Escrito por em 21/05/2018

Nesse texto você confere para que serve o chá de guandu, qual sua atuação para a saúde do organismo e quais doenças esse chá consegue evitar e tratar. Isso e muito mais você confere a seguir!

Conhecido como sendo uma leguminosa que serve como forrageira para animais e adubação verde, o guandu é uma planta pertencente à família das Fabaceae. Sua origem é dada como a Índia, porém, acabou se espalhando pelos demais continentes devido seu uso pelo homem.

O guandu é um arbusto com muitos ramos coberto de pelos. Ele apresenta folhas em forma de lança ou ovais, com textura aveludadas nas duas faces. Geralmente a espécie se desenvolve em locais de clima quente e úmido. Da planta podem ser usada quase todas as suas partes: flores, raízes e folhas.

Dependendo do local onde a planta é encontrada, pode assumir várias outras denominações. Entre as principais estão: feijão-andu, andu, feijão guandu, guandeiro, guando e pigeonpea.

Benefícios do chá de guandu

O chá de guandu serve para diminuir as taxas da glicose, sendo indicada para diabéticos

Essa leguminosa, também conhecida como feijão guandu, ajuda a tratar a diabetes (Foto: depositphotos)

A planta é conhecida pela quantidade de proteínas, vitaminas e sais minerais. Por isso ela pode ser usada no processo de tratamento e cura de alguns problemas de saúde. Porém, antes de fazer uso da espécie para qualquer que seja o problema, o médico deve ser consultado.

Devido ao seu efeito anti-inflamatório, emoliente, diurético e depurativo, o guandu pode ser usado para combater problemas como hemorragia, tosse, bronquite e inflamações na garganta.

Ela também é uma ótima aliada dos processos de limpeza do sangue e diminuição da glicose, usada no trato da diabetes.

Veja também: Melhor chá para diabetes

Como fazer chá de guandu

Para preparar o chá de guandu, basta separar 20 ml de água filtrada e cinco gramas de qualquer parte da planta (flores, raízes e folhas).

O primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que ela atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente o guandu. Deixe o recipiente tampado por alguns minutos.

Antes de beber, o indicado é que você utilize uma peneira para separar as partes da planta do líquido. A indicação é de que o consumo diário não ultrapasse as duas xícaras, sendo uma na parte da manhã e outra no fim da tarde. Porém, recorrer a prescrição médica é a melhor saída.

Veja também: Tome chá de yacon para controlar a diabetes

Isso vai ajudar a evitar o aparecimento de eventuais problemas de saúde, como reações alérgicas, por exemplo.