Escrito por em 26/07/2017

Sabe aquela pausa para o café que muita gente faz durante o trabalho, na maioria das vezes para recarregar as energias? Ela pode ser perfeitamente aplicada a outras bebidas, como o chá, por exemplo. Isso porque, dependendo do tipo de erva utilizado para o preparo da bebida, o corpo pode responder melhor a certas necessidades do dia a dia, como a disposição e concentração, tão importantes no ambiente de trabalho.

Porém, pela própria falta de conhecimento, muita gente aposta nas ervas erradas e acaba tendo o efeito contrário na elaboração das tarefas: no lugar de disposição, elas são acometidas por uma moleza e relaxamento fora de hora.

Para que isso não mais aconteça, e você faça o melhor uso dos chás para aumentar o seu rendimento no trabalho, preste atenção nesse texto.

Ah! Não custa nada lembrar que, antes de começar qualquer tratamento, mesmo sendo ele de caráter natural, como a ingestão de chás, o mais aconselhável é que o médico seja consultado. Ele é o profissional mais indicado para indicar a quantidade mais recomendada, mediante a condição isolada de cada pessoa. Isso vai evitar que problemas futuros apareçam.

Quais tipos de chá tomar e quais não tomar durante o trabalho

Foto: depositphotos

Chás para a hora do trabalho

Se você é daquelas pessoas que desejam aumentar o rendimento no trabalho ou até ganhar mais disposição para enfrentar as tarefas agendadas, a natureza pode dar uma ajudinha extra. Apostando na propriedade medicinal de algumas ervas, você vai conseguir atingir o seu ápice de rendimento. Certas ervas aumentam a energia enquanto atuam também na disposição para seguir bem o dia.

O chá preto, por exemplo, estimula a produção dos neurotransmissores cerebrais que dão energia ao organismo. Algumas outras ervas indicadas para aumentar o rendimento no trabalho são: chá verde, chá mate, além do gengibre e canela. O chá vai muito bem em substituição ao café, já que muita gente está condicionada a ele para ganhar energia. Faça o teste!

Preparando o chá no trabalho

Para usufruir de todas as propriedades das ervas na hora do trabalho, você pode preparar o chá de forma facilitada. Se não tiver fogão, você pode usar o micro-ondas para esquentar a água para a infusão. Para isso você vai precisar de uma caneca ou uma xícara de água (cerca de 200 ml). Coloque para esquentar por mais ou menos um minuto ou um minuto e trinta segundos.

Com a água quente, pegue uma colher (de sopa) da erva e acrescente. Use um pires para abafar um pouco e deixe descansar por cinco minutos. Depois é só coar e ingerir. A recomendação é usar a erva natural, já que as suas propriedades são mantidas por inteiro, se comparada as ervas de saquinho. Se preferir, você também pode adoçar com um pouco de mel.

O chá que não devo consumir no trabalho

Da mesma forma que existem alguns tipos de chás que ajudam na disposição, outros fazem exatamente o efeito contrário, trazendo relaxamento e sensação de sono para o corpo. Geralmente essas ervas são usadas na parte da noite, antes de dormir, para promover Tranquilidade após um dia intenso de trabalhos. Dessa forma, durante o expediente, você deve ficar longe dessas ervas. São elas: camomila, melissa, erva-doce e capim-limão.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.