Escrito por em 07/03/2016

Você já sentiu uma sensação de como se o estômago estivesse queimando? Pois bem. Tal ocorrência sintomática trata-se da azia ou pirose. Palavra derivada do grego “pýroses” (queimar), a pirose é característica por provocar um ardor que tem como início a “boca do estômago” seguindo até a faringe. A mesma é responsável por causar ânsia de vômito, intenso ardor e ainda por elevar a produção de saliva.

Causas da azia

Mas, você sabia que a azia é nada mais é do que o sintoma de algum problema relacionado ao sistema digestivo? Isso mesmo. Pode ser o aparelho digestivo dando sinal de que está sendo afetado por algo como uma inflamação no esôfago, uma irritação ou mesmo refluxo gastroesofágico.

A sensação de queimação, por sua vez, é uma consequência do ácido gástrico liberado, o qual tem como finalidade facilitar a digestão dos alimentos. Entretanto, externo ao estômago, o mesmo acaba irritando as paredes sensíveis do sistema digestivo, causando assim a sensação terrível de queimação. Em geral, uma alimentação desequilibrada é o fator principal que provoca o surgimento desse problema.

Receita de chá incomparável para tratar azia

Foto: Reprodução/ internet

Chá para infalível para combater a azia

Para auxiliar no tratamento medicamentoso do problema, uma das receitas caseiras naturais mais recomendadas é a do chá à base de erva cidreira e espinheira santa.

A primeira planta é conhecida por estimular a digestão e assim evitar o surgimento da queimação. A segunda erva, por sua vez, possui propriedades analgésica, antiácida e adstringente, as quais são ideais para combater a azia.

Receita do chá

Ingredientes:

1 litro de água
2 colheres (de sopa) de folhas secas de espinheira-santa
3 colheres (de sopa) de folhas frescas de erva-cidreira

Modo de preparo e utilização:

Adicione todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogão para fervura. Assim que a mistura começar a ferver, permaneça com as ervas em cozimento durante cinco minutos. Depois, desligue o fogo e deixe a mistura esfriar. Ao notar que o líquido ficou morno, coe o mesmo e consuma ou sirva logo em seguida.

É importante ressaltar que, esta bebida, apenas deve ser ingerida por até quatro vezes ao dia (quatro xícaras). De preferência, logo depois de cada refeição.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 5833), formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário UniFavip/Wyden, com experiência em rádio, TV, impresso, web, assessoria de comunicação política e Marketing. Além da iHaa Network, já atuou no portal G1, no Sistema Jornal do Comércio de Comunicação (na TV Jornal/SBT, Rádio Jornal e portal NE10), e também no antigo Jornal Extra de Pernambuco.