Escrito por em 26/05/2017

Graças às suas inúmeras propriedades benéficas, as plantas são utilizadas na medicina popular há milhares de anos.

Uma das plantas que pode proporcionar benefícios à nossa saúde é o sene do campo, de nome científico Senna corymbosa. Pertencente à família das Fabaceae, esse arbusto possui três metros de altura e é também conhecido por outras denominações, como sena-do-campo, sena-do-mato e folha-de-sene.

Originário do Brasil e Uruguai, o sene do campo geralmente ocorre em vegetação secundária e borda de mata. A planta também pode ser encontrada na Argentina e Paraguai. No Brasil, é comumente encontrada nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Prisão de ventre? O chá de Sene do Campo é um poderoso laxante

Foto: depositphotos

Propriedades medicinais e benefícios

O chá da planta sene do campo é conhecido pela sua propriedade laxativa, sendo indicado para indivíduos que sofrem com prisão de ventre. Além disso, a planta também contém propriedades emolientes.

Os princípios ativos do sene do campo incluem propriedades antraquinônicas. Para aproveitar os benefícios da planta, basta preparar um chá com as suas folhas.

Chá de sene do campo: como preparar?

É muito fácil preparar o chá de sene do campo. Confira os orientações a seguir:

  • Coloque uma xícara de água em uma panela;
  • Leve ao fogo e desligue logo depois da água começar a ferver;
  • Coloque uma colher (de café) de folhas da planta em uma xícara;
  • Despeje a água por cima e cubra a xícara, deixando a bebida abafada por alguns minutos.

Cuidados

O chá de sene do campo deve ser consumido apenas sob orientação médica, pois, como qualquer outro medicamento (natural ou não), pode provocar efeitos indesejáveis no paciente.

Não foram encontradas contraindicações na literatura consultada, mas muitas ervas não são recomendadas para gestantes, crianças, lactantes e pacientes que possuam algum tipo de dor abdominal não identificada. Lembre-se de consultar um especialista antes de iniciar qualquer tratamento!