Escrito por em 23/05/2016

A utilização dos saquinhos de chás não se restringe apenas ao preparo da bebida para o consumo humano, mas também pode ser empregado para as mais diversas finalidades, entre as quais colorir cortinas brancas de renda.

Nem sempre as cortinas brancas são a melhor opção para casa. Além de muitas vezes não combinar com as cores dos móveis e cômodos da casa, tal cor é muito fácil de adquirir sujeiras ou mesmo de, com o passar do tempo, acabar ficando encardida.

Para evitar tais transtornos, uma alternativa caseira é colorir tecidos naturais com tonalidades de cor claras, a exemplo de bege ou cinza. Em casa, nada melhor do que utilizar um saquinho de chá para alcançar tal coloração. O chá preto, por exemplo, é usado como tinta desde a antiguidade.

Imagem de cortina de renda

Foto: Depositphotos

Técnica para tingir cortina usando saquinho de chá

Antes de tudo, lave a cortina com detergente e em seguida enxágue bem. Feito isso, leve a peça para uma bacia ou algo do tipo. Certifique-se de que a cortina preencha apenas 2/3 do recipiente.

Em seguida, coloque 380 ml de água para aquecer no fogo e acrescente 12 sachês de chá. Caso deseje uma tonalidade mais clara que o bege, reduza a quantidade de saquinhos, enquanto que, se o desejo for por uma tonalidade mais escura, coloque mais unidades de sachês.

Ao notar que a água já adquiriu coloração, acrescente a cortina e mantenha o líquido dos saquinhos aquecido já com a cortina no interior. Deixe a peça de molho no chá até que a mesma adquira a cor desejada.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 5833), formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário UniFavip/Wyden, com experiência em rádio, TV, impresso, web, assessoria de comunicação política e Marketing. Além da iHaa Network, já atuou no portal G1, no Sistema Jornal do Comércio de Comunicação (na TV Jornal/SBT, Rádio Jornal e portal NE10), e também no antigo Jornal Extra de Pernambuco.