Escrito por em 11/07/2018

Você sabe para que serve o chá de jaborandi do norte? Nesse artigo você confere os benefícios dessa bebida e como prepará-la. Confira a seguir!

Conhecida como sendo um arbusto da família das Rutáceas, o jaborandi do norte é uma planta que possui algumas substâncias medicinais.

A planta é originária da América do Sul, com ocorrência no Paraguai e no Norte e Nordeste do Brasil. Nesse último ela pode ser facilmente encontrada nos estados do Piauí, Maranhão, Paraíba e Amazônia.

O jaborandi do norte é uma planta de pequeno porte, podendo atingir até 1,5 metro de altura.

Uma característica bastante marcante da espécie vem através das suas folhas. Elas estão repletas de pequenas bolsas secretoras que, quando esfregadas soltam um aroma semelhante ao da laranja. Na medicina natural, as partes utilizadas nos tratamentos são a raiz e as folhas.

Chá de jaborandi do norte serve para que?

A planta começou a ser usada com fins medicinais pelos índios que habitavam o território americano, antes mesmo dos europeus chegarem por aqui. Eles acreditavam que o jaborandi do norte combatia as úlceras bucais e vários tipos de veneno.

O chá de jaborandi do norte serve para combater e tratar gripes e resfriados

O consumo saudável dessa bebida fica em torno das 2 xícaras por dia (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Hoje em dia, mediante comprovação científica, a planta pode ser usada no tratamento de asma, boca seca, bronquite, caxumba, desordem ocular, diabete, difteria, edema, glaucoma e gripes. Ela também se mostra eficaz no combate as hemorragias, hepatites, hidropisias renais, insuficiência urinária e intoxicações urêmicas.

Como se ainda não bastasse ela combate laringite, leucorreia, nefrite, paralisias renais, pleurisia, pneumonia, reumatismo e problemas capilares, entre eles: queda de cabelo, seborreia e caspas.

Chá de jaborandi do norte

Dentre todas as formas de tratamento que podem ser extraídas a partir do uso da planta está o chá. Ele é usado nos casos de gripes, bronquites agudas, pleurisia, nefrite crônica, nevralgias, reumatismo e gota. Para prepará-lo, basta separar 200 ml de água filtrada e 1 colher (de chá) de folhas picadas.

Veja também: Aprenda a fazer um poderoso chá para curar gripe e resfriado

O primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que ela atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a erva picada. Deixe repousar por cerca de 10 minutos, preservando o recipiente tampado. Passado esse tempo, use uma peneira para remover as folhas.

A indicação é que sejam consumidas até duas xícaras por dia, sendo uma pela manhã e outra durante a tarde.