Escrito por em 28/02/2018

Dores no peito costumam gerar uma grande preocupação em quem as sentem, pois além de poder ser sinal de algo grave, o incômodo provoca grandes desconfortos, atrapalhando a qualidade de vida e interferindo na realização de tarefas rotineiras. Conheça algumas receitas de chás que ajudam a tratar o problema.

As bebidas naturais ajudam a tratar e aliviar os incômodos no peito, mas elas não devem substituir o tratamento receitado por um profissional da área de saúde que deve acompanhar particularmente cada caso.

Chás para aliviar dor no peito

Chá de talo de alface

Conheça os benefícios do chá do talo de alface

Chá do talo de alface pode proporcionar diversos benefícios (Fotos: depositphotos)

O alface é um alimento extremamente nutritivo e benéfico para a saúde. Rico em vitamina C e em beta caroteno, a verdura ajuda a combater o colesterol alto, impedindo que ele fique alojado nas paredes das artérias, inibindo ainda a formação das placas de ateroma.

Ele também é uma excelente fonte de fibras e potássio, que além de também ajudarem a regular o colesterol, ainda diminuem a pressão alta, trazendo benefícios para o coração.

Ingredientes

  • 60g de talo de alface
  • 1L de água

Modo de preparo

Coloque os ingredientes em uma panela e deixe ferver. Depois de fervido, abafe o recipiente até a bebida amornar, coe e beba em seguida. Procure consumir quatro xícaras por dia.

Chá de gengibre

Tome chá de gengibre e solucione vários problemas de saúde

Resolva diversos problemas de saúde tomando chá de gengibre (Foto: depositphotos)

O gengibre contém propriedades que servem como analgésico, antifúngico, antipirético e inibidor da agregação das plaquetas, o que impede a formação de trombos.

O composto encontrado na raiz também ajuda a reduzir os níveis de colesterol, enquanto as propriedades antioxidantes do gengibre beneficiam os vasos sanguíneos.

Ingredientes

  • 3 centímetros de gengibre fresco;
  • 1L de água
  • 1 limão

Modo de preparo

Coloque a água para ferver, corte o gengibre em pedaços e despeje-os na água. Adicione o suco do limão na panela, diminua o fogo e deixe abafado por 10 minutos. Coe a bebida e procure consumi-la quando as dores no peito surgirem.

Chá de alfafa

Consuma chá de alfafa e e evite problemas de coração

Problemas de coração nunca mais! Tome sempre chá de alfafa (Foto: depositphotos)

A alfafa é outra ótima forma natural de aliviar as dores no peito. Isso porque a planta ajuda controlar os níveis de colesterol, previne o acúmulo de pestes em artérias a ainda melhora fluxo do sangue até o coração.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas de alfafa
  • 200ml de água

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e acrescente as folhas de alfafa. Depois de fervido, desligue o fogo e deixe a bebida abafada por alguns minutos, até esfriar um pouco. Consuma o chá quando os sintomas começarem.

Além de ajudar a aliviar as dores no peito, consumir a bebida uma vez ao dia é uma ótima forma de evitar que o problema surja.

Além desses chás, o suco de couve, chá de alecrim, cavalinho, erva-cidreira e laranjeira também são ótimas opções naturais para aliviar as dores no peito.

Dor no peito: o que pode ser?

Dor no peito? Não deixe de consultar um médico

Independente de qualquer coisa, consultar um médico é fundamental em casos de dor no peito (Foto: depositphotos)

Geralmente as pessoas costumam associar o desconforto no peito com algum problema relacionado ao coração. Mas a verdade é que as dores podem ser provocadas por outras inúmeras razões.

“O desconforto no peito pode ser um problema de coração, mas também pode ser devido à diversas outras manifestações de sintomas de outros órgãos dentro do peito. Dentro da caixa torácica, há diversos órgãos e sistemas orgânicos que podem ser os culpados pelo desconforto no peito, dentre eles: esôfago; estômago; coração; pulmão e caixa torácica (esqueleto e músculos)”, revela o cardiologista Leonardo Alves, em entrevista ao site Sopro no Coração.