Escrito por em 05/04/2017

Originária do México, a planta conhecida por piteira é na verdade chamada de Agave americana, nome dado pela comunidade de cientistas.

Pertencendo a família das Amarilidáceas, ela também pode ser conhecida por pita, caroatá-açu, gravatá-açu ou piteira.

No Brasil, a piteira é muito utilizada para ornamentação devido a beleza de suas flores. Porém, poucas pessoas conhecem o poder que esta planta possui com relação à saúde humana, tendo em vista que ela pode trazer bons resultados ao organismo, basta apenas saber utilizá-la.

Propriedades medicinais e benefícios da planta

Piteira: benefícios e propriedades do chá dessa planta

Foto: depositphotos

  • Antiescorbútica: Consegue tratar o escorbuto, uma doença inflamatória na gengiva;
  • Antissifilítica: Elimina a sífilis por meio de seus princípios ativos;
  • Antisséptica: Limpa e esteriliza a pele;
  • Depurativa do sangue: Elimina as toxinas presentes na corrente sanguínea;
  • Digestiva: Protege o sistema digestivo e suas funções;
  • Diurética: Aumenta o volume de urina, melhorando as funções do sistema urinário;
  • Expectorante: Ideal para quem deseja eliminar o muco do organismo;
  • Hemostática: Interrompe possíveis hemorragias;
  • Hepática: Protege o fígado e suas funcionalidades;
  • Laxante: É utilizado para provocar contrações intestinais, estimulando o paciente a combater a prisão de ventre;
  • Vulnerária: Cicatriza ferimentos e outros problemas de pele.

Preparando o chá de piteira

Existem, pelo menos, duas formas de fazer o chá desta planta. Na primeira situação, deve-se optar por uma infusão a base do pó desta erva. Para isso, é necessário adicionar uma colher (de chá) do pó em um copo de água fervente. Tampa-se o recipiente e aguarda por 10 minutos. Depois de pronto, pode ser utilizado de forma externa.

A outra forma de preparar a infusão da piteira é usando as folhas desta planta. São 30 g das folhas secas em um litro de água fervente. Depois que misturar os ingredientes, o recipiente deve permanecer fechado por 10 minutos. Após o tempo determinado, basta coar e ingerir o líquido no período diurno do dia. Para melhorar o gosto do chá, é possível adicionar uma colher de mel na bebida.

Contraindicações do uso

Mesmo sendo uma planta com propriedades medicinais e uma série de benefícios a saúde, a piteira não deve ser consumida por algumas pessoas, tendo em vista que nem todos os organismos estão prontos para receberem os princípios ativos da erva.

Portanto, a piteira é contraindicada no caso de grávidas, mulheres que estão no período de lactação ou crianças menores de 12 anos. Já de uma maneira geral, é indicado que o paciente não se medique sem orientação de um profissional capacitado.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.