Escrito por em 06/05/2019

Você sabia que existem várias receitas com chá de canela? Pois é, além de medicinal, aromática e saborosa, a canela pode ser usada na produção de chás combinados que conquistam pelo sabor e propriedades saudáveis. Sendo assim, se você quer aprender sobre as principais combinações com chá de canela, você está no lugar certo!

Primeiramente, a pergunta: o que é canela? A canela é uma especiaria usada comumente na medicina natural e na culinária ao redor do mundo. É obtida partir da casca interna de várias espécies de árvores pertencentes ao gênero Cinnamomum, da família Lauraceae. O termo ‘canela’ é referência a sua cor acastanhada, principalmente quando está moída.

Trata-se de uma especiaria/tempero que não passa despercebida. O seu aroma é bastante agradável e específico. Além disso, o sabor da canela consegue elevar muitas receitas. No Brasil, é muito usada em doces, receitas de milho e no café.

Mas, estamos aqui para mostrar para você as inúmeras combinações saudáveis do chá de canela, uma bebida que combina muito bem com outros chás e resulta em verdadeiros elixires para a boa saúde. Confira!

Combinações saudáveis com chá de canela

Neste tópico nós vamos te mostrar quais são as melhores combinações saudáveis que levam chá de canela. São 5 receitas de chás combinados que servem para vários fins, inclusive emagrecer rápido e de forma saudável. Confira.

Chá de canela com hibisco

Uma das receitas mais queridas e conhecidas que levam a canela é a sua combinação com o chá de hibisco. Além do sabor e aroma bastante agradável, o chá de canela com hibisco é rico em benefícios para o organismo.

Chá de hibisco e canela

Essa combinação é ideal para quem deseja perder peso com saúde (Foto: depositphotos)

Estudos comprovam que essa combinação é antibacteriana, antioxidante, hepatoprotectora (protege o fígado), diurética, anti-colesterol, combate a diabetes, reduz a hipertensão, é anti-inflamatória e ainda melhora o metabolismo, acelerando a perda de peso através de exercícios e alimentação saudável (1, 2).

  1. Ferva 1 xícara de água
  2. Adicione 1 canela em pau pequena ou média e deixe na fervura por 5 minutos
  3. Em seguida, desligue o fogo e adicione 1 colher (de chá) de folhas secas de hibisco
  4. Tampe por 10 minutos
  5. Por fim, coe e beba morno.

Chá de canela com boldo

O boldo é conhecido por ser um ingrediente natural super eficiente no combate aos distúrbios estomacais, e a ciência comprova isso (3). Junto com a canela, o chá dessa planta torna-se, além disso, anti-inflamatório, antioxidante e ajuda a acelerar o metabolismo.

Além disso, o chá de canela com boldo também aumenta as defesas do organismo contra doenças provocados por bactérias e vírus, como gripes e diarreias, por exemplo.

  1. Em uma xícara com água quente, adicione 1 colher (de chá) de folhas de boldo e 1 canela em pau pequena
  2. Em seguida, tampe por aproximadamente 10 minutos
  3. Por fim, coe e beba sem adoçar.

Apesar de ser um ótimo chá para a saúde, essa combinação não é recomendada para mulheres grávidas e lactantes. Alguns especialistas apontam que consumir muito desses dois chás durante a gravidez pode trazer complicações para a saúde da mulher e do bebê.

Chá de canela com limão

Para quem quer fortalecer o organismo e deixar a imunidade blindada, essa é a melhor receita! Tanto a canela quanto o limão são ricos em nutrientes que fortalecem as defesas imunológicas. Além disso, o limão é uma ótima fonte de vitamina C e antioxidantes (4).

Chá de canela e limão

Chá de canela com limão é um remédio natural para fortalecer o sistema imunológico (Foto: depositphotos)

Para preparar essa receita é bem fácil e simples. Confira:

  1. Ferva 1 xícara de água e adicione 1 canela em pau. Deixe por 5 minutos
  2. Em seguida, desligue o fogo e tampe por mais 10 minutos
  3. Retire a canela da água (com cuidado) e adicione o suco de ½ limão
  4. Por fim, misture e beba sem adoçar.

Chá de canela com gengibre

Entretanto, se você está procurando um chá emagrecedor, essa receita é quase milagrosa! A combinação de canela e gengibre resulta em um poderoso chá termogênico, antioxidante, anti-obesidade, diurético e metabólico (2, 5, 6).

Resumindo: um chá que acelera muito o emagrecimento e a perda de medidas. Além disso, não podemos esquecer da ação anti-inflamatória e imunológica desse chá. Veja como é fácil prepará-lo:

  1. Ferva 1 xícara de água em uma panela
  2. Adicione 1 canela em pau e 1 colher (de chá) de gengibre ralado ou picado.
  3. Deixe cerca de 3 minutos em fervura e, em seguida, desligue o fogo
  4. Tampe por 10 minutos
  5. Por fim, coe e beba sem adoçar.

Chá de canela com mel

Por fim, mas não menos importante, temos o chá de canela com mel: uma ótima pedida quando o assunto é sabor e fortalecer o organismo (2, 7).

Tanto a canela quanto o mel são conhecidos pela ciência como dois potentes beneficiadores do sistema imunológico e são ótimos para combater gripes e resfriados.

  1. Em uma panela com água fervente, adicione 1 canela em pau e deixe por 10 minutos
  2. Em seguida, desligue o fogo e tampe por mais 5 minutos
  3. Retire o pau de canela e coloque o chá em uma xícara
  4. Adoce com 1 colher (de sopa) de mel de abelha.

Contudo, opte sempre pelo mel natural de abelha e evite o industrializado. Só assim você terá certeza de que está tomando uma bebida 100% medicinal.

Chá de canela simples: Aprenda a receita

A receita comum e medicinal do chá de canela é bem fácil de se fazer. Para o preparo, você vai precisar apenas de água e canela (de preferência em pau). Sendo assim, siga as instruções abaixo para produzir o melhor chá medicinal de canela:

  1. Em uma panela, ferva 1 xícara de água filtrada
  2. Em seguida, adicione 1 pau de canela médio (entre 6 e 8 cm)
  3. Mantenha na fervura por aproximadamente 5 minutos
  4. Em seguida, desligue o fogo e tampe por mais 10 minutos
  5. Por fim, retire o pau de canela e beba sem adoçar.
Canela em pó e pau

Canela é uma especiaria carregada de benefícios para o organismo (Foto: depositphotos)

Caso você prefira usar a canela em pó, desligue o fogo assim que a água ferver, adicione 1 colher (de chá) de canela em pó e tampe por 10 minutos. Em seguida, beba sem adoçar.

É importante deixar claro que não se deve adoçar o chá de canela, se quiser que ele seja medicinal. O que acontece é que o açúcar elimina várias propriedades medicinais da canela, o que acaba anulando a maioria dos seus benefícios para a saúde.

Referências científicas

Por fim, veja abaixo as referências científicas usadas na produção deste artigo. O Chá Benefícios é um site comprometido com informações verdadeiras, conteúdo relevante e, claro, com a sua saúde. Sendo assim, fique sempre bem informado(a) em nosso site!

  1. DA-COSTA-ROCHA, I., BONNLAENDER, B., SIEVERS, H., PISCHEL, I., HEINRICH, M. “Hibiscus sabdariffa L. – a phytochemical and pharmacological review“. 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25038696. Acesso em 25 de abril de 2019.
  2. GUNAWARDENA, D. et al. “Anti-inflammatory activity of cinnamon (C. zeylanicum and C. cassia) extracts – identification of E-cinnamaldehyde and o-methoxy cinnamaldehyde as the most potent bioactive compounds“. 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25629927. Acesso em 25 de abril de 2019.
  3. KLIMACZEWSKI, C. V. et al. “Peumus boldus attenuates copper-induced toxicity in Drosophila melanogaster“. 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29080449. Acesso em 25 de abril de 2019.
  4. SELF NUTRITION DATA – Lemon juice, raw. Tabela disponível em: https://nutritiondata.self.com/facts/fruits-and-fruit-juices/1938/2. Acesso em 25 de abril de 2019.
  5. EBRAHIMZADEH ATTARI, V. et al. “A systematic review of the anti-obesity and weight lowering effect of ginger (Zingiber officinale Roscoe) and its mechanisms of action“. 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29193411. Acesso em 25 de Abril de 2019.
  6. WANG, J., KE, W., BAO, R., HU, X., CHEN, F. “Beneficial effects of ginger Zingiber officinale Roscoe on obesity and metabolic syndrome: a review“. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28505392. Acesso em 25 de Abril de 2019.
  7. GOVERNO DE SÃO PAULO – “Dia da Abelha: conheça as vantagens do mel para a saúde“. SP Notícias. Portal do Governo. 2017. Disponível em: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/dia-da-abelha-conheca-as-vantagens-do-mel-para-saude/. Acesso em 25 de Abril de 2019.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.