Publicado por Redação

Os primeiros remédios utilizados pelas pessoas foram feitos através das propriedades de plantas. Atualmente, com todo o avanço da tecnologia e da ciência, as técnicas foram aprimoradas e as ervas estudadas. Assim, outros tratamentos passaram a ser aplicados com o intuito de amenizar determinadas doenças.

Um exemplo disso é o uso de chás, bebidas quentes produzidas através da infusão ou decocção de ervas terapêuticas com propriedades medicinais capazes de melhorar problemas de saúde. Mas, ainda há diversas dúvidas a respeito desses remédios naturais, como, por exemplo, o tempo de conservação ideal depois que estão prontos.

Esta questão que envolve o tempo de conserva dos chás é delicada, pois não depende de apenas um fator. Além do tipo de erva, outros pontos precisam ser levados em consideração como ambiente para o armazenamento e o tipo de recipiente.

Quanto tempo depois de feito um chá conserva os seus benefícios?  

Foto: depositphotos

Como manter os chás conservados após o preparo?

Não há um tempo universal para todos os tipos de chás. Como dito anteriormente, cada erva possui suas especificidades e por isso é errôneo estipular um prazo de validade para os chás feitos com elas, sem levar em consideração as diferenças entre cada uma.

O melhor a se fazer, desta forma, é buscar por métodos que garantam mais tempo de duração para as bebidas. Uma dessas maneiras é escolher bem o recipiente que vai utilizar para o armazenamento do chá. Neste caso, o mais indicado é garrafa de vidro que possua tampa que impeça a entrada de ar na garrafa.

Inclusive, o ar deve ser um problema para se evitar. Isto porque, muitos dos chás perdem suas propriedades com a fermentação causada pelo ar. Por isso, quanto mais líquido a garrafa abrigar, menos espaço ela terá para o ar.

Além disso, os chás não devem ficar expostos em lugares com incidência de sol ou ambientes quentes. O ideal mesmo é manter as bebidas refrigeradas. Na geladeira, geralmente, os líquidos benéficos à saúde podem se manter eficazes por até uma semana.

Veja mais!