Escrito por em 05/03/2018 (atualização: 16/03/2018)

Uma ótima opção para quem pretende emagrecer são as bebidas naturais. O chá de pitanga, por exemplo, além de trazer inúmeros benefícios para à saúde, ainda ajuda na perda de peso.

Para que os resultados do emagrecimento sejam mais eficazes e ainda mais saudáveis, busque aliar o consumo do chá de pitanga com a ingestão de uma dieta saudável e a prática diária de exercícios físicos.

Chá de pitanga para emagrecer

A pitanga é riquíssima em inúmeros nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. A fruta pode ser consumida em forma de sucos, in natura e como ingrediente de receitas e suas folhas para o preparo de chás.

E mesmo que o chá de pitanga não seja preparado com a fruta, a bebida também apresenta os mesmos benefícios da pitanga em si.

Além de ajudar a emagrecer, o chá de pitanga controla a diabetes e regula os níveis de colesterol

O chá da pitanga é diurético e tem ação laxativa (Foto: depositphotos)

O chá de pitanga é uma bebida com pouquíssimas calorias. E além de ser leve, ele também tem efeito diurético, ajudando a eliminar as toxinas do organismo e ainda o excesso da água, muitas vezes o responsável pelo excesso de gordura abdominal.

O chá de pitanga também tem ação laxativa natural, também contribuindo para a perda de peso.

Benefícios do chá de pitanga

Além de ajudar a emagrecer, o chá de pitanga também traz outros inúmeros benefícios para à saúde.

Veja também: Chá de pitanga é eficiente para combater diabetes e colesterol

A bebida tem ação anti-inflamatória, é um calmante natural e possui presença de flavonoides, ajudando a fortalecer o sistema imunológico, protegendo o corpo de inúmeras doenças.

O consumo do chá de pitanga ajuda a combater doenças do fígado, diarreia e cólicas menstruais.

O chá de pitanga também contribui no controle da diabetes, regula os níveis de colesterol e combate doenças reumáticas.

Ainda pode ser usada para tratar doenças respiratórias, como asma e bronquite e também dores de garganta.

Por possuir efeito relaxante, o chá de pitanga também ajuda a controlar a ansiedade e até mesmo controlar a compulsão por alimentos, mais uma vez beneficiando quem pretende emagrecer.

Uma bebida rica em vitamina A, o chá feito com as folhas da pitangueira ainda combatem as células que provocam o envelhecimento precoce e que causam câncer.

Como preparar o chá de pitanga?

Escolha as melhores folhas da pitangueira para preparar a bebida. Separe três colheres da planta e coloque um litro de água para ferver. Depois de pronto, despeje a água fervida nas folhas e deixe o recipiente abafado por aproximadamente dez minutos.

Veja também: Receitas de chás desintoxicantes

Procure consumir no máximo três xícaras do chá de pitanga diariamente, preferencialmente nos intervalos da principais refeições do dia.

Precauções no consumo

Ainda que seja um tratamento natural é importante ter alguns cuidados no consumo do chá de pitanga.

Por ser uma bebida com ação diurética, o consumo em excesso da bebida pode prejudicar o funcionamento saudável do corpo.

O ingestão exagerada do chá também pode interferir na quantidade de potássio presente no organismo, provocando alguns problemas na frequência cardíaca.

Conheça 5 chás que vão lhe ajudar a emagrecer