Escrito por em 09/03/2018 (atualização: 23/09/2018)

Os chás podem e devem ser consumidos por pessoas de praticamente todas as idades. A bebida natural é uma forte aliada de quem deseja ter uma vida saudável, especialmente na terceira idade.

Existem algumas ervas capazes de prevenir diversos tipos de problemas que surgem entre homens de 40 a 50 anos de idade, por exemplo.

Conheça algumas receitas de chás de ervas que ajudam a prevenir e evitar diversos tipos de doenças e sintomas, mas não devem substituir nenhum tratamento solicitado por um especialista. As bebidas devem servir apenas como um complemento.

Chás para homens de 40 a 50 anos

Os chás ideais para homens entre 40 e 50 anos devem ser direcionados para a saúde mental e da próstata

Durante essa fase os homens precisam se precaver sobre os inconvenientes da terceira idade (Foto: depositphotos)

Segundo o especialista em fisioterapia, massoterapia, shiatsu e outras terapias naturais alternativas, Tulio Americano, apesar de cada indivíduo ter suas necessidades específicas, no geral, os principais cuidados com homens na terceira idade giram em torno da saúde mental e da próstata.

“No caso da saúde mental temos as plantas tônicas que melhoram a oxigenação cerebral (Alecrim e café, por exemplo), as plantas que melhoram a transmitância neurológica (o Ginseng e o Ginkgo biloba) e as que diminuem o envelhecimento celular (uva e a sangra d’água, por exemplo)”, afirma o profissional.

E a próstata também pode ser cuidada através do consumo de bebidas naturais, segundo Tulio. “No caso da próstata temos as plantas reguladoras hormonais (Tribulus terrestris e o Cipó milhomem, por exemplo) e aquelas com tropismo específico por essa glândula (Saw palmetto e Verga teso).

“Além do consumo dos chás naturais, os homens da terceira idade também devem ter cuidados na alimentação e procurar sempre praticar exercícios físicos.

Veja também: Chá para impotência sexual

“Tudo vai depender da condição de cada um. Mas de forma genérica, e se não houver a presença de  síndromes, as pessoas da terceira idade devem procurar se cuidar principalmente pela alimentação. Se usados do ponto de vista nutracêutico, os alimentos se tornam poderosos medicamentos”, aconselha.

Uma raiz que pode ser adotada na dieta e consumida por homens entre 40 e 50 anos é o gengibre, forte aliado do fortalecimento do sistema imunológico e que ajuda no alívio de alguns sintomas comuns à idade.

“O gengibre é um dos melhores anti-inflamatórios sistêmicos que se conhece, eliminando dores articulares e musculares típicas da terceira idade. Além disso é tônico para a vesícula e os pulmões, tornando-se então importante para resolver problemas digestivos e pulmonares”, revela o especialista.

Receitas de chás

Ginkgo biloba

O chá de ginkgo biloba é indicado para homens entre 40 e 50 anos

O ginkgo biloba é chamado pelo próprio nome científico (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) das folhas da planta;
  • 2 copos de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e adicione as folhas da planta. Deixe em infusão por aproximadamente 15 minutos. Depois desligue o fogo e deixe o recipiente abafado por algum tempo. Coe a bebida antes de consumi-la. Preferencialmente tome duas xícaras do chá por dia.

Ginseng

O chá de ginseng é indicado para homens entre 40 e 50 anos

Panax ginseng é o nome científico do ginseng (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) das cascas;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Misture as cascas com a água e leve para ferver. Quando levantar fervura, desligue o fogo e deixe o recipiente abafado por dez minutos. O mais indicado é consumir duas xícaras do chá diariamente.

Gengibre

O chá de gengibre é indicado para homens entre 40 e 50 anos

Zingiber officinale é o nome científico do gengibre (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 2 a 3 cm de gengibre;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Lave bem o gengibre enquanto espera a água esquentar em fogo alto. Adicione o gengibre na água fervente, tampe o recipiente e baixe o fogo. Aguarde cerca de dez minutos e desligue o fogo. Coe a bebida antes de consumi-la. Consuma duas vezes ao dia.

Veja também: Receita de chá verde com ginseng estimula a saúde do homem

Verga teso (Catuaba)

O chá de catuaba é indicado para homens entre 40 e 50 anos

Anemopaegma arvense é o nome científico da catuaba (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de casca da catuaba;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Coloque a água e a casca da catuaba em uma panela e leve para ferver por dez minutos. Desligue o fogo e deixe o recipiente abafado por mais dez minutos. Coe a bebida e consuma duas vezes por dia.

Saw palmetto

O chá de saw palmetto é indicado para homens entre 40 e 50 anos

Serenoa repens é o nome científico do saw palmetto (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher (de sopa) com o pó da saw palmetto.

Modo de preparo

Ferva a água e despeje na xícara. Com a água ainda quente, adicione a saw palmetto. Mexa bem até que o pó tenha se dissolvido completamente. Beba duas vezes por dia.

Cipó mil homem

O chá de cipó de mil homens é indicado para homens entre 40 e 50 anos

Aristolochia esperanzae Kuntze é o nome científico do cipó mil homens (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) da erva;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Leve ao fogo a água e acrescente a erva. Deixe ferver por dez minutos e desligue o fogo. Coe o chá antes de ingerir e procure consumi-lo duas vezes ao dia.

Tribulus terrestris (Videira da punctura)

O chá de tribulus terrestris é indicado para homens entre 40 e 50 anos

Tribulus terrestris também é conhecido por videira da punctura (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Ingredientes

  • 2 xícaras de água;
  • 3 colheres (de sopa) de folhas de tribulus terrestris.

Modo de preparo

Leve a bebida ao fogo e espere ela ferver. Depois de fervida, desligue o fogo e acrescente as folhas da planta. Deixe o recipiente abafado por dez minutos. Se preferir, adoce a bebida. Coe o chá e procure consumir três vezes ao dia.

Veja também: Chá de tribulus terrestris para minimizar os efeitos da andropausa

Erva sete sangrias

O chá de sete sangrias é indicado para homens entre 40 e 50 anos

Cuphea carthagenensis é o nome científico da sete sangrias (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 colher e meia das folhas e flores da erva de sete sangrias;
  • 1 litro de água.

Modo preparo

Primeiro ferva a água e depois de pronta adicione as flores e ervas da sete sangrias. Deixe o recipiente abafado por alguns minutos e depois coe. Consuma duas vezes por dia.

Contraindicações

Apesar de serem receitas naturais e benéficas para à saúde, Tulio aconselha sobre a importância de evitar exageros: “Toda planta possui princípio ativo biologicamente e portanto se ministrada em altas doses é potencialmente tóxica. Contudo intoxicações com plantas, ou até mesmo efeitos colaterais indesejados, são eventos muito raros na Fitoterapia realizada com o mínimo de bom senso.”