Escrito por em 06/06/2017

Na natureza há diversas plantas capazes de melhorar o funcionamento do organismo e de tratar problemas externos do corpo. Um exemplo disso é a Anthyllis vulneraria, nome científico da planta chamada popularmente de vulnerária, espécie pertencente à família Fabaceae.

Também conhecida como trevo-areia, esta planta possui diferentes princípios ativos a exemplo dos flavonoides, taninos e saponinas.

Originária das regiões da Península Ibérica, Ilhas Baleares e Norte da África, a vulnerária possui propriedades medicinais importantes que resultam em benefícios para o corpo.

Benefícios e propriedades da vulnerária

Benefícios e propriedades do chá de vulnerária

Foto: depositphotos

Esta erva consegue aumentar a produção de células da epiderme, fazendo com que a estrutura da pele se recomponha após ter sofrido algum rompimento. Por estimular a recuperação dos tecidos, a planta auxilia no processo de cicatrização.

Sendo assim, vulnerária é indicada para lavagens de ferimentos, cortes, cirurgias, queimaduras, contusões e úlceras na pele. Além de ajudar a cicatrizar, a planta ainda tem ação depurativa, portanto auxilia na limpeza do local afetado.

Como preparar este chá?

Use 10 g de vulnerária em uma xícara de água fervente e tampe o recipiente. Deixe em infusão por 10 minutos e após o tempo determinado, coe o líquido e use o chá para aplicar nas áreas machucadas.

Mas, atenção, antes de aplicar o chá de vulnerária é importante deixar a região afetada limpa. Faça a higienização necessária e só depois aplique o líquido. Por fim, espere que o ferimento seque por ele mesmo. Repita o processo por até duas vezes por dia. Continue o tratamento até obter a melhora.

Contraindicações desta planta

A vulnerária não deve ser usada de forma interna, pois o seu chá só é útil para tratar problemas externos. Grávidas, mulheres que estão no período de lactação ou crianças muito pequenas não devem fazer uso da planta para não ficarem expostas aos princípios ativos desta erva. Além disso, é sempre recomendável buscar ajuda médica para evitar que os ferimentos infeccionem.