Escrito por em 25/05/2018

Neste texto você confere para quê serve o chá de habú e quais são suas propriedades medicinais, bem como quais são seus benefícios para a saúde do organismo. Veja também quais doenças o chá dessa planta evita e/ou trata. Acompanhe a seguir!

Planta de origem asiática, mais precisamente surgida no Japão, a habú é uma das ervas que possui propriedades medicinais e pode ser utilizada no tratamento e prevenção de doenças que acometem o organismo humano.

Cientificamente chamada de Cassia torosa, a planta da família das Fabaceae, guarda seus segredos nas suas pequenas sementes.

O chá de habú serve para quê?

A habú pode ser considerada medicinal, pois estudos comprovam que ela possui propriedades capazes de cuidar do organismo, prevenindo e tratando diversos problemas de saúde.

O chá de habú serve para combater gases, flatulências e prisão de ventre

O habú surgiu no Japão e é usado no mundo todo para desinfeccionar o aparelho digestivo (Foto: depositphotos)

São exemplos das capacidades de habú o efeito depurativo, hipotensor, estimulante geral do metabolismo e, principalmente, o papel diurético.

Diante destas funções, é possível aplicar o habú em casos de gases, prisão de ventre e flatulências. Também indicado para quem deseja controlar a fermentação dos intestinos, desinfeccionar o aparelho digestivo e ainda aumentar o movimento peristáltico intestinal.

Resfriados também podem ser controlados com o uso desta planta de maneira correta. Assim como outros problemas de saúde, a exemplo da histeria, anemia e fraqueza. Além de todos estes benefícios, a habú também atua no sentido de purificar e desintoxicar o sangue.

Veja também: Chá de cenoura: bebida poderosa contra anemia

Como fazer o chá de habú?

Existem, pelo menos, três maneiras de fazer o chá desta planta, mas todas as formas são elaboradas através das propriedades medicinais encontradas nas sementes de habú.

Por esta razão, antes de mais nada, é preciso providenciar este ingrediente que pode ser encontrado mais facilmente em lojas de produto natural. As maneiras de se fazer este chá são:

  • Decocção simples: Amasse uma colher (de chá) das sementes e as reserve em um recipiente com tampa. Em seguida, coloque no fogo dois copos de água filtrada e espere ferver. Quando o líquido estiver em ebulição, abaixe o fogo e adicione as sementes. Deixe em fogo brando por até, no máximo, cinco minutos. Assim que o tempo determinado passar, desligue o fogo, coe e espere esfriar. Quando estiver pronto, beba uma xícara de chá entre as refeições principais do dia;
  • Infusão: Este chá pode ficar muito amargo e não agradar muito o paladar, mas é um ótimo remédio para quem sofre com flatulências, por exemplo. Basta colocar uma colher (de sopa) de semente de habú em uma xícara de água fervente. Tampa-se o recipiente e após 10 minutos a bebida está pronta para ser consumida;
  • Decocção mais elaborada: Amasse uma colher (de sopa) de sementes. Em seguida, reserve o ingrediente enquanto dois copos de água filtrada são fervidos. Quando o líquido entrar em ebulição, acrescente as sementes e deixe ferver até que o líquido evapore até a metade. Depois, basta coar e beber quando já estiver frio.

Veja tambémMelhor chá para gases