Publicado por Redação

Para preparar alguns alimentos e bebidas, seguir a receita é imprescindível para que tudo saia de acordo com o planejado.

No caso dos chás, essa atenção ao preparo interfere diretamente no resultado final da receita e das propriedades de cada elemento. Nesse sentido, a temperatura da água está entre os itens do preparo que você deve prestar mais atenção.

Antes de saber a temperatura ideal na hora de fazer o chá, é importante que você saiba que todas as ervas possuem uma temperatura considerada ideal para que todas as propriedades sejam extraídas. Vale lembrar também que a temperatura vai interferir na eficácia final da bebida e no gosto, já que, na temperatura incorreta, todas as propriedades benéficas podem se perder.

Qual a temperatura ideal para fazer um chá

Foto: depositphotos

O melhor tempo de infusão

Do mesmo modo como na temperatura, o tempo é relativo à preferência de gosto de cada pessoa. Há quem prefira o chá mais forte, e por isso deixa mais tempo em fervura. Porém, há quem goste de uma bebida mais fraca, com menos sabor, e assim deixa a mistura ferver por poucos minutos. Se você prefere o meio termo aqui vão opções de tempo para cada tipo de chá.

Chá Preto: Para fazer esse chá recomenda-se um tempo de infusão entre três a cinco minutos, em uma água totalmente em ebulição. Isto é, com temperatura igual a 100° C.

Chá Branco: O tempo ideal para uma boa infusão deste chá é entre quatro a oito minutos. Neste caso, não é necessário que água esteja em seu ponto de ebulição, uma temperatura entre 65° e 70° C é suficiente.

Chá verde: Esse deve ser servido após uma infusão de dois a quatro minutos. E deve ser preparado em uma temperatura que fique entre 75° a 80°.

Chá amarelo: Nesse caso, não é preciso esperar muito, em torno de um a dois minutos a infusão já deve estar pronta para ser servida. O importante é manter a temperatura entre 70° a 75° C.

Vale lembrar que esses dados são indicativos, e você pode optar por prepará-los por períodos mais longos ou curtos, e até mesmo em temperaturas não específicas. Mas, as dicas vão servir para te guiar da melhor maneira.

Como saber em qual temperatura está a água

O mercado oferece uma gama de equipamentos, também conhecidos por termômetros, que podem ser usados para medir a temperatura ideal do chá. Porém, seja pelo valor ou pela frequência de uso, muitas vezes é um investimento desnecessário. Porém, existe uma técnica de observação desenvolvida pelos chineses, onde o simples fato de observar a água passa uma média de temperatura a qual ela está sendo submetida.

Quando a temperatura está entre 68° a 78° C, a água adquire em sua superfície bolhas pequenas, do tamanho da cabeça de um alfinete; quando ela atinge 79° C, você vai perceber que as bolhas ficaram um pouco maiores, semelhantes a olhos de camarão; Para os 80° a 82° C, surgem bolhas maiores e começam a subir para a superfície da chaleira. Quando ela atinge de 90° a 96° C, as bolhas assumem tamanho semelhante a uma pérola e para os 100°, a já conhecida ebulição.

A temperatura correta para consumir o chá

Quando o assunto está relacionado a temperatura de consumo do chá, cada pessoa pode ter suas preferências a parte. Umas preferem ele mais quente, outras um pouco mais frio e outras totalmente frio. Dessa forma, a maior dica é ir testando a fervura da água e escolhendo qual fica melhor para o seu paladar.

Veja mais!