Escrito por em 05/05/2017

Usada com bastante ênfase na decoração interna e nos jardins, a samambaia é uma planta que possui uma série de propriedades medicinais, embora desconhecida pela maioria da população. No entanto, a samambaia teve sua capacidade de cura comprovada cientificamente a partir da realização de vários estudos.

Dependendo do local onde a samambaia é encontrada, pode ser conhecida por uma série de outros nomes, entre os mais comuns, destaque para samambaia de Mato Grosso, samambaia do Amazonas, rabo de caxinguelê, cipó cabeludo, guaririnha e erva de macaco.

Dependendo da espécie, a samambaia pode chegar a atingir quase dois metros de altura. Suas folhas lanceoladas nascem diretamente do rizoma. A planta possui também o caule fino, esverdeado, revestido de pelos, com muitas folhas de tamanho variável. Na medicina natural as partes utilizadas são o rizoma e a raiz.

Propriedades e benefícios do chá de samambaia

Foto: Pixabay

A samambaia é uma planta usada há muitas gerações, sobretudo por índios peruanos. Na lista de indicação estavam várias doenças, porém, as que mais se destacavam eram as relacionadas ao trato respiratório e febre. Hoje em dia ela é também utilizada para combater doenças crônicas na pele.

Propriedades medicinais da samambaia

A samambaia pode ser usada para tratar uma série de doenças, sobretudo baseada nas propriedades medicinais adstringente, anti-helmíntico, febrifurgo e vermífugo. Na medicina natural as raízes da samambaia são usadas para paralisar os músculos de parasitas, de forma a fazê-los soltar do corpo.

Além do mais, essa planta também combate casos de gripe, meningite, nematelminto, pneumonia resfriado, sarampo, solitária e vermes. Além do mais, ela pode ser usada no tratamento de febre e feridas. A planta serve como tônico para pessoas que sofrem de doenças e problemas respiratórios, como bronquite e asma.

Chá de samambaia

Uma das formas mais usuais de preparar a samambaia para solucionar problemas de saúde é através do chá. Para isso você vai precisar de uma colher (de sopa) da raiz da samambaia seca e 600 ml de água filtrada. Coloque a água para ferver em um recipiente com tampa. Isso vai ajudar no processo de preparação da bebida.

Assim que a água começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a raiz da samambaia. Deixe a mistura descansar por cerca de 10 minutos. Esse tempo vai ajudar a planta a soltar todos os nutrientes na água. Depois disso, basta usar uma peneira para separar a planta do líquido.

Antes de usar a samambaia é necessário que você tenha certeza em relação à espécie, pois nem todas possuem propriedades curativas.

Cuidados

A samambaia não pode ser consumida por pessoas que sofrem de anemia, gastrite, úlcera duodenal ou cardiopatias. Além do mais, mulheres que estejam em grávidas ou em processo de amamentação também devem ficar longe da planta. Assim como foi indicado no início do texto, o mais aconselhável é recorrer ao médico.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.