Escrito por em 04/04/2017 (atualização: 18/04/2017)

Originária da Eurásia, termo que se refere aos continentes Asiático e Europeu, o Pinus sylvestris, conhecido popularmente como pinheiro-silvestre é uma planta da família dos pinheiros que tem um crescimento rápido e que pode atingir incríveis 30 metros de altura em sua idade adulta.

Sua madeira é muito utilizada em regiões de clima temperado e tropical, já que a árvore precisa de muito sol direto para que se desenvolva.

Normalmente, ela é utilizada como matéria prima para a produção de celulose, que é usada para fabricação de papel. Sua resina é muito utilizada na produção de breu (material usado para fabricar cola, tinta e adesivos; e terebintina (usada para fazer perfumes e óleo de pinho).

Para os dias estressantes, o chá de pinhão é uma ótima alternativa. Ele acalma

Foto: depositphotos

Os frutos da árvore, chamados de pinhões, também possuem vários usos. Podem ser usados para dar origem à novas árvores, para a alimentação e para a medicina alternativa, sendo esta normalmente feita através do uso de seu chá. Confira a seguir quais os benefícios do pinhão e aprenda a fazer uma bebida benéfica para saúde:

Benefícios e propriedades

Rico em vitamina A, B, C, E e K; minerais (manganês, ferro, cobre, magnésio e cálcio); óleos essenciais; alcaloides e flavonoides; o pinhão pode ser um grande aliado para tratar e prevenir diversas enfermidades.

  • Doenças no trato respiratório (gripes, tosses, resfriados, asma etc);
  • Inflamações;
  • Alergias;
  • Febre;
  • Doenças cardíacas;
  • Artrite;
  • Doenças virais e bacteriais;
  • Obesidade;
  • Câncer.

Além disso, ele possui propriedades analgésicas e calmantes, o que faz do seu chá uma ótima pedida para os dias muito estressantes. Fugindo um pouco das propriedades medicinais, o pinhão pode ser de grande benefício estético já que tonifica o cabelo e a pele e ajuda a combater a acne.

Chá de pinhão

Ingredientes

  • 9 colheres (de sopa) das folhas picadas do pinhão;
  • 700 ml de água;
  • Açúcar, adoçante ou mel á gosto (opcional).

Preparo e uso

Para preparar o chá de pinhão não existe nenhum mistério, basta fazer o tradicional modo de decocção. Leve a água ao fogo e quando entrar em ponto de ebulição, adicione as folhas e deixe lá por, aproximadamente, 10 minutos.

Após isso, basta coar e armazenar para beber três xícaras por dia. Caso prefira preparar o chá no momento em que for beber, use três colheres (de sopa) das folhas e 200 ml de água.

Atenção: Há alguns tipos de pinheiros que possuem folhas tóxicas e venenosas para o organismo humano, então tenha muito cuidado caso decida pegar as folhas ou pinhos na natureza. Esse chá não é indicado para gestantes, crianças e idosos por poder provocar hipertensão.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.