-se: gestantes, crianças e idosos fragilizados não podem fazer uso de qualquer substância sem autorização e recomendação médica.