Escrito por em 24/01/2017 (atualização: 31/01/2017)

Também conhecida como árvore da febre, goma lacre e lacre branco, o pau de lacre é usado na medicina alternativa para tratar reumatismo, dermatose, impingem e ferimentos ocasionados por insetos.

Reumatismo é uma expressão bastante ampla, pouco utilizada pelos médicos, mas ainda bastante conhecida na linguagem popular.

O termo costuma ser um sinônimo para osteoartrose ou artrite reumatoide e é bastante empregado quando o paciente apresenta alguma inflamação na articulação.

Reumatismo: o chá de pau de lacre alivia as inflamações nas articulações

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

No geral, as doenças reumatológicas são problemas que acometem principalmente articulações, ossos ou músculos. O paciente que possui a enfermidade sente dores fortíssimas que impede a prática de atividades normais de cotidiano, comprometendo diretamente sua qualidade de vida.

As dores causadas pela doença podem ser aliviadas a partir do uso do pau de lacre. Além disso, pessoas que sofrem de problemas na pele, como dermatose, impingem e feridas feitas por picadas de insetos, também podem fazer uso da planta como forma de tratamento natural.

Como usar o pau de lacre

Se a sua intenção for combater os males trazidos pelas doenças reumatológicas, você pode fazer um benéfico chá, a partir da decocção das cascas do pau de lacre.

Para quem deseja aliviar os problemas dermatológicos, o mais indicado é a infusão feita a partir das folhas do pau de lacre.