Escrito por em 16/02/2018

Certas frutas, por não serem tão faladas pelas pessoas, acabam tendo alguns dos seus benefícios desconhecidos por grande parte da população. Este é o caso da nectarina, além de poder ser consumida in natura, ela entra na composição de chás.

A nectarina é bastante semelhante ao pêssego, porém, mais doce e nutritiva. Entre as substâncias que são encontradas na fruta, destaque para o beta-caroteno (que é o precursor da vitamina A), vitaminas B3 e C e o mineral potássio.

“Confunde-se as nectarinas com os pêssegos devido a seu formato e coloração amarelada, mas possuem diferentes cascas. A casca do pêssego é mais grossa e de textura aveludada, mas ainda existem algumas diferenças gerais no tamanho”, explica a nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood em entrevista ao site Conquiste Sua Vida.

O chá de nectarina trata e evita doenças do coração, renal, digestiva e bucal

A nectarina muito se assemelha ao pêssego (Foto: depositphotos)

Por esses e muitos outros motivos que a fruta é bastante apreciada por alguns nutricionistas. Se você ficou curioso em conhecer um pouco mais sobre a nectarina, preste atenção a esse artigo!

Propriedades e benefícios da nectarina

Saúde celular

A nectarina é conhecida pelo alto teor de antioxidantes. Isso faz com que ela proteja as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Além do mais, essa mesma propriedade combate o envelhecimento precoce.

Veja também: Chá de pêssego – Benefícios e propriedades

“A nectarina tem ainda mais vitamina C, o dobro de vitamina A e muito mais potássio além de serem mais doces e possuir casca mais fina”, evidencia a nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood.

Já em relação à presença da vitamina B3, ela representa um papel muito importante no processo de formação do DNA. Enquanto o potássio entra como auxiliar na regulação do metabolismo do corpo, sobretudo dos indivíduos do sexo masculino.

Saúde do sistema digestivo

Por ser rica em fibras alimentares, a nectarina previne o corpo contra o aparecimento de muitas doenças, entre as mais comuns, destaque para a constipação e o câncer de cólon e o de pulmão. As fibras também preservam a saúde do sistema digestivo.

Saúde do coração

As substâncias chamadas de ácido clorogênico e antocianinas, que estão presentes na nectarina tem o poder de inibir a oxidação do colesterol LDL. Isso representa uma vantagem para evitar as doenças ligadas ao coração.

Saúde dos olhos

O consumo regular de nectarina, seja in natura ou na forma de chá, tem o poder de evitar doenças ligadas à visão, como a catarata. Ela também protege a retina contra os danos causados pela incidência da luz.

Saúde dos fios e ossos

A vitamina A presente na fruta auxilia no crescimento dos cabelos, no bom funcionamento do sistema imunológico e para a saúde dos ossos. Essa última propriedade está ligada a prevenção de doenças como a osteoporose.

Saúde bucal

A vitamina C, que também está presente na nectarina, contribui para a saúde dos dentes, gengivas e protege o organismo contra infecções.

Veja também: Como fazer chá de maçã

Saúde renal

Por conter alto teor de água na sua composição, a nectarina pode ser bastante consumida nos períodos de altas temperaturas, justamente pelo fato dela auxiliar no bom funcionamento dos rins.

Para quem está fazendo dieta, a nectarina também pode ser um alimento que auxilia a manutenção de um cardápio saudável, já que a fruta possui baixa concentração calórica.

Saúde das gestantes

A fruta é bastante indicada para as grávidas por conta do ácido fólico, ajuda a reduzir o risco de defeitos do tubo neural, ajudando na saúde do bebê. Além do mais, ela também previne o aparecimento de cãibras.

Como consumir a nectarina?

Além do chá da nectarina, é possível consumi-la na forma de suco, doces e tortas

Uma das formas de consumir a fruta é in natura, dispensando apenas o caroço (Foto: depositphotos)

Por ser uma fruta, existem muitas formas de consumir a nectarina sem deixar de lado as vantagens que ela pode proporcionar para o corpo. Assim como os pêssegos, as nectarinas são colhidas maduras, porém ainda firmes.

Uma das formas mais comuns de consumir essa fruta é na forma in natura. Depois de ser lavada em água corrente, ela pode ser consumida por inteiro, incluindo a casca. Apenas se deve tomar cuidado com o caroço.

Fora isso, a nectarina também pode ser consumida na forma de suco, seja sozinha ou misturada a outros ingredientes naturais, além de cozida para o preparo de compotas e conservas e como um ingrediente de sobremesas, tortas, bolos, crepes e sorvetes.

Como se tudo isso ainda não bastasse, a nectarina é bastante consumida na forma de chá. Essa bebida é bastante fácil de ser preparada e pode ser usada como forma de prevenir as doenças citadas anteriormente.

Na dúvida sobre os benefícios da nactarina ou se você pode ingeri-la ou não, procure o médico. Além de passar essa certificação, ele vai ajudar a dosar a ingestão da fruta na sua dieta, a fim de evitar qualquer problema. Apesar do que, a fruta não possui contraindicação alguma.

Veja também: Descubra quais as melhores ervas refrescantes para fazer chás

Como preparar o chá de nectarina

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada;
  • 2 nectarinas;
  • 1 colher (de sopa) de erva de chá preto.

Modo de preparo

Para iniciar o preparo do chá de nectarina, você vai precisar fatiar a fruta e dispensar o caroço. Não se preocupe com a casca, pois ela entra no preparo da bebida. Pegue uma panela com tampa e coloque a água para ferver.

Assim que a água estiver fervendo, desligue o fogo e acrescente a erva de chá preto. Deixe o recipiente tampado e descansando por 10 minutos. Use uma peneira para remover a erva e coloque em uma jarra. Em seguida, coloque a nectarina fatiada.

Deixe o chá esfriar totalmente, antes de servi-lo. Se preferir, pode adicionar um pouco de adoçante e alguns cubos de gelo. A indicação é ingerir o chá até três vezes ao dia.